Peregrinação a S. Bento da Porta Aberta

Peregrinação a S. Bento da Porta Aberta

É essencialmente durante o mês de Agosto, que se verifica a grande massa de peregrinos ao famoso Santuário de S. Bento da Porta Aberta em Rio Caldo, concelho de Terras de Bouro no limite do Parque Nacional da Peneda Gerês.

A história deste templo remonta aos meados do séc. XVII onde existia neste local uma capela que possuía um alpendre que tinha sempre as portas abertas, servindo de abrigo a quem por ali passava, originando assim a designação de S. Bento da Porta Aberta.

Já fiz esta peregrinação várias vezes, mas a que mais me marcou foi uma com saída de Montalegre. Aqui fica uma breve descrição dessa experiência arrojada:

São 5.10h da manhã quando chego ao largo do município de Montalegre, está uma noite fria mas de luar. À minha espera já estava o Miguel, a acabar de preparar o material. É com alguma ansiedade que começamos a caminhada…

Peregrinação Montalegre - S. Bento da Porta Aberta
Às 8. 30h e 18 km depois, chegamos a Paradela e fomos à D. Lola, que nos colocou à disposição um garrafão de maduro branco e 4 pregos no pão deliciosos que nos revitalizaram.

Montalegre - S. Bento da Porta Aberta 021
No final da manhã o calor começa a apertar e encontramos um bom refugio na aldeia de Lapela, na Casa Cabrilho onde provamos um bom vinho verde fresquinho e ficamos a conversa com o João durante algum tempo.

Montalegre - S. Bento da Porta Aberta 023
Junto à ponte de Cabril almoçamos no restaurante Ponte Nova, onde fomos muito bem recebidos, tal como é apanágio do povo barrosão. A partir daqui as coisas começaram a ficar ficar mais difíceis, com a subida íngreme para Pincães e ao chegarmos a Fafião, repousamos um pouco no tanque da aldeia para refrescarmos os pés.

Montalegre - S. Bento da Porta Aberta 055
São exactamente 22 horas quando chegamos, após 16 horas e 60 kms percorridos. Fisicamente foi muito exigente, levamos o corpo ao limite, mas foi uma experiência única, conversamos e confraternizamos com muito boa gente que nos incentivou e ajudou-nos a entender melhor, o que é o espírito da peregrinação. 

Montalegre - S. Bento da Porta Aberta 062

 

Onde dormir em São Bento da Porta Aberta:

Vê aqui alojamento perto do Santuário.

Podes fazer aqui a tua reserva 

Facebook Comments

Deixar uma resposta