Onde comer arroz de sarrabulho em Ponte de Lima

Onde comer arroz de sarrabulho em Ponte de Lima

O Arroz de Sarrabulho é um dos pratos gastronómicos regionais do Minho, sobretudo da vila mais antiga de Portugal: Ponte de Lima. Esta especialidade terá surgido durante o séc. XIX pela mão de Clara Penha, proprietária de uma das pensões mais importantes de Ponte de Lima e é considerada a grande embaixadora do Arroz de Sarrabulho.

O prestígio deste prato típico já vem de muito longe e atrai à vila minhota um grande número visitantes provenientes de todos os pontos do país. Tal importância gerou uma necessidade de assegurar a preservação da receita original do Sarrabulho, e por isso foi criada em 2006 a Confraria Gastronómica do Sarrabulho à Moda de Ponte de Lima.

Em 2013 o Arroz de Sarrabulho foi eleito como Prato Típico da Europa sendo admitida no Conselho Europeu das Confrarias Gastronómicas (CEUCO), projectando a iguaria e a vila a nível europeu.

Qual a receita?

A receita para o Arroz de Sarrabulho passa pela confecção do arroz com o sangue de porco recheado com vários tipos de carne desfiada (porco, vaca e galinha) acompanhado à parte (numa travessa) com rojões à moda do Minho, chouriça (cebola, sangue, carne), fígado de porco, farinhotes e batatas alouradas.

Onde comer arroz de sarrabulho em Ponte de Lima?

O Restaurante S. Nicolau localizado no centro de Ponte de Lima, é dos restaurantes com melhor qualidade e serviço na promoção do arroz de sarrabulho. Esta casa fundada há mais de 30 anos, apresenta um espaço com duas salas totalizando quase 650 lugares. No exterior, existe um parque de estacionamento privado. Dada a grande afluência ao restaurante, principalmente ao fim de semana, é aconselhável fazer a reserva da mesa.

O preço da refeição anda à volta de 10-15 euros por pessoa.

Como chegar

Rua Cónego B. Correia (frente à Escola Secundária)

4990 Ponte de Lima Tel. 258 742 806

 

Arroz de Sarrabulho Ponte de Lima (2)

Interior do restaurante S. Nicolau

Arroz de Sarrabulho Ponte de Lima (3)

Arroz de Sarrabulho Ponte de Lima

Arroz de Sarrabulho Ponte de Lima (4)

Arroz de Sarrabulho Ponte de Lima

Arroz de Sarrabulho Ponte de Lima (5)

Arroz de Sarrabulho Ponte de Lima

 

Em alternativa, posso aconselhar uma visita ao Restaurante o Lusitano, que também serve muito bem o Arroz de Sarrabulho. Ligue para reservar porque não servem o prato todos os dias.

Contacto: N203, 4990-645 São Martinho da Gandra, Pte. de Lima; tel. 258 931 117

 

Sugestão

Depois de um bom almoço, nada melhor que uma caminhada pelo centro histórico da vila, ou então se preferir um passeio pela natureza, sugiro uma ida às Lagoas de Bertiandos. Veja aqui como lá chegar.

 

ORGANIZAR A SUA VIAGEM

ALOJAMENTO NO FUNCHAL

Reserve aqui alojamento em Ponte de Lima

 

ALUGAR CARRO

Reserve aqui o seu automóvel 

 

SEGURO DE VIAGEM

Faça aqui o seu seguro de viagem 

 

Precisa de ajuda para elaborar um roteiro? Entre em contacto comigo por email.

Facebook Comments

Pedro Henriques

Blogger de Viagens

Deixar uma resposta