Visitar o Parque Nacional de Viñales, Cuba

Visitar o Parque Nacional de Viñales, Cuba

Viñales, Cuba: É na parte ocidental de Cuba, na província de Pinar del Rio que se localiza o Parque Nacional de Viñales. O parque possui uma área aproximada de 150 km2 e abrange uma população de 25 000 habitantes. Esta paisagem que inclui o Vale de Viñales, está pontuada por grandes morros rochosos de formato arredondado, designados de mogotes e vastas áreas agrícolas, que devido à sua fertilidade, tornaram-se propícias sobretudo para a plantação do tabaco através dos métodos tradicionais.

Viñales

Paisagem de Viñales

Viñales 8

A paisagem cárstica deste território que favoreceu o surgimento de formações físicas como cavernas, rios subterrâneos e morros rochosos, juntamente com a arquitectura vernacular, os métodos de agricultura tradicional e a sua característica de paisagem viva com elevado grau de autenticidade em termos de ambiente, formas, materiais, usos e funções, levaram a UNESCO a classificar o Vale de Viñales como Património Mundial da Humanidade em 1999.

Viñales 6

Vinales1

 Viñales, Cuba

 

O que visitar no Parque Nacional de Viñales

Vila de Viñales

Esta pequena povoação fica situada a 25 km de Pinar del Rio. Foi a partir dos finais do séc. XIX que os produtores de tabaco começaram a explorar Viñales pela sua proximidade dos solos férteis. Existem alguns pontos de interesse como a Igreja e o Jardim Botânico. Há uma grande oferta de casas particulares para alugar.

Viñales1

Viñales, Cuba

 

 

Igreja Vinales

Viñales, Cuba

 

Mural da Pré-História

Localizado a cerca de 4km de Viñales, este impressionante mural com cerca de 120m por 160m, não foi feito na pré-história mas sim em 1961 pelo artista Leovigildo González Morillo. No mural estão desenhados dinossauros, caracóis gigantes, monstros marinhos e pessoas, simbolizando a teoria da evolução. Existe um Centro de Interpretação e café / restaurante. Foi neste local que bebi a melhor piña colada de Cuba.

mural pre historia

Mural pré historia

Viñales 7

Cueva del Indio

Redescoberta em 1920, a caverna conhecida como Cueva del Indio foi uma antiga habitação indígena e actualmente é um local muito frequentado por turistas que podem apreciar grandes galerias subterrâneas.

Cueva del indio4

Viñales 4

Cueva del Indio

Interior da Cueva del Indio

Viñales, Cuba

Interior da Cueva del Indio

Vega de tabaco

Para quem quer conhecer um pouco da história e produção do tabaco cubano recomendo a visita a uma “vega”. A vega é uma quinta onde se faz a plantação, recolha e secagem das folhas de tabaco. Tive a oportunidade de conhecer uma fazenda onde me foi explicado todo o processo ligado à produção do tabaco e a elaboração manual de um “puro” feito pelo fazendeiro.

Viñales, Cuba

Viñales vega 5
Produtor de tabaco a fazer um “puro”
Viñales vega 2
Casa de produtor de tabaco
Viñales, Cuba
Casa de produtor de tabaco
Viñales vega
Terrenos com produção de café
Como chegar a Viñales

Através de autocarro da empresa Via Azul, a viagem dura 4 horas desde Havana e custa cerca de 12 USD.

Tour desde Havana através de agência de viagens com almoço e visita a Viñales e Pinar del Rio.

Onde dormir em Viñales

 

Mapa de Viñales

Facebook Comments

Pedro Henriques

Blogger de Viagens

2 opinions on “Visitar o Parque Nacional de Viñales, Cuba”

  1. Oi, tudo bem? Como fizeste os passeios em Viñales? Contrataste uma agência? Como? Seu blog é muito bacana.

Deixar uma resposta