Dicas para visitar o território de Gibraltar

Gibraltar Macacos

Dicas para visitar o território de Gibraltar

Gibraltar: Cradle of History (Berço da História) – este é o slogan que se encontra à entrada de Gibraltar. De facto, este território com apenas 7 km2 mas cuja posição estratégica é crucial para o controlo das passagens do Mar Mediterrâneo, foi alvo de disputas de vários povos, desde os cartagineses, romanos, vândalos, muçulmanos até à reconquista pelos reis espanhóis em 1462.

Em 1713, em virtude do Tratado de Utrecht, Gibraltar foi cedido à Grã Bretanha pela Espanha. Com a concessão de autonomia em 1969, hoje é um Território Britânico Ultramarino e o Reino Unido mantém a responsabilidade pela sua defesa e relações externas.

Gibraltar é uma importante base aérea e porto internacional, além de atracção turística. Milhares de pessoas visitam anualmente o Rochedo (The Rock), a Reserva Natural, para além das várias estruturas defensivas que garantiram a Gibraltar a sobrevivência a vários cercos como o que ocorreu entre 1779-1783. Os Macacos de Gibraltar são outra grande atracção a visitar, especialmente porque vivem em liberdade.

Se está a pensar em visitar Gibraltar, escrevi este artigo para que possa servir como um guia para planear a sua viagem. Boa viagem!

Gibraltar Cradle of History
Entrada em Gibraltar: Cradle of History

 

1 – Como Chegar a Gibraltar?

O principal ponto de entrada é por via terrestre através da cidade de La Linea de La Concepcion, situada junto da fronteira com Gibraltar. Pode aceder a La Línea vindo de oeste por Cadiz, a cerca de 115 km, pela A-381 via Jerez ou N 340 pela costa, ou de leste por Málaga, a cerca de 130 km, pela AP 7.

A fronteira terrestre está aberta 24 horas por dia, sete dias por semana e não há limites para o número de passagens. Não há nenhum custo para entrar em Gibraltar. Uma particularidade deste acesso é o atravessamento da pista do aeroporto de Gibraltar, que apenas encerra por motivos de partidas ou chegadas de voos.

Fronteira de Espanha

Outra opção é pelo Aeroporto Internacional localizado praticamente na fronteira com Espanha. Não é um aeroporto muito movimentado uma vez que não ultrapassa a meia dúzia de voos diários. Não há voos diretos de Portugal. As companhias aéreas conhecidas a operar são a Easyjet, a British Airways e a Royal Air Maroc. Por questões culturais e históricas, as ligações privilegiam as cidades do Reino Unido sobretudo Londres, Manchester e Bristol, mas também de Marrocos (Casablanca e Tânger).

Pista do aeroporto de Gibraltar
Vista para o Aeroporto de Gibraltar a partir dos Túneis do Grande Cerco (Great Siege Tunnels)

Pode ainda aceder por via marítima utilizando o ferry. Consulte o site do Porto de Gibraltar.

Pesquisar voos baratos para Gibraltar

 

2 – Entrada – Vistos

Para entrar em Gibraltar não é preciso visto e o cartão de cidadão é suficiente. Não sendo um país integrante do Espaço Schengen,  terá  que passar pelo controlo de fronteiras, mas o processo é bastante rápido. Os cidadãos brasileiros precisam de apresentar passaporte válido mas não necessitam de visto de turismo para estadias inferiores a 90 dias.

Pode entrar de forma pedonal, passando pelas respectivas cabines ou por veículos motorizados, onde estão os agentes da polícia para a verificação dos documentos de identificação.

Fronteira de Gibraltar
Controlo de passaportes em Gibraltar

 

3 – Qual a melhor altura para visitar?

O clima de Gibraltar sofre uma grande influência não só devido à sua posição junto do Mar Mediterrâneo e do Oceano Atlântico mas também pela topografia local. O Verão é seco e quente e as temperaturas rondam os 27º C de mínimas e 34ºC de máximas com uma média de 10,5 horas de sol diárias.

O inverno, mais heterogéneo, pode ser uma mistura de clima ameno, húmido e frio. Em média, apenas 30% dos dias são classificados como ‘húmidos’, embora as quantidades de chuva possam ser extremamente variáveis. A temperatura no inverno varia de 10 a 18 ° C. A minha viagem decorreu em novembro e o dia estava carregado de nuvens com bastante frio e vento na parte da reserva natural.

Quando visitar Gibraltar
Um dia de Outono em Gibraltar

 

4 – Alugar carro em Gibraltar, sim ou não?

O mais provável é chegar a Gibraltar de carro, portanto não será necessário alugar um. Neste caso, a minha sugestão é que deixe o seu carro no Parque de Estacionamento da fronteira, ainda do lado espanhol. A tarifa de um dia inteiro ficou por cerca de 20 euros. Se chegar por outra via e dado que a cidade é muito pequena penso que não vale a pena ter essa despesa. Os transportes públicos de Gibraltar têm boa cobertura do território.

Parque de Estacionamento em La Línea de La Concepcion

Faça aqui o aluguer do seu carro

 

5 – Segurança em Gibraltar

Gibraltar é um destino muito seguro, tranquilo e um excelente destino para quem quer viajar com crianças. Verifica-se uma forte presença policial nas principais ruas da cidade. A segurança de Gibraltar é assegurada pela Royal Gibraltar Police (RGP), a força policial mais antiga da Commonwealth fora do Reino Unido .

Os níveis de criminalidade são geralmente muito baixos e mesmo à noite o ambiente é seguro. Não obstante, usar sempre o senso comum perante determinadas situações (olho nas bagagens, carteiristas, etc.)

Gibraltar police
A presença policial em Gibraltar é constante

 

6 – Quanto tempo é necessário para visitar Gibraltar?

Pela minha experiência, é preciso no mínimo 1 dia completo, mas 2 dias é o ideal. Antes da viagem, faça um roteiro dos sítios a visitar, mas deixe algum espaço livre para improvisar e fazer algo que não está nos seus planos, até porque durante a viagem vão surgindo locais que não aparecem nos roteiros de turismo e podem ser surpresas muito agradáveis onde iremos passar um tempo extra.

Gibraltar Natural Reserve
A Reserva Natural é um dos destinos a não perder em Gibraltar

 

7 – Onde dormir / Alojamento em Gibraltar?

São cerca de 20 unidades de alojamento em Gibraltar, distribuídas por hotéis e apartamentos. Mediante o tipo de alojamento, os preços podem variar entre os 90 e os 250 euros por noite. Os preços são ainda mais caros nos fins de semana e épocas altas.

Uma vez que os preços em Gibraltar são muito elevados, a minha escolha passou pelo alojamento do lado espanhol, na cidade de La Linea de La Concepcion. Após várias pesquisas reservei um quarto no Ohtels Campo De Gibraltar  situado a uns cerca de 5 minutos a pé da fronteira com Gibraltar a um preço muito bom (35 euros/noite). A localização do hotel e o enquadramento para a marina são pontos muitos positivos. O quarto era espaçoso, equipado, limpo e confortável, ideal para ir em família ou grupo de amigos. O pequeno almoço buffet foi uma agradável surpresa com inúmeras opções de fruta, pão, ovos cozidos, bacon, bolos e bebidas.

Ohtels Campo De Gibraltar
Ohtels Campo De Gibraltar @booking.com

Procura alojamento?

Booking.com

 

8 – Locais e atrações a visitar em Gibraltar?

Teleférico de Gibraltar (Cable Car) – Reserva Natural

O Teleférico de Gibraltar, conhecido como Cable Car é a melhor forma de aceder à Reserva Natural. Trata-se de uma viagem de 6 minutos desde a sua base, junto à Main Street, até à estação do teleférico (Top Station). Nesta estação encontra-se o café Top of the Rock e o restaurante Mons Calpe Suite, onde pode desfrutar de uma refeição enquanto aprecia as vistas fabulosas sobre toda a cidade de Gibraltar. Perto da Top Station tem uma bilheteira para visitar os pontos de interesse da Reserva Natural. Pode no entanto, comprar os ingressos via net (como foi o nosso caso).

Existe ainda a Middle Station que se encontra junto a Apes Den. O Cable Car funciona 7 dias por semana. Opera aproximadamente a cada 10 a 15 minutos ao longo do dia.

Cable Car Gibraltar Base
Gibraltar Cable Car – Base
 Upper Rock Cable Car
Mapa esquemático da Reserva Natural do Upper Rock no Cable Car
Gibraltar Nature Reserve
Reserva Natural de Gibraltar – Painel informativo junto à bilheteira
Vista do Cable Car a partir da Reserva Natural
Gibraltar Cable Car Top Station
Gibraltar Top Station
Gibraltar Rock
O poderoso The Rock (o Rochedo) de Gibraltar
Gibraltar Top Station
Gibraltar Top Station

Compre aqui o seu bilhete para o Teleférico

Macacos de Gibraltar

Quando se fala em Gibraltar, a primeira imagem que vem à memória é nos curiosos habitantes primatas, pois é o único local na Europa onde eles vivem livremente. Esta espécie, comum no norte da África, estará provavelmente presente em Gibraltar desde os primeiros dias da guarnição britânica. Aliás, existe uma lenda que afirma que se os macacos desaparecerem, os britânicos deixarão Gibraltar. 

Conselhos e cuidados ao visitar os Macacos de Gibraltar:

  • Não lhes tocar
  • Não os alimentar, quem o fizer terá multas pesadas para pagar
  • Manter uma distância segura
  • Evite escadas e locais apertados
  • Evite andar com sacos e mochilas com comida
  • Não gritar nem fazer movimentos bruscos

A questão dos sacos e mochilas é pertinente, um amigo meu nesta viagem foi mordido por um macaco, felizmente sem gravidade. Seja vigilante e não terá problemas. De qualquer forma, todos os macacos estão identificados e vacinados pelas autoridades competentes.

Gibraltar Macacos
Macaco no Skywalk
Gibraltar Macacos
Macaco em Gibraltar
Gibraltar Apes
Macacos em cima das viaturas
Gibraltar Monkey
Macacos na área de alimentação
Gibraltar tour
Macaco a brincar com turista – Mas com o tratador a controlar (visitas organizadas)

Túneis do Grande Cerco (Great Siege Tunnels)

Escavados pelos engenheiros do exército britânico durante o Grande Cerco entre 1779-1783, foram feitos na rocha com ferramentas muito simples como marretas e pé de cabra e também com recurso a pólvora. No final do cerco, o túnel já tinha uma extensão superior a 100 metros e várias galerias providas de poderosos canhões de guerra. Estes túneis fazem parte dos sistemas de defesa mais impressionantes de todo o mundo.

Great Siege Tunnels
Entrada
Great Siege Tunnels
Entrada nos túneis
Great Siege Tunnels
Reconstituição histórica de cena durante o Grande Cerco
Great Siege Tunnels
Túnel
St Georges Hall Great Siege Tunnels
Galeria St Georges Hall

Cidade sob Cerco (City under Siege Exhibition)

Estes terão sido os primeiros edifícios a serem construídos pelos britânicos em Gibraltar. Esta exposição demonstra as difíceis condições em que sobreviveram os soldados durante o grande cerco. Toda a visita é acompanhada por uma parte audiovisual. O mais deslumbrante deste edifício são as gravuras feitas pelos soldados que ainda se podem ver nas paredes.

City under Siege Exhibition
City under Siege Exhibition
City under Siege Exhibition
City under Siege Exhibition – painéis informativos
City under Siege Exhibition
City under Siege Exhibition
City under Siege Exhibition
City under Siege Exhibition – Data escrita por soldados britânicos (1732)
City under Siege Exhibition – Reconstituição histórica de soldado a gravar memórias na parede

Bateria da Princesa Carolina – Centro de Património Militar (Military Heritage Center)

O Centro de Património Militar está localizado na Bateria da Princesa Carolina, uma antiga bateria de artilharia localizada no extremo norte da Reserva Natural, acima do Castelo dos Mouros. A bateria foi construída em 1732 e entrou em acção durante o Grande Cerco levado a cabo pelos espanhóis e franceses

Bateria da Princesa Carolina
Bateria da Princesa Carolina
 Bateria da Princesa Carolina
Bateria da Princesa Carolina
Baterias Gibraltar
Canhão na Bateria da Princesa Carolina

Skywalk

Pouco aconselhado a pessoas que sofram de vertigens, o Skywalk é no entanto uma das melhores experiências na Reserva Natural. Situa-se a uma altitude de 340 metros e oferece uma visão de 360º. Daqui consegue olhar para Marrocos que se encontra do outro lado do estreito. É muito frequente encontrar os macacos no Skywalk porque está próximo da sua área de alimentação.

O Skywalk é muito semelhante ao do Cabo Girão, na ilha da Madeira.

Skywalk Gibraltar
Trabalhos de limpeza no Skywalk
Skywalk
Placa alusiva ao Skywalk
Macaco no Skywalk
Turismo Skywalk
Turistas no Skywalk

Ponte Suspensa (Windsor Suspension Bridge)

É um mais recentes cartões de visita em Gibraltar. Inaugurada em 2016, a Ponte Suspensa de Windsor é uma estrutura integrada na Reserva Natural do Upper Rock possuindo 75 metros de extensão e 50 metros de altura. A estabilidade é assegurada por vários cabos de aço que chegam a ter 5 cm de diâmetro. Não consegui atravessar a ponte porque se encontrava encerrada.

Ponte Suspensa Gibraltar
Ponte Suspensa
Ponte suspensa Windsor
Ponte suspensa de Windsor
Ponte suspensa de Windsor
Ponte suspensa de Windsor

Bateria de O’Hara (O’Hara’s Battery)

Implantada no ponto mais alto do Rochedo, a Bateria de O’Hara foi construída em 1890 no local de uma antiga torre de vigia. Esta infraestrutura militar esteve activa durante a Segunda Guerra Mundial e disparou o seu ultimo tiro em 1976 durante um exercício. Hoje em dia é um dos quatro sites de transmissão de televisão em Gibraltar.

O'Hara Baterry
Subida para a Bateria de O Hara
Bateria de O'Hara
No interior da Bateria de O’Hara
O' Hara's Battery
Placa alusiva À Bateria de O’Hara
Bateria de O'Hara
Tunel no interior da Bateria de O Hara
Canhão Bateria Gibraltar
O poderoso canhão da Bateria

Gruta de Saint Michael (Saint Michael’s Cave)

É considerada uma das grutas naturais mais belas da Europa. Durante a Segunda Guerra Mundial foi preparado para servir de hospital mas hoje funciona como um auditório. Aqui também se encontra uma zona dedicada ao turismo mais aventureiro com acompanhamento de guias especialistas, mas é necessário a marcação prévia. Pode comprar os bilhetes junto da entrada. Como o pack que compramos não incluía a entrada na cave, fizemos um upgrade do bilhete nesta bilheteira para a poder visitar.

Gruta de S. Miguel Gibraltar
Painel informativo
Gruta de St. Michael Gibraltar
Auditório no interior da Gruta de St. Michael
Gruta de St. Michael
Estalactites Gruta de St. Michael
Vista do auditório
Gruta de St. Michael
Gruta de St. Michael
 Gruta de St. Michael
Gruta de St. Michael

Casemates Square

A Grand Casemates Square é a maior praça de Gibraltar e o principal espaço público da cidade, onde se situam inúmeros restaurantes, cafés e pubs.

Na Casemates Square são organizados vários eventos especiais ao longo do ano como o 1º de maio, o Dia Nacional (10 de setembro) e a véspera de Ano Novo (31 de dezembro).

A sua origem está relacionada com a fortificação da cidade no período muçulmano e mais recentemente, já sob o domínio britânico foi palco de paradas militares e execuções publicas.

Casemates Square
Casemates Square
Casemates Square
Grand Casemates Square
Esplanadas na Casemates Square

Main Street

Com início na praça Casemates Square e fim no cemitério de Trafalgar, a Main Street é como o nome indica, a rua principal de Gibraltar. Com cerca de 1 km de extensão, a Main Street alberga numerosos edifícios notáveis como o Parlamento, as duas catedrais, o Posto de Correios, a Casa do Governador entre muitos outros. É uma rua muito movimentada, sobretudo por motivos comerciais onde se localizam as lojas de marcas de roupa, cosméticos, calçado, ourivesaria, souvenirs, etc.

Main Street
Main Street em Gibraltar
Main Street
Edifício histórico do Posto de Correios construído em 1858
Main Street Gibraltar
Os famosos caixas de correio na Main Street

Catedral de Gibraltar (Cathedral of Saint Mary the Crowned)

A Catedral de Santa Maria Coroada é o principal templo católico em Gibraltar. Situada no local de uma antiga mesquita foi convertida numa igreja em 1462 já sob o domínio espanhol. O pequeno pátio da catedral é o que ainda resta da mesquita. Durante o Grande Cerco de Gibraltar (1779-1783), a igreja foi muito danificada sendo necessário efectuar várias intervenções de restauro. Em 1820 foi adicionada a torre do relógio. Roma elevou a igreja a catedral em 1926.

Catedral de Gibraltar (Cathedral of Saint Mary the Crowned)
Fachada principal da Catedral
Catedral de Gibraltar Cathedral of Saint Mary the Crowned
Interior da Catedral de Gibraltar
Catedral de Gibraltar Cathedral of Saint Mary the Crowned
Interior da Catedral de Gibraltar
Parte da antiga mesquita na Catedral

Catedral de Gibraltar (Holy Trinity Cathedral)

A Catedral da Santíssima Trindade é o principal local de culto anglicano em Gibraltar. O templo foi construído pelos britânicos entre os anos de 1825 e 1832 e foi inspirado no estilo neo-islâmico, especialmente pela característica do arco em ferradura. A igreja da Santíssima Trindade foi elevada a catedral em 1842, tornando-se o centro dos anglicanos em toda a Europa, exceto nas Ilhas Britânicas.

Catedral da Santíssima Trindade
Catedral da Santíssima Trindade
Catedral Gibraltar
Altar da Catedral da Santíssima Trindade
Catedral da Santíssima Trindade
Catedral da Santíssima Trindade
 Catedral da Santíssima Trindade
Catedral da Santíssima Trindade

Castelo dos Mouros (Moorish Castle)

Castelo dos Mouros é uma fortaleza medieval e um dos monumentos mais importantes de Gibraltar. Datado do séc. VIII é constituído por vários edifícios, portas, paredes e suas características mais dominantes, a Torre de Homenagem e a Casa da Porta. A torre é um marco visível de quase toda a cidade devido à sua posição dominante e estratégica. As sucessivas guerras entre espanhóis e mouros levaram à sua reconstrução por várias ocasiões. As restantes fortificações em torno do Castelo dos Mouros foram construídas em meados do séc. XII. 

Castelo dos Mouros Gibraltar
Castelo dos Mouros
Queen Charlottes Gibraltar
A Bateria Queen Charlottes junto ao Castelo dos Mouros
Castelo Gibraltar
Torre de Homenagem – Entrada principal no Castelo dos Mouros
Moorish Castle Gibraltar
Interior do Castelo dos Mouros
Castelo dos Mouros
Interior do Castelo dos Mouros
Gibraltar Muralhas
No centro inferior da foto observamos a continuidade das muralhas

Europa Point

O Europa Point é o ponto mais a sul de Gibraltar. Nesta área estão localizados vários pontos de interesse como o Farol do Europa Point, construído entre 1838 e 1841, a Mesquita Ibrahim-Al-Ibrahim, uma das maiores de um país não muçulmano, a Bateria de Harding, posto defensivo do séc. XIX, o Santuário da Nossa Senhora da Europa e o Memorial Sikorski, que presta homenagem aos que perderam a vida num desastre aéreo em 1943, entre os quais o primeiro ministro polaco no exílio Władysław Sikorski.

Europa Point Gibraltar
Farol do Europa Point
Europa Promenade
Placa alusiva à Europa Promenade
Europa Point Gibraltar
Vista sobre o Europa Point
Fotos Gibraltar
Vista sobre o Europa Point
Memorial Sikorski no Europa Point

Mesquita de Gibraltar (Ibrahim-Al-Ibrahim Mosque)

Situada na área do Europa Point, a Mesquita Ibrahim-Al-Ibrahim é um dos edifícios arquitectónicos mais relevantes do território de Gibraltar. Tem a particularidade de ser a mesquita mais ao sul da Europa continental e é uma das maiores de um país não muçulmano.

Inaugurado em 1997, este templo islâmico foi uma oferta do rei da Arábia Saudita Fahad Abdul Aziz no sentido de servir a população muçulmana de Gibraltar, na sua maioria originária de Marrocos.

Mesquita de Gibraltar
Mesquita de Gibraltar
Mesquita Ibrahim-al-Ibrahim
Mesquita de Gibraltar
Mesquita King Fahad Bin Abdulaziz Al Saud Mosques
Mesquita de Gibraltar
King Fahad Bin Abdulaziz Al Saud Mosques
Mesquita de Gibraltar

 

9 – Outros locais a visitar

Se dispor de mais tempo para a viagem poderá ainda visitar estes locais:

  • Museu Nacional de Gibraltar
  • Cemitério de Gibraltar
  • Cemitério de Trafalgar
  • Cemitério judeu
  • O Convento
  • Ocean Village
  • Túneis da 2ª Guerra Mundial
  • Parlamento de Gibraltar
  • Irish Town
  • Mediterranean Steps
  • Gorham’s Cave Complex
  • Jardins Botânicos
Gibraltar Parlamento
Fachada principal do Parlamento
Museu de Gibraltar
Museu de Gibraltar
Túneis da 2ª Guerra Mundial
Túneis da 2ª Guerra Mundial

 

10 – Como planear o roteiro por Gibraltar?

É muito fácil planear o roteiro para visitar Gibraltar. Tendo em conta que dispomos de pelo menos um dia completo, conseguimos ver as grandes atracções utilizando os transportes públicos ou mesmo andando a pé. Vou mostrar de que forma organizei o meu roteiro:

  • 1 – Entrada na fronteira de Gibraltar a pé
  • 2 – Viagem de autocarro até ao Cable Car
  • 3 – Subida ao Rochedo pelo Cable Car
  • 4 – Visita à Reserva Natural
  • 5 – Visita à Gruta de Saint Michael
  • 6 – Visita aos Great Siege Tunnels
  • 7 – Visita ao Castelo dos Mouros
  • 8 – Descida para o centro histórico
  • 9 – Visita ao centro histórico
  • 10 – Ida a pé até ao Europa Point
  • 11 – Regresso à cidade por autocarro (saída em Market Place)
  • 12 – Saída de Gibraltar a pé

O facto de ter explorado a cidade a pé permitiu descobrir pontos históricos interessantes que muitas vezes não aparecem nos roteiros:

Arte Urbana Gibraltar
Arte urbana
Arquitetura Gibraltar
Reservatório de água 1898-1900 de influência islâmica
Centro histórico
Casa antiga
House 1866 Gibraltar
Casa antiga 1866
Europa pool and Waterfall
Europa Waterfall

 

11 – Tours e actividades em Gibraltar

Durante a sua viagem por Gibraltar poderá fazer vários tours e actividades. Veja os mais conhecidos e faça aqui a sua reserva.

Teleférico e observação de golfinhos

Excursão de 1 dia

Walking tour pela cidade

 

12 – Transportes

O transporte público de autocarro em Gibraltar é efetuado por duas empresas: a Gibraltar Bus Company Limited e a City Bus (Calypso Transport). Atualmente existem 10 linhas de serviço de transporte . A Gibraltar Bus Company é detida pelo Governo de Gibraltar e opera oito das dez linhas (1,2,3,4,6,7,8 e 9). A paragem principal é a Market Place Terminus (City Centre North).

Preços: City Bus Gibraltar Bus Company

  • Bilhete simples 2,10 € / £1.40 2.40 € / £1.80
  • Day Pass 9 € / £6 3.30 € / £2.50

A City Bus opera duas linhas (5 e 10) desde a fronteira com Espanha até ao centro da cidade e até ao Cable Car. Todas as paragens têm o mapa de rotas e respetivos horários. Para mais informação consulte os sites oficiais.

Gibraltar Bus Network
Mapa da rede de transportes públicos de Gibraltar
Paragem de autocarro no Europa Point
Transporte publico em Gibraltar
Transporte público em Gibraltar
Market Place Gibraltar
Paragem de Market Place

Se pretender explorar o território de outra forma, como por exemplo de bicicleta, também o pode fazer através do seu aluguer. Consulte este site para consultar preços e fazer reservas.

Bicicletas Gibraltar
Plataforma de aluguer de bicicletas

 

13 – Outras dicas utéis

Moeda

A libra de Gibraltar, de nome oficial, ou libra gibraltina, é a moeda do território ultramarino britânico de Gibraltar.

Desde 1927, o governo gibraltino emite as suas próprias notas e, desde 1988, também moedas. A libra esterlina continua a circular e é amplamente aceite no território. Muito do comércio aceita também o euro. No nosso caso apenas utilizamos euros e não houve problema.

Língua

A língua oficial de Gibraltar é o inglês, mas maioria dos habitantes locais é bilíngue, falando também o espanhol.   Os nativos de Gibraltar falam um dialeto designado por Llanito, que se baseia no espanhol andaluz com uma forte mistura de inglês britânico e elementos de idiomas como maltês, português  e italiano.

Mapa de Gibraltar

Mapa de Gibraltar
Mapa de Gibraltar

Outros

Existem vários WC’s públicos em Gibraltar. Terá que inserir 1 euro ou 50 pence e tem direito a 20 minutos.

Public Toilet Gibraltar
WC publica em Gibraltar

Site oficial do Turismo de Gibraltar: http://www.visitgibraltar.gi/

Precisa de ajuda para elaborar um roteiro? Entre em contacto comigo por email

Revolut

Poupe dinheiro em taxas bancárias. Adira ao cartão Revolut

Facebook Comments

Deixar uma resposta