Visitar as Fisgas de Ermelo e outros locais em Mondim de Basto

Cascata Fisgas de Ermelo Mondim de Basto Portugal

Visitar as Fisgas de Ermelo e outros locais em Mondim de Basto

Inserida em pleno Parque Natural do Alvão no concelho de Mondim de Basto, a área protegida das Fisgas de Ermelo constitui uma verdadeira obra prima da Mãe Natureza. Estas cascatas são umas das maiores quedas de água da Europa com cerca de 400 metros de desnível e resultam da passagem milenar das águas do Rio Olo.

Devido ao seu elevadíssimo valor ambiental e beleza única, as Fisgas de Ermelo foram nomeadas como uma das 21 Maravilhas – Praias de Portugal na categoria de praias selvagens.

O acesso a este recanto natural pode ser feito pela aldeia de Varzigueto a cerca de 30 minutos de Mondim de Basto. Partindo desse pequeno aglomerado, existe um caminho que nos conduz até às Fisgas, e, chegados lá, ficamos surpreendidos com o anfiteatro granítico e a impressionante queda de água.

Este aspecto inóspito do território complementado pela existência de várias lagoas junto das Fisgas de Ermelo, são um forte potencial turístico que atrai anualmente muitos turistas portugueses e estrangeiros.

Fica uma dica aos visitantes, que tenham alguma cautela em certas zonas mais perigosas, como os precipícios.

 Visitar Mondim de Basto

Capela em direcção às Fisgas de Ermelo

Turismo em Mondim de BastoPaisagem do Parque Natural do Alvão

Turismo no AlvãoAldeia de Varzigueto

Rio Olo Alvão MarãoRio Olo

Fisgas de ErmeloZona de banhos

Cascata Fisgas de Ermelo Mondim de Basto PortugalCascata das Fisgas de Ermelo

Precipícios nas Fisgas de Ermelo

Blog de viagens Espírito Viajante

 

 

O que fazer em Mondim de Basto?

Mondim de Basto é uma vila de pequena dimensão mas tem muito para oferecer! Podemos começar com um passeio pelo centro histórico e parar na Rua Velha para provar a gastronomia local. Adegas típicas não faltam: Adega 7 Condes, a Tasquinha O Escondidinho ou a Adega Regional da Casa da Caínha que oferecem desde pratos tradicionais aos pratos de caça.

Para fazer a digestão, sugiro um passeio no Parque Urbano Municipal. Este é um lugar muito agradável que resulta de um exercício perfeito de arquitectura paisagista e onde vemos a harmonia entre o espaço verde e a água.  A cerca de 5 minutos de carro, podemos visitar a ponte de Vilar de Viando, lançada sobre o Rio Cabril durante o período medieval. Este monumento está classificado como Imóvel de Interesse Publico.

O que visitar em Mondim de Basto

Parque Urbano de Mondim de Basto

O que ver em Mondim de BastoPonte de Vilar de Viando

Dali, podemos seguir para o Monte Farinha e descobrir o sitio arqueológico do Crastoeiro ou visitar o Santuário da Nossa Senhora da Graça que se situa no seu topo. Este local é famoso pela Volta a Portugal em Bicicleta e pela pratica do parapente. Como podem ver, não faltam ingredientes a esta terra para passarmos um bom fim de semana.

Alto da Senhora da Graça em Mondim de Basto

Santuário da Srª da Graça

Miradouro Srª da Graça Volta a PortugalMiradouro no Alto da Srª da Graça

Alojamento em Mondim de Basto

Mondim de Basto possui uma variada oferta de alojamento, tanto ao nível de hotéis como de turismo rural. Destaca-se obviamente o Aqua Hotels de Mondim de Basto, um recente empreendimento turístico situado no Monte da Paradela, sobranceiro ao Rio Tâmega ( quarto duplo c/ p. alm – preço médio 65-75 euros) ou o Mondim  Hotel & Spa situado no coração da vila ( quarto duplo c/ p. alm – preço médio 55 euros). Para quem for mais adepto de turismo rural pode escolher a Casa da Caínha ( quarto duplo c/ p. alm – preço médio 50 euros)



Booking.com

Mapa das Fisgas de Ermelo, Mondim de Basto

Facebook Comments

Deixar uma resposta