Fotos Melgaço Portugal

Dicas para visitar Castro Laboreiro em Melgaço

Dicas para visitar Castro Laboreiro em Melgaço

Uma das povoações mais setentrionais de Portugal (para os mais leigos em geografia, significa a norte), dá-se pelo nome de Castro Laboreiro. Esta vila, situada na Serra da Peneda, é um destinos mais visitados do concelho de Melgaço e do próprio Parque Nacional da Peneda Gerês. A sua localização junto da raia, foi fundamental para que assumisse um papel na defesa e consolidação do reino. As ruínas do castelo que subsistem no morro a sul da vila e o estatuto de sede de concelho durante 700 anos, são a prova dessa importância.

Hoje em dia, são pouco mais de 500 os habitantes que residem em Castro Laboreiro, embora no inicio do séc. XX a população andasse pelos 2600. Esta razia demográfica deveu-se à emigração, sobretudo durante a década de 60. Apesar deste “esvaziamento”, Castro Laboreiro tem contrariado esta tendência e apostado recentemente na promoção do vasto património histórico e natural sem esquecer a parte gastronómica. Prova disso, é a criação de várias unidades de alojamento e empresas de animação turística que nos levam a explorar as belezas naturais da região através de trilhos pedestres, canyoning, canoagem e percursos BTT.

Apesar de já ter visitado Castro Laboreiro várias vezes, para mim é um prazer voltar a esta terra e acabo sempre por descobrir novos tesouros. Para quem ainda não conhece a pitoresca vila do Alto Minho, escrevo este artigo no sentido de ajudar os leitores a planear o roteiro de viagem.

 

O que visitar em Castro Laboreiro?

Trilho do Castelo

Existe um trilho pedestre com aproximadamente 2km que nos leva até ao Castelo de Castro Laboreiro. Apesar de ser um percurso de curta duração (entre 1h30 a 2h), proporciona ao viajante momentos inesquecíveis, tanto pela paisagem dominada por belos afloramentos rochosos como pela imponência do castelo e as muralhas medievais.

Trilhos Melgaço Alto Minho

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Trilho do Castelo

 

Castelo de Castro Laboreiro

O castelo, é sem duvida o principal chamariz de Castro Laboreiro, não só pela sua importância histórica, mas também pelo seu impacto visual. A origem desta fortificação terá sido contemporânea do reinado de D, Afonso Henriques, no contexto de defesa das fronteiras do reino. Durante séculos sofreu vários ataques dos reinos de Leão e Castela, motivo pelo qual se tornou necessário reforçar e ampliar a sua linha de muralhas. Está classificado como Monumento Nacional.

Visitar Melgaço Alto MinhoCastelo de Castro Laboreiro

Visitar Alto Minho PortugalCastelo de Castro Laboreiro

 

Centro histórico

Um passeio pelo centro histórico é uma boa forma de aproveitar o tempo em Castro Laboreiro. Percorra os arruamentos antigos e aprecie o núcleo de casas construídas em pedra de cantaria. Graças à qualidade do trabalho dos pedreiros, ainda são visíveis vários exemplares em bom estado de conservação.

Fotos Melgaço PortugalCasas tradicionais em Castro Laboreiro

Visitar Castro Laboreiro MelgaçoCasas tradicionais em Castro Laboreiro

 

Núcleo Museológico

O Núcleo Museológico está sediado na antiga Fábrica de Chocolates Caravelos e o seu papel passa pela preservação e divulgação da cultura local. Possui um centro de documentação e uma sala audiovisual.

 

Igreja Matriz

A Igreja Matriz de Castro Laboreiro que tem como orago Santa Maria da Visitação, é o principal local de culto da povoação. A sua fundação data do longínquo séc. IX., em pleno período pré-românico. No entanto, o edifício sofreu várias alterações ao longo dos tempos e os elementos arquitectónicos mais antigos foram sendo substituídos por outros. Apesar de tudo ainda são visíveis a pia baptismal românica, e do período gótico, a campanha e os contrafortes exteriores. Grande parte do actual edifício foi construído durante o séc. XVIII, época áurea da arquitectura barroca. A igreja está classificada como Imóvel de Interesse Publico.

Visitar Castro Laboreiro Serra da PenedaIgreja matriz de Castro Laboreiro

Patrimonio Arquitectónico MelgaçoTorre sineira da Igreja Matriz

 

Pelourinho e Posto de Turismo

No Largo do Eirado, ergue-se o símbolo da liberdade municipal, ou, para os historiadores mais conservadores, o poste onde os condenados eram expostos ao escárnio do povo. Obviamente, estou a falar do Pelourinho, monumento que data de 1560. Em 1860 chegou a ser desmontado, talvez motivado pela extinção do concelho de Castro Laboreiro cinco anos antes, mas entretanto foi restaurado e colocado no sitio original. Encontra-se classificado como Imóvel de Interesse Publico. Junto do Pelourinho encontra-se o Posto de Turismo.

Castro Laboreiro Parque Nacional da Peneda GerÊsPelourinho e entrada do Posto de Turismo

 

Ponte Velha

A ponte vernacular lançada sobre o rio Laboreiro é um dos pontos de interesse mais conhecidos da vila. Construída em alvenaria de granito, possui apenas um arco e um tabuleiro ligeiramente arqueado. Serviu sobretudo para dar acesso aos moinhos existentes nas margens da linha de água. Apesar da designação e a associação feita ao período romano, a ponte parece pertencer ao período moderno, algures entre o séc. XV e o séc. XVIII.

Castro Laboreiro Turismo FotosPonte Velha de Castro Laboreiro

Dicas para visitar MelgaçoVista da Ponte Velha

 

Moinhos

A arte da moagem tem grande tradição nesta terra e é possível observar um conjunto de moinhos ao longo do rio Laboreiro. Junto à Ponte Velha estão situados dois exemplares, um deles ainda em bom estado de conservação, uma vez que deixaram de trabalhar há relativamente pouco tempo.

Turismo Melgaço PortugalVale do Rio Laboreiro junto à Ponte Velha. No fundo vê-se um moinho mas o telhado encontra-se algo degradado

 

Rio Laboreiro

O Rio Laboreiro é uma linha de água que passa a norte da vila e serpenteia por entre os morros escarpados até desaguar na albufeira do Lindoso. Durante o seu percurso pode visitar várias cascatas, algumas delas bem perto da povoação.

Turismo Alto Minho MelgaçoLagoa no Rio Laboreiro

 

Outros locais a não perder

Necrópole Megalítica

Gravuras rupestres do Fieiral

Trilho Castrejo

Ponte das Cainheiras

Ponte Cava da Velha

Trilho Curro da Velha

 

 

Como chegar

Quem vem pelo lado de Melgaço, seguir pela EN 202 – direcção Castro Laboreiro. Os que viajam pelo lado mais interior, podem ir pelo Gerês EN 308-1, entrar em Espanha por Lóbios e seguem direcção de Entrimo e Castro Laboreiro está apenas a 15 km.

 

Onde comer

Recomendo o Restaurante Miradouro do Castelo. Os pratos de carne são de excelente qualidade e aconselho o naco (para 2 pessoas), o cabrito assado ou o bacalhau com broa. O preço é ronda os 15 a 20 euros por pessoa). Para a sobremesa, saboreie o bucho, um doce caseiro feito à base de pão, ovos e canela.

 

Alojamento em Castro Laboreiro e Melgaço

Existem várias Casas de Turismo em Castro Laboreiro.

Pesquise aqui a oferta de alojamento. 

Se pretender em alternativa um alojamento em Melgaço pode fazer aqui a sua reserva.



Booking.com

Mapa de Castro Laboreiro

ALUGAR CARRO

Reserve aqui o seu automóvel 

 

SEGURO DE VIAGEM

Faça aqui o seu seguro de viagem 

 

Precisa de ajuda para elaborar um roteiro? Entre em contacto comigo por email.

Facebook Comments

Pedro Henriques

Blogger de Viagens

Deixar uma resposta