Museu Marítimo de Dubrovnik

Museu Marítimo de Dubrovnik 

O Museu Marítimo é uma das grandes atracções de Dubrovnik, cidade conhecida como a “pérola do Adriático”. Este espaço museológico está inserido na antiga fortaleza de S. João (Tvrđava Sv. Ivana), uma torre militar do séc. XIV que fecha todo o complexo de muralhas na parte sudeste da cidade velha e cuja função passava pela protecção da entrada no porto marítimo.

Este equipamento cultural foi inaugurado em 1949 e faz parte da rede de museus de Dubrovnik desde 1987 e neste mesmo edifício, no piso inferior, existe o Aquário da cidade. Este museu possui uma exposição permanente relacionada com a mais importante actividade desta cidade, as trocas comerciais via marítima.

Foi graças à sua relação com o Mar, que Dubrovnik se tornou numa das mais poderosas cidades mercantes do Mediterrâneo, rivalizando durante muito tempo com Veneza. O seu desenvolvimento económico, politico e cultural levou à criação da cidade estado de Ragusa em 1358, a única no Adriático, até ser conquistada por Napoleão em 1808.

Dentro do museu estão expostos inúmeros artefactos dentro de várias temáticas: mapas com cartografia antiga, atlas, instrumentos de navegação, pinturas de personagens históricas da cidade, miniaturas de barcos, entre outras peças. Esta é sem duvida, uma excelente viagem ao glorioso passado de Dubrovnik, permitindo-nos perceber toda uma época de grande dinâmica de trocas comerciais entre as várias cidades mediterrânicas e o estimulo e desenvolvimento da industria naval.

Museu maritimo 7

Vista exterior do Museu Marítimo 

 

Museu maritimo 2

Museu Marítimo 

 

Museu maritimo 3

Museu Marítimo 

 

Museu maritimo 5

Museu Marítimo 

 

Museu maritimo 6

Museu Marítimo 

 

Como chegar

Forte de S. João Tvrđava Sv. Ivana 20000 Dubrovnik. Site oficial: www.dumus.hr

Entrada

Eu não aconselho a compra do bilhete único para o museu, mas sim o Dubrovnik card. Com este cartão pode visitar gratuitamente 5 museus, entre os quais o Museu Marítimo, galerias de arte e algumas viagens incluídas em transporte publico. Ainda recebe um guia de viagem para a cidade (cerca de 150 páginas). O passe para 3 dias (cerca de 20 euros) compensa a nível financeiro e poupança de tempo. Pode ser comprado nas agências de viagem e nos postos de turismo oficial.

Horário de funcionamento

Horário normal: 09hoo – 18.00h / Horário de Inverno: 09h00 – 16h00. Encerra às Segundas-feiras.

ORGANIZAR A SUA VIAGEM
Alojamento em Dubrovnik

Na cidade de Dubrovnik existe uma enorme oferta de alojamento (mais de 1000), sendo a maioria caracterizada pelos alojamentos locais e apartamentos. Grande parte dos edifícios no centro histórico da cidade foram convertidos para fins turísticos. Quem prefere maior luxo e conforto pode aceder a uma excelente rede de hotéis que primam pela boa pontuação no portal de reservas Booking. Eu fiquei instalado no B&B Villa DubrovnikGarden. Recomendo.

 

Alugar carro

Reserve aqui o seu automóvel 

 

Seguro de viagem

Faça aqui o seu seguro de viagem com a World Nomads

 

Precisa de ajuda para elaborar um roteiro? Entre em contacto comigo por email.

 

Mapa do Museu Maritimo

Facebook Comments

Pedro Henriques

Blogger de Viagens

Comment on “Museu Marítimo de Dubrovnik”

  1. Não sabia da importância do comércio marítimo de Dubrovnik! A cidade está nos meus planos, mas eu só adio… Quero tanto. Vou guardar essas informações para (quem sabe) o final da próxima primavera.

Deixar uma resposta