Visitar Paris roteiro Best of Paris 4 days

Paris roteiro de 18 locais a visitar

Paris roteiro de 18 locais a visitar

Paris roteiro de 18 locais: Paris é uma cidade que desperta paixões. É daqueles destinos que em que parece não faltar nada para agradar ao turista e viajante. Desde monumentos históricos, espaços verdes, museus, passando pelos bairros típicos, às galerias de arte acabando nos famosos cafés parisienses, são alguns dos motivos que nos levam a explorar uma das cidades mais visitadas em todo o mundo.

No meu caso, o que mais me despertava curiosidade de visitar Paris prendia-se sobretudo por duas razões: o urbanismo histórico, ou seja, o resultado da politica urbana do Barão de Haussman em meados do séc. XIX e as marcas de Napoleão Bonaparte, umas das personalidades mais estudadas de sempre.

A partir do meu roteiro de 4 dias, elegi uma lista de 18 locais a não perder em Paris. Vamos visitá-los?

 

1 – Av. Campos Elísios (Champs Elysées) 

É provavelmente a artéria mais importante de Paris ligando a Praça Charles de Gaulle, onde está o Arco do Triunfo, à Place de la Concorde. Os seus 70m de largura e 1900m de extensão fazem-na uma das maiores e mais belas avenidas do mundo. O grande corredor ecológico de castanheiros que a percorre torna-a ainda mais imponente.  Aqui abundam as lojas de marcas luxuosas, cafés e restaurantes. A sua construção data de 1670.

O que ver em Paris 4 dias Paris in 4 days

Avenida Campos Elísios  – Paris roteiro de 18 locais a visitar

 

2 –Arco do Triunfo (Arc de Triomphe)

O Arco do Triunfo é um dos locais históricos mais conhecidos de Paris a seguir à Torre Eiffel. A sua construção foi ordenada por Napoleão Bonaparte em 1806 para celebrar suas as conquistas militares, sobretudo a batalha de Austerlitz que levou à dissolução do Sacro Império Romano Germânico. É dos monumentos com mais destaque na capital, uma vez que se encontra no importante eixo viário da Praça Charles de Gaulle.

Visitar Paris roteiro Best of Paris 4 days

Arco do Triunfo – Paris roteiro de 18 locais a visitar

 

3 – Ponte Alexandre III 

Lançada sobre o Rio Sena no final do séc. XIX,Ponte Alexandre III é a passagem que une o Parque Esplanade des Invalides à Av. W. Churchill onde se localiza o Grand Palais. A sua estrutura elegante e ornamental inspirada na arquitectura da Belle Epoque torna-a provavelmente na mais bela ponte de Paris. A decoração é composta por cavalos alados, ninfas e querubins em tons dourados complementada por luminárias do estilo Art Noveau. Este é um local predilecto de muitos turistas para fotografar a Torre Eiffel.

Ponte Alexandre III Paris França

Cruzeiro a passar na Ponte Alexandre III – Paris roteiro de 18 locais a visitar

 

4 – Museu da Armada (Musée de l’Armée)

Museu da Armada está instalado no Palácio dos Inválidos. Com origens no inicio do séc. XX, é considerado um dos melhores museus militares do mundo. As exposições estão distribuídas por vários pisos e espaços e a visita é feita através de temas cronológicos. Para quem gosta de história militar, como eu, vai adorar esta experiência. Poderá observar de perto uniformes militares, armaduras medievais, canhões, tanques e imagine-se…o cavalo do imperador Napoleão Bonaparte preservado em excelentes condições! A 2ª Guerra Mundial é também um tema muito bem explorado neste museu. Uma visita a não perder.

Museus a visitar em Paris Museums

Museu da Armada, armamento medieval – Paris roteiro de 18 locais a visitar

Museu da Armada ParisInterior do Museu da Armada 

 

5 – Catedral dos Inválidos (Hôtel des Invalides – Saint-Louis-des-Invalides)

É neste templo integrado no Palácio dos Inválidos que está sepultado Napoleão Bonaparte, um dos maiores generais e estrategas militares de que há memória. Os seus restos mortais foram transladados da ilha de Santa Helena, onde faleceu, para Paris em 1840. Para além do imperador que se encontra num sarcófago sob a cúpula, estão sepultados em salas contiguas os seus irmãos, o seu filho e vários militares do exército francês. Sendo eu um aficionado pela era napoleónica, este foi um dos locais que mais gostei de visitar em Paris.

Les Invalides Napoleon

Catedral dos Inválidos – Paris roteiro de 18 locais a visitar

Sarcofago de Napoleão BonaparteSarcófago de Napoleão Bonaparte 

 

6 – Praça da Concórdia (Place de la Concorde)

Sem dúvida um dos locais com maior carga simbólica da capital francesa. Trata-se da Place de La Concorde ou Praça da Concórdia, espaço onde decorreram várias execuções publicas durante o período turbulento da Revolução Francesa. O episódio mais conhecido foi a execução do rei de França Luís XVI em 1793. Situada entre os Campos Elísios e o Jardim das Tulherias, a praça possui uma dimensão que ultrapassa os oito hectares. O centro é ocupado por um enorme obelisco egípcio decorado com hieróglifos e por duas fontes com ornamentos que exaltam o tema dos mares e dos rios.

Praça da Concórdia Paris Roteiro de 4 dias

No centro da Place de La Concorde encontra-se o obelisco egípcio  – Paris roteiro de 18 locais a visitar

Place de la Concorde Paris Fontaine des MersPlace de la Concorde Paris Fontaine des Mers

 

7 – Jardim das Tulherias (Jardin des Tuileries)

O maior e mais antigo parque urbano de Paris é o Jardim das Tulherias. Dotado de uma geometria rectangular e uma área superior a 25 hectares, este jardim fica junto à margem do Sena, entre a Place de La Concorde e a Place du Carrossel (em frente à pirâmide do Louvre). Foi inaugurado no ano de 1564 por Catarina de Medicis para embelezar o Palácio das Tulherias (destruído num incêndio em 1871). O jardim é marcado por uma grande avenida central (Alleé Centrale) espaços ajardinados, espelhos de água, esculturas e é fechado na parte nascente pelo Arco do Triunfo do Carrossel.

Paris roteiro de 4 dias 4 days in Paris

Bassin Octogonal, Jardim das Tulherias  – Paris roteiro de 18 locais a visitar

Jardin des Tuileries Jardim das Tulherias Paris

Local relaxante, Jardim das Tulherias

8 – Pont des Arts

A Pont des Arts é  uma ponte exclusivamente pedonal que assegura a passagem sobre o Sena entre o Museu do Louvre e o Instituto de França. Construída em 1804 e reformulada na década de 80, ficou conhecida pela utilização em massa dos cadeados do amor que chegaram a ameaçar a sua estabilidade. Por razões de segurança, os cadeados foram retirados em 2016.

Pont des Arts Paris França

Pont des Arts – Paris roteiro de 18 locais a visitar

 

9 – Catedral de Notre-Dame (Cathédrale Notre-Dame) 

Foi no ano de 1163 que se lançou a primeira pedra para erguer uma das catedrais góticas mais esplendorosas de França. Falamos da Catedral de Notre Dame, situada na ilha da cidade no meio do rio Sena. Sendo um edifício tão grande levou a que as obras terminassem quase 200 anos mais tarde! Primorosamente decorada, a fachada principal é composta pela rosácea e duas poderosas torres que são onde estão sitiadas as famosas gárgulas. No interior, ficamos simplesmente abismados com a altura das colunas que sustentam as naves assim como a beleza dos vitrais.

Notre Dame Cathedral Paris France

Fachada principal da Catedral de Notre Dame – Paris roteiro de 18 locais a visitar

Catedral de Notre Dame Paris FrançaInterior da Catedral de Notre Dame

 

10 – Grand Palais

Foi no âmbito da Exposição Universal de 1900 que o Grand Palais foi construído. Situado entre o Rio Sena e os Campos Elísios, o edifício destaca-se pela sua envergadura e pela arquitectura Beaux Arts. Este estilo incorporou sobretudo influências do período neoclássico, mas também do gótico e renascentista. Na concepção do projecto eram adicionados novos materiais, como o ferro, o aço e o vidro. A cobertura em vidro do Grand Palais é um bom exemplo dessa mistura de estilos.

Grand Palais Paris

Grand Palais – Paris roteiro de 18 locais a visitar

 

11 – Petit Palais 

Em frente ao Grand Palais está o Petit Palais e a sua construção também foi motivada pela Exposição Universal. Embora fosse um projeto menos ambicioso, a arquitectura utilizada assemelha-se ao Grand Palais, sobretudo na utilização dos materiais e nas colunas neoclássicas que suportam as arcadas. No interior podemos visitar várias exposições relacionadas com a pintura e escultura contemporânea.

O que visitar em Paris em 4 dias

Interior do Petit Palais – Paris roteiro de 18 locais a visitar

Petit Palais Paris FranceEntrada principal do Petit Palais

 

12 – Igreja de Stª Maria Madalena (La Madeleine)

A Igreja de Stª Maria Madalena é actualmente um templo de culto católico, mas serviu inicialmente como monumento em honra do exército de Napoleão. Construída em 1807 sobre as ruínas de uma igreja anterior, a sua arquitectura é inspirada nos templos greco-romanos sendo claramente visíveis as semelhanças com o Partenon de Atenas. Neste templo são celebrados casamentos e funerais de personalidades relevantes. Um dos mais famosos foi o funeral de Pedro II, o ultimo imperador do Brasil, que se encontrava exilado em Paris.

La Madeleine Paris França

Igreja de Stª Maria Madalena – Paris roteiro de 18 locais a visitar

La Madeleine ParisImponente entrada de La Madeleine

 

13 – Jardins do Luxemburgo (Jardin du Luxembourg)

Os cerca de 23 hectares fazem dos Jardins do Luxemburgo um dos maiores espaços verdes de Paris. Este equipamento publico, posse do Senado francês, está localizado na margem sul do Sena e foi construído no inicio do séc. XVII. Além dos jardins, foi erguido o Palácio que serviu de novo espaço residencial para Maria de Médicis, viúva do rei Henrique IV.

Jardins do Luxemburgo em Paris

Jardins do Luxemburgo – Paris roteiro de 18 locais a visitar

Palacio e Jardins do Luxemburgo ParisPalácio do Luxemburgo

 

14 – Museu do Louvre

O Museu do Louvre é uma das maiores referências mundiais na área da Museologia. Este antigo palácio transformou-se em museu em 1793 e oferece aos seus visitantes uma enormíssima variedade de acervos e colecções museológicas que se estendem desde a pré história à história contemporânea. O Museu está dividido em 3 pisos e várias secções como as Antiguidades Orientais, Arte Islâmica, Antiguidades Egípcias, Gregas e Romanas, Artes decorativas, Pintura entre outras. Encontram-se aqui algumas das mais famosas obras mundiais nos domínios da pintura como a Mona Lisa de Leonardo Da Vinci e A Liberdade guiando o Povo de Eugène Delacroix e na escultura como a Vitória de SamotráciaPsiquê revivida pelo beijo de Eros de Antonio Canova. Saiba mais informações no site oficial do museu.

Psiquê revivida pelo beijo de Eros

Museu do Louvre – Psiquê revivida pelo beijo de Eros

Museu do Louvre Mona Lisa Da VinciMuseu do Louvre – Mona Lisa de Leonardo da Vinci

 

15 – Torre Eiffel

A Torre Eiffel dispensa qualquer tipo de apresentações. É seguramente o ícone mais famoso de Paris e um dos monumentos mais visitados em todo o mundo com cerca de 7 milhões de visitantes anuais. Foi concluída em 1889 e tem cerca de 324m de altura. Foi durante 41 anos a estrutura mais alta do mundo. Subindo o monumento pelas escadas ou elevador, alcançam-se as melhores vistas da cidade.

Torre Eiffel em Paris

Torre Eiffel  – Paris roteiro de 18 locais a visitar

Torre Eiffel e Campo de Marte Paris

Vista da Torre Eiffel para o Campo de Marte

16 – Basílica do Sacré Coeur

No alto de Montmatre, o ponto mais alto de Paris, surge destacado um monumento dominado pela cor branca do mármore: a Basílica do Sacré Coeur. Este templo foi erguido em honra do Coração Sagrado de Jesus por aqueles que morreram em combate na Guerra Franco Prussiana entre 1870 e 1871. A derrota francesa nesse conflito levou à dissolução do II império de Napoleão III.  A basílica é inspirada nos modelos romanos e bizantinos e é adornada por quatro cúpulas, sendo que a central atinge uns impressionantes 80m de altura

Basilique Sacré Cœur Montmartre Paris

Basílica do Sacré Coeur – Paris roteiro de 18 locais a visitar

Sacré Coeur MontmatreEntrada no Sacré Coeur

 

17 – Montmatre

Montmatre é uma colina que ocupa o ponto mais elevado da cidade. É nesta zona que está implantada a Basílica do Sacré Coeur e o bairro histórico de Montmatre. Foi aqui que durante o período da Belle Époque que muitos artistas como Van Gogh, Picasso, Renoir ou Monte se instalaram para desenvolverem o seu trabalho. Montmatre também foi palco de acções bélicas durante a Guerra Franco Prussiana e o conflito revolucionário de lhe seguiu, a Comuna de Paris. Actualmente é um bom local para quem gosta do ambiente de mercados, cafés típicos e artistas de rua.

O que não perder em Paris

Animação no bairro de Monmatre – Paris roteiro de 18 locais a visitar

 

18 – Parque Trocadero (Jardins du Trocadéro)

Os Jardins do Trocadero estão situados junto à margem direita do rio Sena e foram concebidos para a Exposição Internacional de Artes e Técnicas de 1937. Com uma área aproximada de 10 hectares, este espaço é um destino de referência na capital francesa, sobretudo pela panorâmica que oferece da Torre Eiffel.

Parque Trocadero Paris

Jardins do Trocadero – Paris roteiro de 18 locais a visitar

 

Mapa de Paris com roteiro de locais

Dicas para visitar Paris

Veja aqui o guia de viagem para Paris: dicas, como chegar, onde comer e outra informação útil 

 

ORGANIZAR A SUA VIAGEM
Hotel / Alojamento em Paris 



Booking.com

Alugar carro

Reserve aqui o seu automóvel 

 

Seguro de viagem

Faça aqui o seu seguro de viagem

 

Precisa de ajuda para elaborar um roteiro? Entre em contacto comigo por email.

Facebook Comments

Pedro Henriques

Blogger de Viagens

Deixar uma resposta