Visitar o Parque Natural do Invernadeiro – Galiza

Visitar o Parque Natural do Invernadeiro – Galiza

O Parque Natural do Invernadeiro é uma área protegida localizada na parte sul do Maciço Central a cerca de 80 km de Ourense, província da Galiza, Espanha.

Este conjunto paisagístico de elevada importância possui uma área aproximada de 6000 hectares e adquiriu o estatuto de Parque Natural em 1997.

Desde a Idade Média este território foi sendo explorado pelas comunidades locais através da caça, da pesca, recolha de lenha, cultivo do centeio e aproveitamento de pastos. Com o passar dos séculos, os habitantes foram fixando-se no Invernadeiro através da construção de povoados sazonais ligados à pastorícia. Ainda existem alguns vestígios dessa ocupação, espelhados em cabanas de pastor e outras ruínas com lendas associadas, como a “lenda das formigas”. 

O Invernadeiro caracteriza-se por montanhas verdejantes e paisagens rochosas com altitudes que variam entre os 1000m e 1600m e é banhado pela Ribeira Grande e Ribeira Pequena.

invernadeiro_turismo.JPG

Parque Natural do Invernadeiro

invernadeiro_turismo9.JPG

Parque Natural do Invernadeiro

invernadeiro_turismo7.JPG

Parque Natural do Invernadeiro

invernadeiro_turismo8.JPG

Parque Natural do Invernadeiro

invernadeiro_turismo2.JPG

Parque Natural do Invernadeiro

Na fauna reina o lobo no topo da pirâmide alimentar, mas existem outros carnívoros embora de pequeno porte, como a gineta, o gato-bravo ou o texugo. Das espécies herbívoras habitam o javali, o corço, a camurça e a cabra-montesa.

É possível a pratica de trekking no Invernadeiro, através de 6 trilhos existentes:

Ruta da Auga; Ruta da Ortiga; Ruta das Troitas; Ruta da Aceveda; Ruta do Cercado e Ruta do Deposito. São trilhos de dificuldade média-baixa e permitem explorar o que de melhor tem o parque ao nível da biodiversidade.

Senderismo.JPG

Parque Natural do Invernadeiro

invernadeiro_turismo3.JPG

Parque Natural do Invernadeiro

Entrada

Para visitar o Parque é necessário uma autorização prévia da Junta da Galiza. Basta enviar um email a solicitar a visita, numero de visitantes e respectiva data. Quando validarem o pedido, imprime o certificado e apresenta-o na entrada aos guardas do Parque. Existe um limite diário de 30 entradas.

Como chegar

Ao Parque do Invernadeiro – a partir de Verín pela estrada OU-114 de Laza, apanhar o desvio de Campobecerros.

Onde dormir

Alojamento barato no Parque Natural do Invernadeiro

Facebook Comments

Pedro Henriques

Blogger de Viagens

Comment on “Visitar o Parque Natural do Invernadeiro – Galiza”

Deixar uma resposta