Dicas para reservar alojamento barato

Dicas para reservar alojamento barato

Quem vai viajar, um dos aspectos mais importantes a ter em conta é o alojamento barato. Para além das despesas no transporte (seja em avião, comboio ou carro) a outra grande fatia dos gastos numa viagem, normalmente vai para o alojamento, daí ser importante uma boa pesquisa nos vários sites de alojamento que estão à nossa disposição.

Na minha opinião, os melhores motores de pesquisa de alojamento são o Hotelscombined e o Trivago.

Utilizando o Trivago obtemos comparações bastante completas de hotéis, através da sua reputação, preço e distancia ao centro da cidade. O engraçado é que na mesma simulação agrega preços de sites de reservas e as diferenças de preço para o mesmo hotel chegam a ser enormes.

Ora vejamos um exemplo:

Fazemos a pesquisa na cidade de Roma, e escolhemos o hotel mais barato. Agora vamos fazer uma comparação de preços para esse mesmo hotel em vários sites, ok? O que observamos? Que existe uma diferença de 20 euros para o mesmo quarto! Estranho não é? Mas é mesmo assim que acontece, cada site tem a sua margem de lucro, e daí surgirem estas diferenças. Neste caso a reserva mais barata ficaria por 50 euros a partir do Booking e a mais cara por 70 euros a partir do Olotels. Neste caso, só terias que clicar na oferta do Booking, e serias direccionado para o seu site, onde poderias efectuar a reserva.

Portanto, embora não seja possível reservar hotel directamente no Trivago, não há duvida que este é um excelente instrumento para a pesquisa de alojamento.

alojamento trivago alojamento barato
Pesquisa no Trivago

Existe outra boa alternativa bastante conhecida que é o Hotelscombined. Este motor também realiza o mesmo tipo de pesquisa, ou seja, apresenta vários preços para o mesmo hotel de sites de reserva diferentes.

Nesta imagem podemos ver o resultado da simulação:

alojamento - hotelscombined alojamento barato
Pesquisa no Hotelscombined

Nesta simulação, a melhor oferta é a Hoteis.com pelo valor de 50 euros, ou seja, nem sempre o Booking tem as melhores tarifas ;).

Para quem é mais interessado apenas em hostels, deverá visitar o Hostelbookers e o Hostelworld. Eu também já reservei através destes sites e nunca tive qualquer problema.

Hostelworld alojamento barato
Pesquisa de hostels no Porto

Se preferires algo diferente, podes apostar no AirBnb, que se tornou actualmente numa excelente plataforma para conseguir alojamento. É uma comunidade em que as pessoas que alugam a sua própria casa ou quarto(s), normalmente por preço bem acessíveis, ou seja uma espécie de hostel particular.  Eu já utilizei o AirBnB e só posso dizer que valeu bem a pena..reservei um quarto no centro de Budapeste e paguei apenas 9!! euros por noite pela casa inteira 😀 , ou seja, um negocio da China. Além disso o dono da casa deu-me boas dicas de locais para comer com qualidade e baixo preço. Uma das grandes vantagens de reservares por esta plataforma, é teres contacto directo com um “nativo”, que te pode dar bons conselhos e dicas importantes sobre o local onde te encontras, algo que muitas vezes não consegues nos hotéis e agências de viagem.

Alojamento do Airbnb alojamento barato
Interface do Airbnb

Outra opção que deves considerar é o Couchsurfing. Esta rede social permite fazer a ponte entre turistas e viajantes que queiram alojamento grátis e os anfitriões que os queiram receber. É uma das boas formas de poupar dinheiro enquanto se viaja.

Site do Couchsurfing alojamento barato
Site do Couchsurfing

Mais algumas dicas na pesquisa de hotéis e alojamento:

– tenta ser flexível nas datas da tua viagem, evitando de preferência a época alta (fins de semana prolongados, feriados, épocas festivas, etc..)

–  nem sempre o hotel mais barato é o melhor negocio, alguns hotéis são baratos por alguma razão :(.

– vê por exemplo, a sua localização em relação ao centro da cidade…se ficar afastado… poderás poupar muito dinheiro (em Londres fiquei num hostel por 18 euros por noite com pequeno almoço incluído!), mas por outro lado, terás os encargos dos transportes e o gasto de tempo até chegar ao centro da cidade.

– repara se o preço final inclui o pequeno-almoço…se tiver óptimo, se não…é mais uma despesa que terás que acrescentar e há cidades em que o preço do pequeno almoço fica quase do preço da estadia!

– subscreve newsletters de hotéis e podes receber promoções e ofertas especiais que por vezes contemplam um upgrade de serviços, descontos de tarifa, etc.

– lê sempre alguns testemunhos de viajantes que pernoitaram no hotel, é sempre útil termos uma ideia dos prós e contras do local onde queremos ficar alojados.

Espero que estas dicas te sejam úteis!

Boa viagem!!

Facebook Comments

Deixar uma resposta