Dicas para visitar o Funchal – Madeira

Dicas para visitar o Funchal – Madeira

Visitar o Funchal: É na forma de anfiteatro que sobressai localização geográfica do Funchal, muito por estar rodeada por montanhas íngremes a norte e estar voltada para a baía a sul. Esta grande diferença de altitudes (dos 0m aos 1500m) talvez seja uma das características que mais destaca a cidade, tornando-a num verdadeiro oásis de miradouros.

A capital da ilha da Madeira, hoje com mais de 100 mil habitantes, foi elevada a cidade há mais de 500 anos atrás (1508), cerca de 80 anos depois do estabelecimento dos primeiros colonos e sempre se revelou uma terra apetecível, muito pelo facto de ter solos produtivos, o que levou a sucessivos ataques de corsários ao longo de séculos, obrigando desta forma à fortificação da linha da costa.

Passados os conflitos, o período que se seguiu foi a instalação de comerciantes britânicos que deram novo estimulo à economia da cidade e acabaram dar visibilidade a esta região, porque foram muitas as celebridades que por aqui passaram e não resistiram à beleza e ao clima da cidade, como Carlos I da Áustria ou Winston Churchill.

Nos dias de hoje, a cidade está bem servida de infraestruturas e equipamentos e preparada para receber os inúmeros turistas que chegam diariamente de vários pontos da Europa. Para quem procura dicas para visitar o Funchal, aqui está um artigo para lerem e partilharem!

 

COMO CHEGAR

A cidade do Funchal é servida pelo Aeroporto da Madeira que se a cerca de 20 km. Este aeroporto recebe voos de Portugal continental e outros países europeus, como Inglaterra, Alemanha, França, Finlândia ou Dinamarca. Para chegar ao Funchal a partir do aeroporto, pode utilizar o Aerotaxi (custo de 5 euros), sendo a viagem de cerca de 20 minutos, ou em alternativa pode alugar um carro.

SEGURANÇA

A cidade do Funchal, assim como toda a ilha da Madeira, é bastante segura, sendo um óptimo destino para viajar com a família.

ALOJAMENTO

São muitos os hotéis e apartamentos disponíveis na cidade do Funchal. Após várias pesquisas optei por um Studio no Apartamentos Turisticos Avenue Park, localizado na Avenida do Mar, em frente ao Casino da Madeira. O quarto era limpo e acolhedor e o staff era muito simpático e prestável.

 

LOCAIS A VISITAR

– Sé catedral  

Este monumento icónico localizado no centro histórico da cidade é uma das grande marcas deixadas por D. Manuel I e por conseguinte dos primeiros colonos que se estabeleceram na capital. O edifício religioso destaca-se pela beleza do tecto, da talha dourada e algumas peças de ourivesaria. Está classificado como Monumento Nacional.

Sé visitar o Funchal

Sé Catedral – visitar o Funchal

 

– Parque de Santa Catarina

O Parque de Santa Catarina é um espaço verde com mais de 3 hectares localizado junto à Presidência do Governo Regional e sobranceiro ao Porto da cidade. Este parque é embelezado por um espelho de água com repuxos e várias espécies arbóreas e herbáceas, enquanto que na parte mais baixa do equipamento podemos visitar a Capela de Santa Catarina, um templo construído no séc. XV. Para os amantes de cruzeiros, este é o local perfeito para os contemplar!

Parque de Santa Catarina visitar o Funchal

Parque de Santa Catarina Funchal

 

– Museu CR7

A sala de troféus do melhor jogador de futebol do mundo é uma das mais recentes atracções da cidade do Funchal. No interior estão expostos muitos dos troféus da sua carreira, entre os quais a Bola de Ouro e Bota de Ouro. No exterior, junto da entrada tem uma estátua do jogador.

Museu CR7 visitar o Funchal

Museu CR7 – visitar o Funchal

 

– Avenida do Mar – Marina 

A Avenida do Mar é uma avenida situada junto ao mar, através da qual se pode fazer uma caminhada muito interessante e agradável. Embelezada por jardins, palmeiras, estatuária e a marina, não deixe de passar neste local seja para tirar umas fotos, descansar ou só mesmo apreciar a vista para o oceano.

Marina visitar o Funchal

Marina – visitar o Funchal

 

– Mercado dos Lavradores

Inaugurado em 1940 com o objetivo de se tornar no grande centro abastecedor do Funchal, o Mercado dos Lavradores é um marco importante no turismo da cidade. Não só pela sua arquitectura, da época do Estado Novo mas também como espaço publico de convivência das pessoas, onde se misturam as cores, os cheiros e as sensações. Saiba mais sobre o Mercado dos Lavradores.

Mercado Lavradores visitar o Funchal

Mercado dos Lavradores – visitar o Funchal

 

– Ruínas arqueológicas do Forte de S. Filipe

As ruínas arqueológicas do Forte de São Filipe foram descobertas recentemente, no decorrer dos trabalhos nas foz das ribeiras de João Gomes e de Santa Luzia. Este importante achado trouxe à superfície vestígios da muralha da antiga fortaleza, contribuindo assim um para um maior conhecimento da história da cidade, sobretudo ao nível militar da arquitectura militar.

Arqueologia Funchal - visitar o Funchal

Ruínas arqueológicas do Forte de São Filipe – visitar o Funchal

 

– Museu de Arte Sacra

O Museu de Arte Sacra é um equipamento cultural que se localiza na Praça do Município, no antigo Paço Episcopal, edifício que foi erguido durante o séc. XVII. O acervo museológico é constituído por colecções de pintura, escultura e ourivesaria distribuídas cronologicamente pelos séculos XV e XIX.

Museu de Arte Sacra - visitar o Funchal

Museu de Arte Sacra – visitar o Funchal

 

– Praça do Município

Com origem no séc. XV, esta é uma das praças com mais importantes na cidade. Aqui estão localizados três edifícios de grande importância: a Câmara Municipal, o Museu de Arte Sacra e a Igreja do Colégio. Este espaço é centrado por um obelisco e chafariz.

Praça do municipio visitar o Funchal

Praça do Município – Igreja do Colégio

 

– Centro Histórico

O Centro Histórico do Funchal está dividido em 3 núcleos: São Pedro, Santa Maria e Sé. São estas as áreas mais antigas da cidade, com génese nos séculos XV e XVI e onde se concentram os edifícios históricos de maior relevo.

 

Largo do Chafariz - Visitar o Funchal

Largo do Chafariz – visitar o Funchal

 

– Fortaleza-Palácio de São Lourenço

Localizada na Avenida do Mar, a Fortaleza-Palácio de São Lourenço constitui-se como um dos monumentos mais importantes de todo o arquipélago. De génese militar para a protecção da costa durante o séc. XVI foi passando a funções palacianas a partir do séc. XVIII e é o único da região com esta dupla funcionalidade. Está classificado como Monumento Nacional. 

Fortaleza-Palácio de São Lourenço

visitar o Funchal

 

– Miradouro Pico dos Barcelos

Do alto dos seus 355 metros de altitude, o Miradouro do Pico dos Barcelos é um ponto de visita obrigatória, pois deste local ficamos com uma vista panorâmica para a baía da cidade do Funchal.

Pico dos Barcelos Funchal

Miradouro Pico dos Barcelos – visitar o Funchal

 

Outros locais a visitar:

Teleférico

Jardim Botânico

– Núcleo Museológico da Cidade do Açúcar

– Convento de Santa Clara

– Fortaleza do Pico

– Forte de S. Tiago

 

ONDE COMER

Existe uma grande oferta ao nível da restauração na cidade do Funchal. O preço médio das refeições anda à volta dos 15 a 20 euros por pessoa com sobremesa e entradas.

Deixo aqui a sugestão de 2 restaurantes que conheci no Funchal e que recomendo:

Espaço Funchal (comida tradicional madeirense) – preço por pessoa: 15 euros

Lareira Portuguesa (comida tradicional madeirense) – preço por pessoa: 15 euros (sem sobremesa)

Para quem procura poupar no dinheiro das refeições, então aconselho uma visita ao Shopping da cidade “La Vie“, quem tem disponível no piso 0 uma zona de restauração, além do Pingo Doce que também serve refeições a preços acessíveis.

 

TRANSPORTES

A cidade do Funchal é servida por uma boa rede de transportes, no entanto, quem chega à Madeira a tendência é alugar um carro, porque permite uma maior liberdade e flexibilidade para explorar todos os pontos da ilha. Saiba mais no site oficial.

 

ACESSO À INTERNET

O acesso à Internet no Funchal é bom. No maioria dos hotéis, restaurantes e cafés o WiFi é gratuito.

 

VIAJAR NA MADEIRA

Veja aqui o roteiro de viagem para a ilha da Madeira!

 

ORGANIZAR A SUA VIAGEM
Alojamento no Funchal



Booking.com

Alugar carro

Reserve aqui o seu automóvel 

 

Seguro de viagem

Faça aqui o seu seguro de viagem 

 

Precisa de ajuda para elaborar um roteiro? Entre em contacto comigo por email.

 

MAPA DO FUNCHAL

Facebook Comments

Pedro Henriques

Blogger de Viagens