Visitar Óbidos, das vilas mais pitorescas de Portugal

Visitar Óbidos, das vilas mais pitorescas de Portugal

Óbidos, é sem duvida, uma das vilas mais pitorescas de Portugal. Para isso, muito tem contribuído o marketing territorial apoiado nos diversos certames que levam a visitar Óbidos inúmeros turistas estrangeiros e portugueses de todos os pontos do país. Estamos a falar de 3 grandes eventos: o Festival de Chocolate, a Vila Natal e o Mercado Medieval: o primeiro, assume-se como o principal chamariz da vila e atrai cerca de 200 mil pessoas, o segundo traz o espírito natalício e o terceiro transporta o turista para o período medieval.

Mas certamente, este sucesso não terá origem apenas nestes acontecimentos. Todo o “recheio” geográfico, histórico e arquitectónico da vila tem um papel fundamental  na sua promoção turística.

Estando a apenas 1 hora de Lisboa, esta vila desfruta de localização geográfica privilegiada, situada em plena Costa da Prata, na proximidade de praias (Foz do Arelho), montanha (Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros) e sítios classificados com a chancela UNESCO (Mosteiro da Batalha e Mosteiro de Alcobaça).

O que visitar em Óbidos

As suas origens remontam ao período anterior à romanização, possivelmente através da fundação de um castro, tese confirmada pelo seu próprio topónimo (Óbidos – que significa em latim “cidade fortificada”). No séc. XII, depois de séculos de domínio árabe, a cidade é tomada por D. Afonso Henriques e no séc. XVI (1513) a vila recebe o foral por D. Manuel I. Durante a Guerra Peninsular, Óbidos foi palco da Batalha da Roliça onde as tropas anglo-lusas tiveram uma importante vitória sobre os exercito napoleónico.

Quando se entra em Óbidos é impossível ficar indiferente. O enorme pano de muralhas que envolve toda a povoação é imponente e visível a grande distância. As casas são pintadas de branco com um embasamento de cor amarela e azul e as ruas são compostas por calçada. O arruamento principal é a Rua Direita e muitos são os que fazem negócio com os turistas que a percorrem, através da famosa ginja, dos comes e bebes ou do artesanato.

Visitar Óbidos Portugal

Entrada da vila de Óbidos

Dicas Óbidos Turismo

Entrada da vila de Óbidos

Rua Direita em Óbidos Portugal

Rua Direita

Alojamento em Óbidos Portugal

Tasquinha

Casas em Óbidos Costa de Prata

Casas pintadas

Turismo Óbidos Portugal

Rua Direita

Fotos Óbidos Igreja Matriz

Igreja matriz

Fotos Óbidos Portugal

Vista sobre a vila

Turismo Costa da Prata Óbidos

Igreja de S. Tiago

Ginja Óbidos Portugal

Ginja com chocolate

Castelos de Portugal Óbidos

Castelo de Óbidos

Centro Histórico de Obidos Portugal

Vista sobre a vila

Eventos em Óbidos

Castelo de Óbidos

Como chegar

de Lisboa: pela A8 direcção Lisboa – Leiria

do Porto: pela A1 até Leiria e apanhar A8

 

ORGANIZAR A SUA VIAGEM

ALOJAMENTO EM ÓBIDOS



Booking.com

 

ALUGAR CARRO

Reserve aqui o seu automóvel 

 

SEGURO DE VIAGEM

Faça aqui o seu seguro de viagem 

 

Precisa de ajuda para elaborar um roteiro? Entre em contacto comigo por email.

 

Mapa de Óbidos

Facebook Comments

Pedro Henriques

Blogger de Viagens

Deixar uma resposta