Dicas para visitar a cidade do Porto

Dicas para visitar a cidade do Porto

Conhecida como “Invicta“, a cidade do Porto é actualmente um dos destinos mais desejados na Europa! Este facto deve-se a várias razões: Centro Histórico Património Mundial (UNESCO)património arquitectónico, oferta gastronómica, museusalojamento de qualidade, cruzeiros no Douro, vida cultural e muitos mais aspectos que podíamos assinalar…

A cidade do Porto está na moda, e isso é notório quando passeamos pela cidade principalmente ao fim de semana, ver a quantidade de turistas e viajantes que percorrem os locais mais emblemáticos da cidade. Para além do mais, receber menções honrosas de entidades como a Lonely Planet, Tripadvisor, European Consumers Choice e New York Times, não é para qualquer destino!

Esta cidade teve um papel fundamental na fundação e desenvolvimento de Portugal e assim pelo século XIV adiante tornou-se o principal centro português de construções navais.

Mais tarde, essa importância expandiu-se à arquitectura e arte, como é o barroco de Nicolau Nasoni marcado pela policromia e a exuberância das formas, e ao urbanismo pela acção dos Almadas.

A capital do Norte (como também é conhecida) tem um encanto próprio, possui um carácter hospitaleiro e conservador mas ao mesmo tempo é cosmopolita, ou seja, tem características de uma grande cidade mas…também de uma pequena.

Podia enumerar dezenas de locais para visitar no Porto, mas deixo aqui uma lista de ícones da cidade que não deves perder.

Vamos lá visitar a cidade do Porto?

 

Estação de S. Bento

Foi considerada pela Travel and Leisure como uma das mais belas 16 estações de caminhos de ferro do mundo! Foi projectada pelo arquitecto José Marques da Silva e inaugurada em 1916. No interior encontramos os famosos painéis de azul e branco da autoria de Jorge Colaço.

Estação de S. Bento

Estação de S. Bento

 

Estação de S. Bento

Estação de S. Bento 

 

Sé do Porto

Monumento de traça românica, é um dos pontos obrigatórios de visita à Invicta. Construído no séc. XII, é um elemento marcante da urbe, já que é a partir deste espaço que se desenvolve o crescimento da cidade. De várias intervenções efectuadas no templo, destaca-se a galilé de Nasoni. No interior da igreja é possível visitar o Tesouro da Sé. Está classificada como Monumento Nacional.

Sé do Porto

Sé do Porto

 

Torre de D. Pedro Pitões / Torre da Cidade

Casa torre medieval descoberta nos anos 40 nas obras do Terreiro da Sé. Foi completamente restaurada, e deslocada do local original.

Torre da cidade do Porto

Torre de D. Pedro Pitões / Torre da Cidade

Palácio da Bolsa

Edifício construído nos meados do séc. XIX em estilo neoclássico. Está classificado como Monumento Nacional e é um dos emblemas mais sonantes do Porto, recebendo anualmente mais de 200 mil visitantes de todo o mundo!

Palácio da Bolsa Porto

Palácio da Bolsa

 

Mercado Ferreira Borges

Este edifício localizado junto ao Palácio da Bolsa foi construído no final do séc.XIX, e é um belo exemplo da arquitectura portuense do ferro e do vidro. Actualmente este espaço é utilizado para eventos culturais. Está classificado como Imóvel de Interesse Publico.

Mercado Ferreira Borges

 Mercado Ferreira Borges

 

Igreja de S. Francisco

A Igreja de São Francisco é uma igreja gótica cuja construção se iniciou no século XIV como parte de um convento Franciscano. Anexa à sua entrada frontal, situa-se a Igreja da Venerável Ordem Terceira de São Francisco.

Igreja de São Francisco

Igreja de S. Francisco

 

Praça da Ribeira

É uma das praças mais conhecidas do Porto e até de PortugalFoi centro de comércio das gentes do Porto do período medieval até ao início do século XIX. É um excelente local para beber um copo e apreciar o rio Douro. Para quem procura cruzeiros no Douro, não faltam operadores turísticos instalados junto desta praça.

Praça da Ribeira

 

Ponte D. Luís

Esta obra-prima da arquitectura do metal, lançada sobre o rio Douro, une as cidades do Porto e Gaia. Foi projectada pelo belga engenheiro Teófilo Seyrig. Foi construída no final do séc. XIX e veio substituir a Ponte de pensil.

Ponte D. Luis Porto

Ponte D. Luís 

 

Rua de Stª Catarina

É sem duvida, uma das ruas mais movimentadas e famosas do Porto! Grande parte deste arruamento está destinado ao comercio e aos peões. Aqui se localiza o famoso Café Majestic (um dos mais ilustres e antigos da cidade) e o centro comercial Via Catarina. É um local onde também muitos artistas de rua tentam ganhar a sua vida espalhando a sua magia 😉

Rua Stª Catarina

Rua de Stª Catarina

 

Café Majestic Porto

Rua de Stª Catarina 

 

Capela das Almas

Esta capela construída no inicio do séc. XVIII, deslumbra pelo seu aspecto exterior 🙂 As suas fachadas foram revestidas a azulejo em 1929 por Eduardo Leite, com cenas da vida de S. Francisco de Assis e de Santa Catarina. Está classificada como Imóvel de Interesse Publico.

Capela das Almas

Capela das Almas 

 

Avenida dos Aliados

Desenhada no inicio do séc. XIX, é a principal avenida da cidade do Porto, e o seu nome é justificado pelos Aliados da 1ª Grande Guerra na qual Portugal participou. A avenida é ladeada por edifícios imponentes com fachadas de influência francesa e é um espaço publico onde se fazem grandes comemorações (como a festa de S. João ou títulos do F.C.P.). No topo é fechada pelo edifício da Câmara Municipal.

Avenida dos Aliados Porto

Avenida dos Aliados

 

Câmara Municipal do Porto

Avenida dos Aliados

 

Igrejas dos Carmelitas e Igreja do Carmo

Conjunto de duas igrejas classificado como Monumento Nacional. A Igreja dos Carmelitas foi edificada nos inícios do séc. XVII e no seu interior sobressai a fabulosa talha dourada barroca e rococó. A Igreja do Carmo foi construída entre 1756 e 1768. Ao contrário da Igreja dos Carmelitas, a beleza do templo destaca-se no exterior, pela beleza da fachada principal.

Igrejas dos Carmelitas e Igreja do Carmo-Porto

Igrejas dos Carmelitas e Igreja do Carmo 

 

Praça Carlos Alberto

Antigamente designada como Praça dos Ferradores, adoptou esta nome em  homenagem ao Rei Carlos Alberto da Sardenha, exilado no Porto em 1849. um monumento da autoria de Henrique Moreira relembra os portugueses mortos na Grande Guerra de 1914-18.

Praça Carlos Alberto-Porto

Praça Carlos Alberto – cidade do Porto

Livraria Lello

Situada na Rua das Carmelitas, a Livraria Lello é considerada uma das mais belas do mundo! Este edifício centenário, possui a fachada principal em estilo neo-gótico e no interior, um ambiente verdadeiramente deslumbrante!

Livraria Lello-Porto

Livraria Lello

 

Torre dos Clérigos

Um dos maiores ícones do Porto! Esta obra prima de Nicolau Nasoni foi construída entre 1754 e 1763, tem 75 metros de altura e 240 degraus! É uma subida exigente, mas que vale bem a pena, pois ficamos com uma visão espectacular sobre a cidade (preço do bilhete – 2 euros). Está classificada como Monumento Nacional.

 Torre dos Clérigos-Porto

Vista da cidade a partir dos Clérigos 

 

Teatro Nacional de São João

Situado na Praça da Batalha, o Teatro Nacional de São João foi edificado no final do séc. XVIII, mas foi alvo de reconstrução após incêndio em 1908. A sua recuperação foi da autoria do arquitecto portuense Marques da Silva. Hoje em dia, é palco de grandes espectáculos culturais. Está classificado como Monumento Nacional.

Teatro Nacional de São João-Porto

Teatro Nacional de São João – cidade do Porto

Mercado do Bolhão

Para quem gosta de mercados, o Bolhão é o local perfeito. O edifício remonta aos meados do séc. XIX, mais precisamente a 1850 e tem um estilo arquitectónico próprio da época: o neoclassicismo. O mercado é composto por 2 pisos e está divido em várias secções por especialidades: peixe, legumes, carnes, etc. O Mercado do Bolhão está classificado como Imóvel de Interesse Publico.

Mercado do Bolhão-Porto

Mercado do Bolhão 

Mercado do Bolhão Porto-Porto

Mercado do Bolhão 

 

Informações úteis

Outros locais para visitar

Museu Soares dos Reis, Casa da Musica, Casa do Infante, Casa de Serralves, Centro Português de Fotografia, Parque da Cidade, Caves do Vinho do Porto (Gaia).

Como chegar

Avião: Aeroporto Francisco Sá Carneiro em Pedras Rubras. Foi graças à vinda das companhias lowcost como a Ryanair e Easyjet que o Porto se abriu à Europa como destino turístico.

Metro: dentro do aeroporto a Linha E do Metro liga directamente à Baixa do Porto.

Táxi: estão disponíveis nas zonas de chegadas e custo da viagem até ao centro é de aproximadamente 20€.

Autocarro: A linha 601 e 602 da STCP ligam o aeroporto ao centro da cidade (Cordoaria).

Comboio: A cidade é servida pela Estação de S. Bento e Estação de Campanhã. Existem ligações de vários pontos do país e do estrangeiro. Consulta aqui o site da CP para horários e tarifas.

Carro: a cidade é servida 5 autoestradas : A1 que liga Porto a Lisboa, a A3 que liga Porto a Braga, a A4 que liga Porto a Vila Real, a A28 que liga o Porto a Viana do Castelo e Valença e a A29 que liga o Porto a Aveiro.

Festas e eventos

24 de Junho – Festa de S. João.

Gastronomia

O Porto é conhecido por ser um destino com uma gastronomia muito variada e de grande qualidade. Obviamente, tenho que destacar a francesinha (eleita como uma das 10 melhores sanduíches do mundo pela AOL Travel), as tripas à moda do Porto ou o bacalhau à Gomes de Sá.

Onde dormir no Porto

No Porto existe alojamento para todos os gostos e carteiras, desde hostels qualidade/preço excelente, com preços a 12 euros/noite como o Tattva Design Hostel, o Magnólia Hostel ou o Downtown Hostel. A partir dos 30/35 euros por noite o Hotel B&B Centro, o Hotel Mira D’Aire ou o Século Hotel são óptimas escolhas.

– ORGANIZAR A SUA VIAGEM
ALOJAMENTO NA CIDADE DO PORTO

Pesquisa e reserva alojamento 

 

ALUGAR CARRO

Reserve aqui o seu automóvel 

 

SEGURO DE VIAGEM

Faça aqui o seu seguro de viagem

 

Precisa de ajuda para elaborar um roteiro? Entre em contacto comigo por email.


Mapa da cidade do Porto

Postos de turismo

Sé – Casa da Câmara (Terreiro da Sé) Tel.: 223393472 / Centro – Rua Clube dos Fenianos 4000-172 Porto Tel. 223393472

Mais informações, consulta o site da Câmara Municipal.

Facebook Comments

17 Replies to “Dicas para visitar a cidade do Porto”

  1. Anónimo says:

    Um Turismo e tanto um arsenal de entretenimento e uma terra de bom gosto e requinte.

  2. Como me arrependo de não ter ido até a cidade do Porto quando fui pra Portugal. Acabei ficando em Lisboa, mas algo me diz que ai iria me encantar ainda mais! Guardando seu post pra quando eu for pra lá!

  3. Esse post não poderia ter aparecido em melhor hora! Estou começando a planejar minha viagem e já vi que vou precisar de mais tempo pra ver essas belezas do Porto!

  4. Viviane Carneiro says:

    Preciso conhecer Portugal urgentemente e o Porto estará com certeza no meu roteiro. Adorei as dicas! Parabéns. Bj

  5. Quanto mais leio sobre Porto, com mais vontade fico de conhecer esse destino. Que lugar lindo! Parabéns pelas fotos e muito obrigada pelas dicas. Quando eu for quero conferir todos os lugares! =)

  6. Adorei o post!!! Está completíssimo!!! Não vejo a hora de conhecer Porto!!! Está nos meus planos há tempos já…

  7. Porto é uma cidade encantadora e seu texto nos faz passear por toda ela deliciosamente. Sem falar nas fotos que estão fantásticas. Parabéns pelo lindo trabalho.

  8. O Porto é uma nação, carago 😉 Com tantos monumentos impressionantes, não admira que esteja na moda. Para completar o roteiro, apenas uma ida ao Majestic e mais uma francesinha.
    Abraço

  9. Viviane Carneiro says:

    Adorei o post e as dicas! Preciso conhecer Portugal e quero colocar o Porto no meu roteiro. A cidade parece ser linda e cheia de atrações super bacana. Amei o post.

  10. Passei por todos este lugares em meus dias no Porto. Considero esta uma cidade magnífica e tornou-se uma das cidades de meu coração. 😍😍 Saudades muitas disso tudo! 😊

  11. Sempre que leio post sobre o Porto fico babando e morrendo de vontade de conhecer… E esse seu relato e fotos s´po aumentou isso. Adorei. Parabéns.

  12. Faz um ano que estive no Porto e quero voltar! Suas dicas foram mais do que preciosas para mim. Da próxima vez quero conhecer o Mercado do Bolhão. Parabéns pelo post e pelas fotos.

  13. Juliana Moreti (turistando.in) says:

    Que delícia de post!
    Minha passagem por Porto foi tao rápida e conturbada e acabei não fazendo nem mesmo a metade do que você mostra!
    Preciso voltar!

  14. Porto grande Porto! 🙂
    o post está óptimo Pedro, extremamente bem elaborado para quem não conhece e quer visitar! 🙂
    O Porto é uma cidade perfeita para quem gosta de caminhar, para se perder e encontrar! 😛

  15. Adorei o post, dicas essenciais para quem vai ao Porto. Fui recentemente e garanto que se tivesse lido seu artigo antes teria sido bem mais fácil 🙂

  16. Conheço acidade do Porto ,realmente é maravilhosa.

  17. Lindo post, parabéns!

Deixar uma resposta