Visitar a Ilha Terceira - Açores

Dicas e roteiros para visitar a ilha Terceira – Açores

Dicas e roteiros para visitar a ilha Terceira – Açores

Visitar a ilha Terceira – Açores: é em pleno Atlântico Norte que se situa a Terceira, ilha do “Grupo Central” do Arquipélago dos Açores. Esta é a terceira maior das nove ilhas que compõem o arquipélago, com um pouco mais de 400km2, e, é a segunda mais povoada (atrás de S. Miguel) com perto de 60 mil habitantes. De origem vulcânica e com mais de 500 anos de povoamento, a Terceira destaca-se pelas paisagens onde predomina a cor verde, seja dos pastos, seja da floresta laurissilva nas zonas mais elevadas.

Do centro histórico de Angra do Heroísmo (com a marca Unesco), aos miradouros, às piscinas naturais, à paisagem rural, passando pela gastronomia, são motivos que tornam este destino de visita obrigatória, que, para já, ainda não sente o turismo massificado.

Para quem tem crianças, aconselho vivamente que visitem a Terceira. Para além de ser muito tranquilo é interessante ver os miúdos fascinados com a presença dos animais que se avistam durante os passeios. O meu filho adorou cada momento.

Se está a pensar em visitar a Terceira, escrevi este artigo para que possa servir como um guia para planear a sua viagem. Vamos?

 

1 – Qual a melhor altura para visitar?

Qualquer altura é boa para visitar a Terceira. Conhecida pelo seu clima temperado, a ilha não sofre grandes oscilações de temperatura, ou seja, não há grande diferença entre a temperatura mínima e máxima durante todo o ano. Os níveis de humidade são elevados e não se admire de observar num único dia sol, chuva e nevoeiro. Durante o Verão as temperaturas  rondam os 19º C de mínimas e 22ºC de máximas. A minha viagem decorreu em Janeiro e as temperaturas estavam agradáveis com as mínimas a rondar os 14ºC e as máximas os 16ºC. Na parte mais alta da ilha, sentia-se mais frio devido ao pesado nevoeiro e algum vento forte.

Paisagem ilha visitar a ilha Terceira - Açores

Agradável fim de tarde junto ao miradouro de Santa Barbara – visitar a ilha Terceira – Açores

2 – Quanto tempo é necessário para visitar a Terceira?

Pela minha experiência, são precisos pelo menos 3 dias completos (assumindo que irá alugar um carro). Antes da viagem, faça um roteiro dos sítios a visitar, mas deixe algum espaço livre para improvisar e fazer algo que não está nos seus planos, até porque durante a viagem vão surgindo locais que não aparecem nos roteiros de turismo e podem ser surpresas muito agradáveis onde iremos passar um tempo extra. Como a ilha é pequena, pode estabelecer a base perto de Angra do Heroísmo e a partir daí explorar o território conforme lhe for mais conveniente.

3 – Alugar carro, sim ou não?

É fundamental alugar um carro se deseja explorar as belezas da ilha da Terceira. Os transportes públicos da ilha têm boa cobertura do território através da empresa insular de transportes, mas assim ficará condicionado aos horários. Ao alugar viatura, terá outra liberdade para aceder a locais onde não chegam as carreiras e poderá também desfrutar do prazer de conduzir no meio de paisagens de cortar a respiração. Tenha atenção à franquia que lhe é aplicada e a questão de lhe ser imputado as despesas em caso de acidente.

No meu caso aluguei através da Rentalcars e paguei 99 euros por 3 dias, com seguro contra todos os riscos e cadeira de bebé. A franquia foi de 50 euros (que não foi necessário pagar).

Algumas dicas importantes:

– faça a sua reserva com alguma antecedência para garantir preços mais baixos.

– alugue o carro com deposito cheio.

– faça um seguro contra todos os riscos e viaje descansado.

– tenha à mão um cartão de crédito (Visa ou Mastercard) porque é necessário para efectuar a reserva (e eventualmente bloquear o valor da franquia).

– se vai viajar por toda a ilha, tenha atenção que o seu aluguer não tenha limite de quilómetros.

– entregue o veiculo limpo (interior e exterior) ou será lhe cobrada uma taxa de limpeza.

Faça aqui o aluguer do seu carroAlugar carro na Ilha Terceira Açores

O carro alugado (veiculo tipo B) – visitar a ilha Terceira – Açores

 

4 – Onde dormir / Alojamento na Ilha Terceira?

São cerca de 200 unidades de alojamento na Terceira, distribuídas por casas de férias ou alojamento local, hotéis e apartamentos. Também existem alguns parques de campismo.  Mediante o tipo de alojamento, os preços podem variar entre os 20 e os 200 euros por noite. Os preços são mais caros nos fins de semana e épocas altas.

Como viajei em época baixa, e após várias pesquisas e simulações, optei por alugar uma casa de férias, a Adega Ilhéu, na freguesia de Feteira, a cerca de 15 min. de Angra do Heroísmo, a um preço muito bom (35 euros/noite). A localização do alojamento e o enquadramento natural eram fabulosos, junto ao mar e com vista privilegiada para o Ilhéu das Cabras. A casa era muito espaçosa, toda equipada e confortável, ideal para ir em família ou grupo de amigos.

Procura alojamento?

Pesquise e reserve alojamento na ilha Terceira através deste link ou clicando na foto. O Blog Espírito Viajante agradece.

Alojamento Ilha Terceira Açores visitar a ilha Terceira - Açores

Casa de férias Adega Ilhéu – visitar a ilha Terceira – Açores

 

5 – Como explorar a Terceira?

Eu por exemplo, comecei por explorar a cidade de Angra do Heroísmo, o Monte Brasil São Mateus da Calheta (precisa bem de um dia inteiro para ver tudo nas calmas). No dia seguinte, optei por visitar o maior numero de lugares possíveis porque no terceiro e ultimo dia tinha viagem para o continente às 19.40h e tinha que entregar o carro às 17h. Também joguei com o facto de a maior atracção da ilha, o Algar do Carvão não estar aberta todos os dias, e por conseguinte estar a funcionar apenas no meu ultimo dia de viagem.  Veja o mapa que fiz no ponto 7 por locais de interesse e cores que correspondem a cada um dos três dias.

6 – Que locais a visitar?

– Cidade de Angra do Heroísmo – centro histórico classificado como Património Mundial da Unesco

– Monte Brasil 

– São Mateus da Calheta 

– Farol Ponta das Contendas

– Porto Martins

– Praia da Vitória

– Serra do Cume

– Quatro Ribeiras

– Piscinas naturais de Biscoitos

– Ponta do Queimado

– Reserva natural da Serreta

– Miradouro de Santa Barbara

– Algar do Carvão

– Furnas de Enxofre

– Gruta do Natal

– Lagoa do Negro

Furnas de Enxofre Terceira AçoresAs Furnas de Enxofre são dos locais que atraem mais turistas – visitar a ilha Terceira – Açores

7 – Como planear o roteiro pela Terceira?

É muito fácil planear o roteiro para viajar na Ilha Terceira. Tendo em conta que alugamos uma viatura e que tivemos 3 dias completos para visitar os principais pontos de interesse, vou mostrar de que forma organizei o meu roteiro pela ilha.

dia 1 (pins azuis) – visitar a cidade de Angra do Heroísmo, o Monte Brasil e São Mateus da Calheta 

dia 2 – (pins amarelos)  Miradouro na Feteira, Porto Judeu, Farol Ponta das Contendas, Porto Martins, Praia da Vitória, Serra do Cume, Quatro Ribeiras, Biscoitos, Serreta, Miradouro de Santa Barbara

dia 3 – (pins vermelhos) Algar do Carvão, Furnas de Enxofre, Gruta do Natal, Lagoa do Negro

 

Mapa da Ilha Terceira

8 – Gastronomia, o que provar?

O prato mais típico e famoso da Terceira é a alcatra. Esta especialidade gastronómica consiste em juntar vários ingredientes num alguidar de barro próprio da ilha,  começando pela carne de vaca cortada em pedaços grandes (alcatra, acém, chambão com osso), toucinho fumado, banha, cebolas, alho, louro e vinho branco. Depois leva-se ao forno durante 5 horas até cozer e ficar pronto para servir. Este prato assemelha-se à chanfana típica do norte de Portugal.

Não sendo uma ilha onde a pesca seja uma actividade de eleição, pode-se no entanto provar pratos de peixe deliciosos que posso recomendar, desde a espetada mista, ao sargo, espadarte e boca-negra grelhada, e para acabar em beleza uma magnifica açorda de marisco. Mas antes de escolher a carne ou peixe, experimente algumas entradas tradicionais como a chouriça de sangue, torresmos  de cabinho ou os bolinhos de milho frito. Na doçaria não deixe de provar o doce de vinagre, que é feito com ovos, leite, açúcar, e no final, é adicionado o vinagre que lhe dá uma textura ligeiramente grosseira, que é no fundo o efeito do leite coalhado. Outros doces da ilha com fama são as donas amélias, a cornucópia ou o alfenim.

Alcatra Gastronomia visitar a ilha Terceira - Açores

Alcatra, o prato tradicional da ilha Terceira

Torresmos Bolo de milho Gastronomia visitar a ilha Terceira - Açores

Torresmos de cabinho e bolinhos de milho fritos – visitar a ilha Terceira – Açores

9 – Restaurantes, onde ir?

A oferta de restaurantes na ilha Terceira é razoável, estando a maioria deles localizados em Angra ou na Praia da Vitória. Do que vi, os preços das refeições andam mais ou menos equiparados, ou seja à volta dos 13-17 euros por pessoa. Dos restaurantes que visitei, deixo aqui as sugestões:

  • Angra do Heroísmo:

O ChicoRua Sao Joao, 7, Angra do Heroísmo (comida tradicional açoriana) – preço por pessoa: 15 euros.

 

  • Feteira

Restaurante Casa da Galinha Parmagiana,  Canada Mercês 72 9700-351 Feteira

 (comida tradicional açoriana mas fiquei pelos pratos económicos) – preço por pessoa: 7 euros. 

 

  • Serreta

Restaurante Ti Chôa Grota do Margarida nº1 Serreta
9700-661 Serreta 
(comida tradicional açoriana) – preço por pessoa: 15 euros (com sobremesa)

Restaurante Ti Choa visitar a ilha Terceira - Açores

Restaurante Ti Chôa na Serreta – visitar a ilha Terceira – Açores

 

  • São Mateus da Calheta

Restaurante Beira Mar Canada Porto, 46 | Porto de São Mateus da Calheta (comida tradicional açoriana – espetadas mistas, espetadas de lulas e sargo grelhado) preço por pessoa 13 euros.

  • Praia da Vitória

Restaurante Imperador (Rei do Peixe)  (comida tradicional açoriana – boca-negra grelhada, lulas e açorda de marisco (este prato é dos melhores que irá provar na ilha) preço por pessoa 16 euros.

 

10 – Quanto vou gastar?

Fazendo a estimativa às despesas realizadas por casal, a viagem teve o seguinte custo:

Voos – Porto-Terceira-Porto – 2 adultos + 1 bebé (Ryanair) = 130 euros 

Alojamento (3 noites, média 35 euros/noite) = 105 euros

Alimentação  (3 jantares e 3 almoços, média 13 euros/pessoa por refeição) = 156 euros

Aluguer de carro = (30 euros/dia com seguro contra todos os riscos + cadeira de bebé) = 99 euros

Combustível (aprox. 1/2 depósito gasolina) = 40 euros

Outras despesas (50 euros)

Total do custo da viagem (valor aproximado) = 580 euros por casal / 290 por pessoa

 

Precisa de ajuda para elaborar um roteiro? Entre em contacto comigo por email

Facebook Comments

Pedro Henriques

Blogger de Viagens

7 opinions on “Dicas e roteiros para visitar a ilha Terceira – Açores”

  1. achei interessante o seu roteiro ,mas tenho uma pergunta :
    como utilizou a ryanair porto-terceira -porto estando 3 dias na terceira e a ryanair voa só aos sábados ?
    estou a programar viagem para 12 maio e regresso dia 17 .
    aguardo um comentário e boas viagens

  2. Mais um lindo lugar deste belo Portugal. É mesmo um país de múltiplos destinos e quero voltar muitas vezes ainda para ver de perto tão linda paisagem, ficar em uma casa de férias como esta e provar todas estas delícias portuguesas! 🙂

  3. Adorei a dica de conhecer essa ilha. Linda essa vista eim, e essa foto com o arco-iris ficou bem legal tbm. Seu roteiro tá completinho, um dia gostaria de fazer algo parecido.

  4. Ótima dica! Confesso que nunca tinha ouvido falar dessa ilha!
    Sempre tenho costume de alugar um carro em minhas viagens, assim se tem total liberdade de ir onde quiser e ficar o tempo necessário em cada local.

Deixar uma resposta