Visitar a Serra do Courel, Galiza

Visitar a Serra do Courel, Galiza

É na Comunidade Autónoma da Galiza, mais concretamente na província de Lugo que se localiza uma das menos conhecidas, mas das mais belas serras do Norte de Espanha: a Serra do Courel (Sierra del Caurel). Esta cordilheira montanhosa estende-se pelos concelhos da comarca do Courel ao longo de 21 mil hectares com uma diferença altimétrica bastante ampla, começando nos 400m até aos 1648 (cota mais alta) em Formigueiros.

A paisagem caracteriza-se por vales profundos, grandes manchas de vegetação espessa onde se misturam o bosque mediterrânico e o atlântico, e pelos cumes elevados.

E porquê a designação “Courel“?

Segundo algumas teorias, esta designação tem origem em “aureum” nome latino do ouro, devido à existência de várias explorações mineiras feitas na época romana. A relativa proximidade deste território a duas grandes cidades romanas (Lucus Augusti e Asturica Augusta) favorecia esta exploração dos solos do Courel. Existem na região vários vestígios arqueológicos associados a essa cronologia e à exploração aurífera.

O Courel é também um local onde se pode apreciar bons exemplos de património etnográfico e edificado, visíveis nas aldeias com habitações tradicionais feitas de “pizarra“. Ferramulin é um exemplo dessas aldeias. A maneira como estão implantadas no território, desde a sua morfologia aos usos dos materiais nas construções lembram as aldeias do Alvão e Marão, em Trás os Montes.

Courel_turismo1.JPG

Courel_turismo6.JPG

Courel_turismo3.JPG

serradocourel.JPG

Courel_turismo9.JPG

Courel_turismo2.JPG

Entre as aldeias de Ferramullin e Vieiros encontra-se um dos pontos mais altos da visita à Serra do Courel: a Cascata de Fervenza de Vieiros.

Esta queda de água possui cerca de 20 metros de altura e está inserida no rio Selmo. Como existe sinalética, é muito fácil chegar a este local, através de um belo trilho que serpenteia a encosta voltada ao rio.

As águas limpas e cristalinas conferem a este local um aspecto único, complementado pela beleza da flora envolvente e que felizmente ainda se encontra em estado puro. Perto da cascata existe uma ponte em madeira, em estilo rústico que embeleza ainda mais o espaço.

Courel_turismo10.JPG

Courel_turismo11.JPG

Courel_turismo8.JPG

fervenza de vieiros.JPG

Courel_turismo4.JPG

Como chegar

A6 que liga Lugo e Ponferrada e seguir pela municipal LU651.

N120 que liga Monforte de Lemos a A Rua e seguir pela municipal LU623 em Quiroga.

Mapa da Serra do Courel

 

ORGANIZAR A SUA VIAGEM

ALOJAMENTO NO COUREL



Booking.com

 

ALUGAR CARRO

Reserve aqui o seu automóvel

 

SEGURO DE VIAGEM

Faça aqui o seu seguro de viagem

 

Precisa de ajuda para elaborar um roteiro? Entre em contacto comigo por email.

Facebook Comments

Pedro Henriques

Blogger de Viagens

Deixar uma resposta