Parques e Palácios de Sanssouci, Potsdam (Unesco)

Parques e Palácios de Sanssouci, Potsdam (Unesco)

Inseridos numa paisagem dominada por florestas e lagos, os Parques e Palácios de Sanssouci assumem-se como um testemunho precioso da arquitetura barroca germânica. Este enorme complexo composto por mais de 500 hectares de parques e mais de uma centena de edifícios, situa-se na cidade de Potsdam (Alemanha) a cerca de 40 km de Berlim.

Toda esta extraordinária combinação de construções palacianas e arquitetura paisagista foi idealizada por um homem: Frederico II da Prússia.

Apelidado de “o Grande”, Frederico reinou na antiga Prussia durante mais de 40 anos (1740 a 1786) e foi um grande promotor da modernização do país, um apaixonado pela musica, arte e literatura, e responsável pela construção de obras arquitectónicas de grande valor como a Ópera de Berlim, a Catedral de St Hedwig e naturalmente os Parques e Palácios de Sanssouci. 

A construção de Sanssouci deu-se entre 1745 e 1747 sob o projeto de Georg Wenzeslaus von Knobelsdorff e a sua principal função foi servir como Palácio de Verão, um refugio para o rei descansar longe do ambiente frenético da corte em Berlim.

A influência do gosto pessoal de Frederico na concepção e decoração do palácio foi tão forte que este estilo é designado por “Rococó Fredericiano”.

O conjunto de Sanssouci – também conhecido por “Versailles prussianos” – resulta da combinação de influências vindas de Itália, Inglaterra, Flandres, Paris e Dresden e é um excelente exemplo de criações arquitectónicas e desenvolvimento do Paisagismo associadas ao conceito de poder monárquico na Europa.

Muitos foram os que contribuíram para a sua construção e desenvolvimento ao longo dos tempos, começando pelos melhores arquitetos e paisagistas do Norte da Prussia, escultores, pintores, artesãos e jardineiros.

Em 1990 a Unesco classificou o conjunto como Património Mundial.

Sanssouci

Sanssouci1

Sanssouci2

Sanssouci3

Sanssouci4

Sanssouci6

Sanssouci7

Sanssouci8

Sanssouci9

Sanssouci10

 

Sanssouci11

Sanssouci12

Sanssouci13

Sanssouci14

Sanssouci16

Sanssouci15

 

Como chegar 

É muito fácil aceder a Sanssouci, já que se localiza praticamente no centro de Potsdam, além disso os acessos estão bem sinalizados.

 

Onde dormir em Potsdam 



Booking.com

 

Mapa de Sanssouci

Facebook Comments

Pedro Henriques

Blogger de Viagens

4 opinions on “Parques e Palácios de Sanssouci, Potsdam (Unesco)”

  1. Não sabia da existência deste palácio, mas achei muito interessante, obrigado por compartilhar. É sempre bom ter opções alternativas. Um abraço do Brasil.

Deixar uma resposta