O que fazer no Douro Vinhateiro? Dicas e sugestões

O que fazer no Douro Vinhateiro? Dicas e sugestões

O Douro Vinhateiro é uma das regiões mais belas de mundo, sendo premiada com inteira justiça como Património Cultural da Humanidade da UNESCO em 2001. A sua paisagem, dominada pela cultura da vinha, amendoeira e oliveira é o resultado da interacção do homem e o território nos últimos séculos.

Mas não é só a paisagem que torna o Douro Vinhateiro tão sedutor. A sua história, o património arquitectónico, a gastronomia, as actividades na natureza, as tradições e as festividades tornam este destino perfeito para qualquer viajante, seja ele solitário, em grupo de amigos ou em família, como é o meu caso.

Nesse sentido, apresento neste artigo de “o que fazer no Douro Vinhateiro?”, uma lista de 7 actividades relacionadas com os temas que enumerei no paragrafo anterior.

Vamos lá?

 

1 – Conduzir na EN 222

Foi considerada recentemente como a melhor estrada estrada do mundo para conduzir (troço Régua – Pinhão) e a verdade é que a EN 222 oferece momentos de puro deleite durante cerca de 22 km, sempre com vista panorâmica para o Rio Douro e a paisagem vinhateira dominada pelos socalcos. O traçado da via é suave e pouco sinuoso permitindo uma condução muito agradável.

EN222 Douro Vinhateiro

EN 222

 

2 – Fazer um cruzeiro no Douro

Outra experiência que não deve perder, é um cruzeiro nas aguas calmas do Douro! É um meio fantástico para ter uma vista privilegiada sobre o rio e paisagens envolventes, e esta será a única forma de transporte, juntamente com o comboio, de poder contemplar alguns locais de beleza única. Existem vários tipos de cruzeiro, que começam a partir de 10 euros (duração de 1 hora) até aos cruzeiros de 2 dias que podem custar entre 150 e 300 euros.

Rio Douro Douro Vinhateiro

Cruzeiro no Rio Douro

 

3 – Visitar uma Quinta

Visitar uma quinta no Douro é uma excelente oportunidade para compreender todo o processo que envolve a produção dos vinhos do Porto e do Douro, desde a vindima aos processos de vinificação, envelhecimento e armazenagem. Além disso, muitas das quintas dispõem de espaços museológicos relacionados com o tema e salas de prova de vinhos. Esta é também uma experiência para conhecer o passado genealógico das muitas famílias que se estabeleceram no Douro há várias gerações.

Quinta do Bonfim Douro Vinhateiro

Quinta do Bomfim no Pinhão

 

4 – Fazer um trilho pedestre

Paisagem natural e cultural de excelência, a região do Douro Vinhateiro é o palco perfeito para a realização de algumas actividades de natureza, nomeadamente trilhos pedestres. Neste contexto, sugiro que faça o trilho da antiga linha férrea que liga Barca d’Alva até ao Pocinho, uma experiência fascinante que lhe proporcionará uma viagem ao longo do Douro com passagem pelas várias pontes, túneis, estações ferroviárias e exemplos arquitectura popular, como as casas agrícolas e os pombais.

Barca D ALva Pocinho Douro Vinhateiro

Paisagem entre Barca d’ Alva e o Pocinho

 

5 – Provar a gastronomia regional

Tal como outras regiões do país, o Douro é um enorme mundo de cheiros e sabores que estimulam e apuram os nossos sentidos! Não deixe de provar a imensidão de iguarias ao nosso dispor: desde o cabrito assado, a posta mirandesa, os pratos de bacalhau e na doçaria não se esqueça de experimentar a tarte de amêndoa e bolo borrachão.

bolo borrachão Douro Vinhateiro

 Bolo borrachão

 

6 – Visitar uma Aldeia Vinhateira

São 6 as Aldeias Vinhateiras que pode visitar: Barcos (Tabuaço), Favaios (Alijó), Prevosende (Sabrosa), Salzedas e Ucanha (Tarouca) e Trevões (São João da Pesqueira) e fazem parte de um roteiro criado em 2001 e designado por “Rota das Aldeias Vinhateiras” que tem como objectivo a valorização destes povoados ao nível do turismo e da regeneração urbana. Todas estas aldeias têm centros históricos de grande valor, dotados de belos exemplos de arquitectura civil e religiosa.

Trevões Douro Vinhateiro

Aldeia Vinhateira de Trevões

7 – Contemplar a paisagem num miradouro

São muitos os miradouros que pode visitar no Douro e todos eles lhe oferecem uma panorâmica fabulosa de todo o vale do Douro. Desde São Leonardo de Galafura até São Salvador do Mundo não perca a oportunidade de se deslocar até estes locais e contemplar todo um horizonte visual que lhe ficará na memória eternamente!

Miradouro Douro Vinhateiro

Miradouro em São João da Pesqueira

 

ORGANIZAR A SUA VIAGEM

ALOJAMENTO NO DOURO VINHATEIRO



Booking.com

 

ALUGAR CARRO

Reserve aqui o seu automóvel

 

SEGURO DE VIAGEM

Faça aqui o seu seguro de viagem

 

Precisa de ajuda para elaborar um roteiro? Entre em contacto comigo por email.

Facebook Comments

Pedro Henriques

Blogger de Viagens

3 opinions on “O que fazer no Douro Vinhateiro? Dicas e sugestões”

  1. Sou apaixonada por vinhos então o Douro e um lugar que sonho conhecer. Suas dicas senti ainda mais vontade de conhecer a região… Obrigada por elas.

  2. A região do Douro é uma dos mais lindos lugares que conheci em Portugal, mas lendo seu post descobri que terei que voltar para ainda conhecer as (muitas) coisas que me faltaram conhecer! Portugal me encanta!
    Parabéns pelo belo post! 🙂
    Abraços

Deixar uma resposta