Parque Nacional de Viñales, Cuba

Parque Nacional de Viñales, Cuba

É na parte ocidental de Cuba, na província de Pinar del Rio que se localiza o Parque Nacional de Viñales. O parque possui uma área aproximada de 150 km2 e abrange uma população de 25 000 habitantes. Esta paisagem que inclui o Vale de Viñales, está pontuada por grandes morros rochosos de formato arredondado, designados de mogotes e vastas áreas agrícolas, que devido à sua fertilidade, tornaram-se propícias sobretudo para a plantação do tabaco através dos métodos tradicionais.

Vinales2

Viñales

Viñales 8

A paisagem cárstica deste território que favoreceu o surgimento de formações físicas como cavernas, rios subterrâneos e morros rochosos, juntamente com a arquitectura vernacular, os métodos de agricultura tradicional e a sua característica de paisagem viva com elevado grau de autenticidade em termos de ambiente, formas, materiais, usos e funções, levaram a UNESCO a classificar o Vale de Viñales como Património Mundial da Humanidade em 1999.

Viñales 6

Vinales1

 

O que visitar no Parque Nacional de Viñales

Vila de Viñales

Esta pequena povoação fica situada a 25 km de Pinar del Rio. Foi a partir dos finais do séc. XIX que os produtores de tabaco começaram a explorar Viñales pela sua proximidade dos solos férteis. Existem alguns pontos de interesse como a Igreja e o Jardim Botânico. Há uma grande oferta de casas particulares para alugar.

Viñales1

 vinales 10

Igreja Vinales

Mural da Pré-História

Localizado a cerca de 4km de Viñales, este impressionante mural com cerca de 120m por 160m, não foi feito na pré-história mas sim em 1961 pelo artista Leovigildo González Morillo. No mural estão desenhados dinossauros, caracóis gigantes, monstros marinhos e pessoas, simbolizando a teoria da evolução. Existe um Centro de Interpretação e café / restaurante. Foi neste local que bebi a melhor piña colada de Cuba.

mural pre historia

Mural pré historia

Viñales 7

Cueva del Indio

Redescoberta em 1920, a caverna conhecida como Cueva del Indio foi uma antiga habitação indígena e actualmente é um local muito frequentado por turistas que podem apreciar grandes galerias subterrâneas.

Cueva del indio4

Viñales 4

Cueva del Indio

Cueva del Indio2
Interior da Cueva del Indio

Cueva del Indio3

Vega de tabaco

Para quem quer conhecer um pouco da história e produção do tabaco cubano recomendo a visita a uma “vega”. A vega é uma quinta onde se faz a plantação, recolha e secagem das folhas de tabaco. Tive a oportunidade de conhecer uma fazenda onde me foi explicado todo o processo ligado à produção do tabaco e a elaboração manual de um “puro” feito pelo fazendeiro.

Viñales vega 1

Viñales vega 5
Produtor de tabaco a fazer um “puro”
Viñales vega 2
Casa de produtor de tabaco
Viñales vega 6
Casa de produtor de tabaco
Viñales vega
Terrenos com produção de café
Como chegar a Viñales

Através de autocarro da empresa Via Azul, a viagem dura 4 horas desde Havana e custa cerca de 12 USD.

Tour desde Havana através de agência de viagens com almoço e visita a Viñales e Pinar del Rio.

Onde dormir em Viñales

Voos baratos para Cuba

Mapa de Viñales

Facebook Comments

Pedro Henriques

Blogger de Viagens

Comment on “Parque Nacional de Viñales, Cuba”

  1. Oi, tudo bem? Como fizeste os passeios em Viñales? Contrataste uma agência? Como? Seu blog é muito bacana.

Deixar uma resposta