Visitar Dubrovnik Croacia Croatia

Dicas para visitar Dubrovnik – Croácia

Dicas para visitar Dubrovnik – Croácia

Visitar Dubrovnik: conhecida como a “Pérola do Adriático”, Dubrovnik é uma cidade no sul da Croácia que, geograficamente, forma um enclave, sendo “abraçada” pela Bósnia e Herzegovina a Norte, por Montenegro a Sudeste e pelo Mar Adriático a Oeste. Povoada desde tempos pré-históricos, foi durante a Idade Média, nomeadamente a partir do séc. XIII, que começou a ganhar uma posição de destaque na Europa devido à sua poderosa industria naval.

Por essa altura, Dubrovnik já assumia a forma urbana que ainda hoje a caracteriza: uma cidade costeira de pequenas dimensões, densamente povoada por edifícios e ruas estreitas e protegida por uma espessa linha de muralhas. Este crescimento económico, politico e cultural levou à criação da cidade estado de Ragusa em 1358, a única no Adriático, até ser conquistada e dissolvida por Napoleão em 1808.

O valioso “recheio” arquitectónico de Dubrovnik, com destaque para os seus edifícios góticos, renascentistas e barrocos, levou em 1979 a Unesco a classificar o seu Centro Histórico a Património Cultural da Humanidade. No inicio dos anos 90, decorrente da Guerra da Independência da Croácia, a cidade foi cercada pelo exercito jugoslavo, e durante 7 meses  foi alvo de ataques aéreos, sofrendo graves danos em vários edifícios e perdas humanas (soldados e civis).

Com o final da guerra, a cidade iniciou a sua reabilitação e abriu-se ao turismo, começando a fazer parte de grandes rotas de cruzeiros do Mediterrâneo. Mas, foi uma série televisiva, a famosa “Guerra dos Tronos”, que despoletou uma verdadeira peregrinação a Dubrovnik nos últimos 5 anos. Na série Guerra dos Tronos, a cidade de Dubrovnik é na realidade King´s Landing, a capital de Westeros, o espaço do rei e dos seus súbditos e o local perfeito para as grandes conspirações que apaixonaram os seus fieis espectadores e que alimentaram a curiosidade dos aficionados a visitar a “cidade real”.

Dicas para visitar Dubrovnik
quando ir

Os melhores meses para visitar Dubrovnik são entre Abril e Outubro (A minha primeira viagem foi em Março e a segunda em Junho). As temperaturas são agradáveis e a água das praias só nos dão vontade de ir mergulhar, o problema são a subida dos preços, principalmente em Julho e Agosto que deixam a cidade quase sem alojamento disponível.

 

como chegar

Dubrovnik é servida pelo Aeroporto Internacional de Dubrovnik. A partir da cidade existem várias ligações diárias por autocarro e táxi (mais caro) e a viagem demora cerca de 40 minutos. O preço do transfer do autocarro para o centro do Dubrovnik custa 5 euros.

vistos

Para entrar na Croácia e visitar Dubrovnik não é preciso visto (para estadias inferiores a 3 meses) e o cartão de cidadão é suficiente, embora o passaporte seja aconselhável, se pretender viajar para outros países vizinhos. Apesar da recente adesão à União Europeia, a Croácia ainda não pertence ao Espaço Schengen, logo terá que passar pelo controlo de fronteiras. Os cidadãos brasileiros precisam de apresentar passaporte válido mas não necessitam de visto de turismo para estadias inferiores a 90 dias.

segurança

Dubrovnik é uma cidade muito tranquila, perfeita para quem quer viajar com crianças. Os níveis de criminalidade são muito baixos e mesmo à noite o ambiente é seguro. Não obstante, usar sempre o senso comum perante determinadas situações (olho nas bagagens, carteiristas, etc.)

alojamento

Na cidade de Dubrovnik existe uma enorme oferta de alojamento (mais de 1000), sendo a maioria caracterizada pelos alojamentos locais e apartamentos. Grande parte dos edifícios no centro histórico da cidade foram convertidos para fins turísticos. Quem prefere maior luxo e conforto pode aceder a uma excelente rede de hotéis que primam pela boa pontuação no portal de reservas Booking. Eu fiquei instalado no B&B Villa Dubrovnik Garden. Recomendo.

Pesquise alojamento em Dubrovnik. 



Booking.com

dinheiro

A moeda oficial da Croácia é o kuna. 1 kuna vale aproximadamente 0,13 eurosNo centro da cidade existem várias casas de cambio onde pode fazer troca de moeda. Os cartões de crédito como VISA e Mastercard são aceites e as máquinas multibanco também são fáceis de encontrar. 

Dubrovnik Card

O Dubrovnik card é um cartão que permite entrada gratuita em 5 museus, galerias de arte, descontos em restaurantes e algumas viagens incluídas em transporte publico. Ainda recebe um guia de viagem para a cidade (cerca de 150 páginas). Eu comprei o passe para 3 dias (cerca de 20 euros) mas compensou a nível financeiro e poupança de tempo. Pode ser comprado nas agências de viagem e nos postos de turismo oficiais. Recomendo.

 

Onde comer

Existem muitos restaurantes no centro histórico da cidade, mas os preços são mais caros. Para almoçar barato e ficar bem servido recomendo um tasquinho chamado Sandwich Bar localizado na Ul. branitelja Dubrovnika, a uns 100m do Posto de Turismo. Por cerca de 5 euros almoçava um bom kebab servido com vinho croata. Uma opção para jantar barato é deslocar-se para a parte nova de Dubrovnik (a pé ou de autocarro).  Existem vários bares, pizzarias e outros restaurantes com preços mais acessíveis que na cidade velha.

Visitar Dubrovnik - onde comerVinho croata no Sandwich Bar

 

locais a visitar em Dubrovnik

 

– Muralhas da cidade velha

Muralhas Dubrovnik Turismo Croácia

– Teleférico

Teleférico Dubrovnik

– Marina e ilha de Lokrum

Marina de Dubrovnik

Museu Marítimo

Maritime Museum

– Fonte de Onofrio

Visitar Dubrovnik Onofrio Fountain Croatia

– Pile Gate

– Photography War Museum

Museu da Fotografia Dubrovnik

– Sponza Palace

Sponza Palace Heritage Dubrovnik

– Museu de História Natural

– Casa de Martin Drizc

Martin Drizc House Visitar Dubrovnik

– Museu Etnográfico

– Palácio dos Reitores

Visitar Dubrovnik Rector's Palace Dubrovnik Croatia

– Catedral da Assunção

Catedral em Dubrovnik VisitCroatia

– Igreja de St Blaise

St Blaise Church Dubrovnik Croatia

– Igreja de Stª Inácia

Dubrovnik Church

– FortalezaHeritage Croatia Travel Photos

 

– Ruínas arqueológicas

Ruínas Arqueológicas Dubrovnik

 

transportes

Autocarro – A rede de transportes é muito eficiente. Na compra do Dubrovnik card vêm incluídas 10 viagens. Ao entrar no autocarro é só validar o bilhete na maquina. Nesta minha viagem a Dubrovnik apenas utilizei este meio de transporte.

Táxi – Meio de transporte mais dispendioso. Existe uma praça de táxis frente ao Pile Gate.

Alugar carro – É uma boa forma para conhecer outras cidades como Cavtat, ou Mostar na Bósnia Herzegovina ou Kotor em Montenegro.

Não existem ligações ferroviárias em Dubrovnik.

Transportes Dubrovnik

Transporte publico em Dubrovnik

acesso à internet

O acesso à Internet em Dubrovnik é bom. Nos hotéis, restaurantes e cafés o WiFi é gratuito.

língua

A língua oficial em Dubrovnik é o croata, mas a grande parte dos locais que tem contacto com os turistas fala o inglês.

 – ORGANIZAR A SUA VIAGEM

ALOJAMENTO 

Alojamento em Dubrovnik

 

ALUGAR CARRO

Reserve aqui o seu automóvel 

 

SEGURO DE VIAGEM

Faça aqui o seu seguro de viagem

 

Precisa de ajuda para elaborar um roteiro? Entre em contacto comigo por email

 

Mapa de Dubrovnik

Facebook Comments

Pedro Henriques

Blogger de Viagens

4 opinions on “Dicas para visitar Dubrovnik – Croácia”

  1. Confesso que jamais tinha ouvido falar, mas já adorei a cidade! Realmente é um grande cenário de filme! Espero ter a chance de conhecer um dia!

  2. Ora aí está uma cidade que, apesar do turismo, continua a manter um charme medieval muito cativante. E concordo com a ideia de, a partir de lá, aproveitar para conhecer Mostar e Kotor, duas pequenas pérolas da região. Grande abraço e obrigado pela partilha.

Deixar uma resposta