Locais a visitar em Belfast, Irlanda do Norte

Belfast-City-Hall-Irlanda-do-Norte-Northern-Ireland

Locais a visitar em Belfast, Irlanda do Norte

Belfast, capital da Irlanda do Norte e da província do Ulster.

Foi sobretudo a partir dos inícios do séc. XVII, quando se elevou a cidade, que Belfast começou a crescer rapidamente, tornando-se um importante centro portuário e industrial.

Nos finais do séc. XIX, a cidade já se tornara numa grande potência industrial, com destaque para a indústrias de construção naval (por exemplo a construção do famoso Titanic), de engenharia, de tabaco e têxtil.

Em 1921, Belfast tornou-se a capital da Irlanda do Norte, com a separação da Republica da Irlanda. Em 1969 começa um grande conflito sectário conhecido por “Troubles“,  entre a população católica (republicanos) e protestantes (leais). Até ao fim do conflito em 1998, Belfast foi palco de grande violência com assassinatos e bombardeamentos levados a cabo por grupos paramilitares de ambas as facções.

O Acordo de Paz alcançado deu uma nova esperança ao desenvolvimento económico da cidade e a uma aposta no turismo e na cultura. Em Belfast podemos desfrutar de castelos, museus, galerias de arte, jardins botânicos, pubs e muito mais!

Visitei a cidade de Belfast vindo de Dublin, e deu para sentir que é uma cidade que procura acompanhar o ritmo das grandes capitais europeias, e desta forma, não tardará muito.

Vamos conhecer um pouco de Belfast?

Arquitetura vitoriana Belfast Irlanda do Norte

Arquitetura vitoriana em Belfast

Cais de Belfast Irlanda do Norte

Cais de Belfast

 

Alguns locais importantes a visitar em Belfast

Câmara Municipal de Belfast (Belfast City Hall)

Localizado no coração de Belfast (Donegall Square), é certamente um edifícios mais emblemáticos da cidade! A fachada principal é simplesmente impressionante! Foi construído no final do séc. XIX (1898) e começou a funcionar como Câmara Municipal em 1906. Existem tours gratuitos para visitar o monumento. Consulte aqui os horários.

Belfast-City-Hall-Irlanda-do-Norte-Northern-Ireland

Belfast City Hall

Albert Memorial Clock

Quando deparei com com este monumento fez-me lembrar do Big Ben numa escala menor! O Albert Memorial Clock foi construído em 1865 para comemorar o consorte da Rainha Vitória. Tem cerca de 34 metros de altura.

 Albert-Memorial-Clock-Belfast-Irlanda-do-Norte-Northern-Ireland

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Albert Memorial Clock

Catedral de Belfast (Church of St. Anne)

Catedral da cidade de Belfast em honra a Santa Ana, foi desenhada pelo arquitecto Sir Thomas Drew. A obra foi concluída em 1904. Preço de entrada: 2 libras (cerca de 2,5 euros)

Catedral de Belfast Church of St. Anne Cathedral

Catedral de Belfast (Church of St. Anne)

Saint Patrick’s Church

Este edifício foi concluído em 1877 em estilo gótico revivalista, num contexto de crescente influência dos católicos no final do século XIX. A estátua de St Patrick encontra-se acima da porta principal que, como o altar, foi esculpida pelo pai de Padraig Pearse, herói da Revolta de Páscoa. A sua fachada principal possui uma enorme rosácea que permite a entrada de luz natural no espaço religioso. O famoso artista irlandês Sir John Lavery foi aqui baptizado, e seu tríptico religiosa enfeita a capela lateral.

Saint-Patrick’s-Church-Belfast

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Saint Patrick’s Church

Stormont Parliment Buildings

Este edifício monumental constitui a sede da Assembleia do Parlamento da Irlanda do Norte, o órgão legislativo da Irlanda do Norte. Está inserido numa grande área verde e o acesso é feito por uma enorme avenida ladeada de árvores! A meio da avenida está a estátua de Edward Carson. Está aberto ao público 09h00 – 16:00 de 2ªa 6ªfeira.

 Stormont-Parliment-Buildings-Belfast-Photo.

Stormont Parliment Buildings

 

 

 

 Stormont-Parliment-Buildings-Belfast-Photo.

Stormont Parliment Buildings

Pinturas murais de Belfast

Estas pinturas murais encontram-se em várias ruas da cidade e tiveram sobretudo carácter politico motivado pelo conflito entre os protestantes e os católicos. Nesta foto mural dedicado a Bobby Sands, preso politico católico que morreu devido à greve de fome.

 Pinturas-Murais-Belfast

Pinturas murais de Belfast

 

Queen’s University

A Universidade publica de Belfast é uma das mais antigas de todo o Reino Unido e tem perto de 25 mil estudantes. A sua fachada destaca-se pelos seus enormes vãos envidraçados!

Universidade-Belfast-Queen’s-University

Queen’s University

Titanic Belfast

Este museu inaugurado em 2012 em homenagem ao Titanic, possui uma arquitectura arrojada, resgatando características de um navio, com quatro volumes apontados para direcções distintas, representando as proas de uma embarcação. Entrada para adultos 15,5 libras (perto de 20 euros)

Museu do Titanic em Belfast

 Titanic Belfast

 

Crown Licour Saloon

Anteriormente conhecido como The Liquor Saloon, o Crown é um dos grandes pubs do Reino Unido.  Construído em 1826, possui um visual único, sendo cuidadosamente restaurado ao longo dos anos. É uma obra-prima neste tipo de arquitectura  e é conhecido por milhões em todo o mundo.

Crown-Licour-Saloon-Belfast-Building

Crown Licour Saloon

Hotel Europa

Sabiam que este hotel é conhecido por ser o “mais bombardeado do mundo“? É verdade!! Durante o conflito entre católicos e protestantes sofreu 28! atentados à bomba. Já recebeu como hospedes Bill Clinton, entre outras figuras da politica mundial.

Hotel-Europa-Belfast

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Hotel Europa

 

Informações úteis

Como chegar

por avião:

Belfast é servido por 2 aeroportos: o George Best Belfast City Airport situado a cerca de 5 km do centro da cidade e o Belfast International Airport a cerca de 30 minutos.

O Belfast City Airport tem como principais destinos as cidades do Reino Unido, mas também tem ligações a Portugal (Faro), Espanha (Málaga e Palma), França e Austria (Toulouse e Salzburgo).

O Aeroporto Internacional serve destinos para outras cidades da Europa, Canadá e Estados Unidos.

 

por barco:

É muito fácil chegar a Belfast por via marítima, vindo da Escócia ou Inglaterra. O tempo de viagem ronda no mínimo 2h15m. Podes consultar alguns operadores turísticos que fazem as travessias como a Stena Line, a P&O Irish Sea ou a Isle of Man Steam Packet Company

por comboio:

A partir de Dublin existem cerca de 8 ligações diárias para Belfast. Consulta aqui horários e preços.

Onde dormir em Belfast

O alojamento em Belfast não é barato. O preço mínimo anda perto dos 45 a 50 euros por noite para um quarto duplo.

Compare preços dos hotéis em Belfast.

 Mapa de Belfast

 

ORGANIZAR A SUA VIAGEM

ALOJAMENTO EM BELFAST



Booking.com

 

ALUGAR CARRO

Reserve aqui o seu automóvel

 

SEGURO DE VIAGEM

Faça aqui o seu seguro de viagem

Facebook Comments

5 Replies to “Locais a visitar em Belfast, Irlanda do Norte”

  1. O ou ou Pol

  2. Ainda não estive na Irlanda e estou encantada como o que você mostrou e contou sobre Belfast! Os tempos de violência eu lembro bem porque os vivi pelos noticiários, mas a história pregressa não conhecia. Achei a arquitetura linda e o clima chuvoso e cinza, adorei. 🙂

  3. Eu sou louca pela Irlanda!!! Não sei explicar direito porque mas acho que o clima de lá me transmite um sossego, sabe?

    Sobre os lugares que você mencionou, também lembrei do Big Ben quando olhei esse Albert Memorial Clock… hahaha Coincidência?!? O.o

  4. Gente, que fotos lindas!! Não conheço, mas fiquei tentada a visitar, adorei a arquitetura da cidade, dá pra caminhar e ir contemplando cada casa e prédio, adorei, obrigada pela dica 😀

  5. Não conheço mas está na minha lista, assim como outras cidades da Irlanda do Norte. Uma cidade que evoca fatos históricos muito importantes. Obrigada por compartilhar.

Deixar uma resposta