O que visitar em Ayutthaya, Tailândia

O que visitar em Ayutthaya, Tailândia

Ayutthaya, a antiga capital da Tailândia

Depois da estadia em Bangkok, decidi rumar a Norte para a cidade de Ayutthaya. Aqui apenas passei um dia inteiro e uma noite, mas depois de começar a andar pela cidade, verifiquei que são precisos 3 dias completos para ver o que de bom tem esta cidade.

À saída da cidade

Cais à chegada da cidade

Ponte sobre um dos canais

O que visitar em Ayutthaya ??

Estas são as minhas escolhas:

1 – Parque Arqueológico

Classificado pela UNESCO em 1981, este testemunho físico da grandeza da antiga Ayutthaya,  é o principal cartão de visita da cidade. Encontra-se representado por vários Wats (templos) espalhados pela cidade, onde se destacam o Wat Mahathat (conhecido pela cabeça do Buda num árvore), Wat Phrasri Sanphet (antigo palácio real) e o Wat Lokoyasutha, que contem um enorme Buda reclinado.

Parque Arqueológico

Parque Arqueologico Ayutthaya UNESCO
Parque Arqueologico Ayutthaya UNESCO

Parque Arqueológico

2- Mercado nocturno

Ayutthaya não tem praticamente movimento à noite, e o mercado ajuda a dinamizar a vida nocturna. Está instalado numa das principais artérias da cidade e lá tive o prazer de provar uma iguaria semelhante ao nossos caldos de legumes e carne, mas muitoooooo picante!.

Mercado nocturno

Caldo de legumes e carne! Uma delícia

Mercado nocturno Ayutthaya
3 – Passeio de barco no rio Chao Praya

Localizado junto à fortaleza de Phet, existe um pequeno cais que os habitantes locais utilizam para as passagens sobre o rio.  Não resisti em entrar num pequeno barco (conduzido por uma senhora muito simpática), e andar sem destino certo até ao por do sol. Foi dos momentos que mais apreciei em Ayutthaya!

Cais local

Passeio de barco Chao Praya

4- Fortaleza de Phet

Das fortalezas construídas para proteger a antiga Ayutthaya dos ataques, este é único exemplar remanescente da sua construção original.

 Fortaleza de Phet

Fortaleza de Phet
5- Wat Phananchoeng

Mesmo ao lado do rio, este é um dos mosteiros mais populares na cidade. Este templo é conhecido pela grande variedade de estátuas que datam de períodos diferentes do período de Ayutthaya.

Wat Phananchoeng

Outros

– Vila Portuguesa

Os descobrimentos pelo Oriente fazem parte do nosso ADN e a Tailândia não foi exceção. Os portugueses estabeleceram uma vila em Ayutthaya no séc XVI, da qual subsiste um conjunto de ruínas, com destaque para a Igreja Dominicana. Infelizmente não tive tempo para visitar este local. Vê aqui a informação do local!

Informação útil:

Como chegar?

Partindo da estação Hualamphong em Bangkok, o bilhete custa 15 baht (cerca de 33 cêntimos) e a viagem dura cerca de 1 hora num comboio de 3ª classe. A viagem não deixa de ser uma experiência engraçada..tens sempre montes de comerciantes a andar pelas carruagens a vender todo o tipo de coisas, desde bebidas frescas, doces, fritos, revistas, etc…outra particularidade com que deparei foi a existência de lugares sentados apenas para os monges.

Estação de comboio de Ayutthaya

Transporte na cidade

Embora não pareça, esta cidade é enorme! Podes sempre alugar uma bicicleta ou mota, mas muita atenção ao transito! Outra alternativa é negociares com os condutores de Tuk Tuk para te deslocares para locais mais distantes. Senão fazes como eu: andas a pé e tens um contacto muito mais próximo com o ambiente local 😉

Tuk tuk

Onde ficar?

Fiquei hospedado num hostel localizado mesmo no centro da cidade, chamado Somjai Place. O pessoal é muito simpático e atencioso. Recomendo, mas existem outros com qualidade, pesquisa aqui o alojamento em Ayutthaya 🙂

Recomendação:

Existem algumas matilhas de cães vadios (alguns deles com mau aspecto) pela cidade, evita-os a todo o custo, porque podem ser agressivos.

Consulta o meu Guia de Viagem à Tailândia

Mapa de Ayutthaya

Facebook Comments

Pedro Henriques

Blogger de Viagens

Deixar uma resposta