Puebla de Sanabria: dicas de viagem

Puebla de Sanabria: dicas de viagem

Puebla de Sanabria é uma pequena vila situada no extremo oeste da província de Zamora, a cerca de 50 km de Bragança. As minhas primeiras viagens a este local foram para fazer montanhismo em Pena Trevinca, mas entretanto comecei a dar atenção a outros aspectos mais ligados ao património e etnografia.

Escrevo aqui algumas dicas de viagem do que podes fazer em Puebla de Sanabria:

Castelo dos Condes de Benavente

Locais a visitar em Puebla de Sanabria
Centro histórico

Embora seja uma vila de pequena dimensão, Puebla de Sanabria possui um interessante “casco histórico” rodeado pelo pano de muralha. As casas estão bem conservadas e as ruas limpas e bem tratadas.

Puebla de Sanabria - Ruas

Puebla de Sanabria
Castelo dos Condes de Benavente

Construído no séc. XV, este castelo ergue-se sob um rochedo, impotente e com vista privilegiada sobre toda a região envolvente. Encontra-se em muito bom estado de conservação e actualmente, abriga várias salas de exposições, que abrangem temáticas ligadas à história e costumes sanabreses, à fauna e flora do Parque Natural e ao desastre de Ribadelago

Castelo dos Condes de Benavente

Castelo dos Condes de Benavente
Igreja Sra del Azogue

A Igreja da Srª del Azogue é provavelmente o monumento mais antigo de Puebla de Sanabria (séc. XII). Igreja de estilo românico com alguns traços góticos, sobressai sobretudo pelas 4 colunas na porta traseira, nas quais estão adossadas estátuas antropomórficas. No interior existe uma pia baptismal de estilo românico.

Igreja Sra del Azogue

Interior da Igreja
Parque Natural

O Parque Natural do Lago de Sanabria foi criado em 1978 para proteger a riqueza deste ecossistema. Dentro das várias espécies faunísticas, destaca-se o lobo, javali, corço, águia real e o gato montes. Dentro do Parque podes fazer vários trilhos, e tens a oportunidade de subir ao cume de Pena Trevinca (2127m).

Laguna de los Peces

Paisagem de Sanabria
Lago de Sanabria

Sabiam que o Lago de Sanabria é o maior lago natural da Península Ibérica e um dos maiores da Europa? A sua origem é glaciar e possui cerca de 370 hectares. Este lago está envolto em muitas lendas, mas também associado ao desastre de Ribadelago que tirou a vida a 144 pessoas em Janeiro de 1959.

Lago de Sanabria

Lago de Sanabria
Mosteiro de Santa Martin de Castañeda

Situado no “pueblo” de San Martin de Castañeda, este mosteiro está classificado como monumento nacional. Rezam as crónicas que terá sido construído pelos visigodos, mas a sua construção é sem duvida românica. Por ali passaram várias ordens religiosas como os de Bernardo, de Cister e os Beneditinos… actualmente alberga o Centro para a Interpretação e Conhecimento do Parque Natural.

Mosteiro de Santa Martin de Castañeda

Mosteiro de Santa Martin de Castañeda

Informações úteis

Como chegar

O acesso a esta vila é feito através da A52 (Autovia das Rias Baixas) que liga Porrino a Benavente. Quem vem de Portugal, pode aceder por Chaves – Verin, ou por Bragança que tem ligação directa através da EN 103-7.

Línguas

A língua oficial é o castelhano.

O que comer

Carne de vitela sanabresa é uma delicia.

Transporte na cidade

Consulta aqui toda a informação relativa aos transportes públicos.

Onde dormir

Existe uma boa oferta de alojamento em Puebla de Sanabria. Eu fiquei alojado na Posada Real La Yensula. Excelentes instalações e bem enquadrado! Recomendo.



Booking.com

Outras actividades

A região da Sanabria proporciona excelentes condições para a pratica de várias actividades na natureza. Para os amantes do pedestrianismo, existem várias rotas com enquadramento histórico, cultural e natural. Eu fiz o trilho do Canon del Tera e adorei 😉 Vê aqui a lista de trilhos que podes fazer 🙂

Facebook Comments

Deixar uma resposta