Dicas para visitar Colónia

Dicas para visitar Colónia

Colónia é uma cidade localizada no Oeste da Alemanha, não muito longe da fronteira belga e holandesa e é banhada pelo rio Reno. Actualmente, é a capital da Renânia do Norte-Vestfália e possui mais de um milhão de habitantes. Foi há mais de 2000 mil anos, que a cidade de Colónia foi fundada pela mão do exercito romano que lhe deu o nome de Colonia Claudia Ara Agrippinensium. 

Durante a Idade Média foi erguida uma das maiores catedrais do Mundo: a Kolner Dom, que granjeou enorme prestigio à cidade. Infelizmente, durante a 2ª Guerra Mundial, a Catedral sofreu danos graves e a cidade foi praticamente arrasada.

Esta cidade, uma das maiores da Alemanha, é conhecida pela sua vocação cultural, espelhada em grandes eventos como o Carnaval e o Kölner Lichter.

Altstadt Koln3

Centro histórico de Colónia

Não sendo uma propriamente uma cidade de grande dimensões, penso que 2 a 3 dias são suficientes para conhecer seus os principais pontos de interesse.

Aqui ficam as minhas Dicas para visitar Colónia:

 

QUANDO IR

Qualquer altura é boa para conhecer Colónia, mas alguns meses são mais apelativos que outros. Fevereiro é o mês do Carnaval, evento que se festeja em Colónia desde 1823. São milhares de pessoas animadas e coloridas que fazem a festa nas ruas da cidade. Julho é um mês com temperaturas mais agradáveis e pode assistir nas margens do rio Elba ao Kölner Lichter, um espectáculo musical e pirotécnico que traz à cidade inúmeros turistas. Dezembro é o mês do Natal e em Colónia tal como na Alemanha em geral é tradição a realização dos Mercados de Inverno e Natal.

COMO CHEGAR

Avião: Colónia é servida pelo aeroporto Internacional de Koln-Bonn localizado a cerca de 15 km do centro. O Aeroporto Internacional de Dusseldorf é outra opção dada a proximidade de Colónia (cerca de 60 km). Voos baratos para Colónia

Comboio: São muitas as cidades europeias que se ligam a Colónia via comboio como Paris, Amesterdão ou Bruxelas.

Autocarro/Bus: Colónia possui uma estação internacional junto à Hauptbahnhof (Breslauer Platz) e diariamente chegam autocarros diretos de vários pontos da Europa.

TRANSPORTES

Do aeroporto para o centro de Colónia: Logo que saímos em Arrivals acedemos facilmente à linha de comboios. As máquinas para comprar bilhetes estão próximas das escadas rolantes que nos levam à linha. O bilhete custa 2,8 euros. Para o centro de Colónia (estação Hauptbahnhof ) terá que apanha o S13. O tempo de viagem até ao centro andará perto dos 20 minutos. Outra opção é o regional que é mais rápido. Para mais informação consulte o site da DB Bahn.

Estação

Hauptbahnhof  de Colónia

viajar no centro de Colónia: a cidade não é muito grande e a maioria das atrações turísticas estão próximas entre si, pelo que pode fazer a maior parte deste roteiro a pé. Para pontos mais distantes pode utilizar a rede U Bahn e S Bahn. Quem desejar conhecer a cidade em bicicleta é possível alugar uma bicicleta, pode fazê-lo através do serviço Call a Bike. Existem vários pontos para levantar/deixar as bicicletas.

ALOJAMENTO EM COLÓNIA

Colónia dispõe de uma oferta de mais de 300 alojamentos com preços que vão desde os 50 aos 200 euros por noite. Eu fiquei no  Hotel Pension Storch II. Este hotel está muito bem localizado, apenas a 10 minutos a pé da Catedral. Os quartos são limpos e asseados e dispõem de kitchenette. Paguei por noite 50 euros (quarto duplo). Recomendo. Pesquise alojamento em Colónia.

Morada:

Im Stavenhof 22, Altstadt-Nord
Köln, 50668

 

SEGURANÇA

Colónia é uma cidade segura, não obstante, usar o senso comum e estar atento as mochilas/bagagens, principalmente na Hauptbahnhof. A polícia está presente nas zonas turísticas.

LÍNGUA

A língua oficial é o alemão, mas a maioria dos habitantes da cidade fala o inglês.

 

LOCAIS A VISITAR EM COLÓNIA 

Catedral de Colónia (Kölner Dom)

É o monumento mais famoso da cidade e o mais visitado na Alemanha. Foi no ano de 1248 o inicio da sua construção até ser finalizada apenas em 1880!! A grandiosidade desta obra reflete-se no interior (vitrais, capelas, altares e os restos mortais dos 3 reis magos) e no exterior, pelas pujantes torres com 157 metros de altura e pela beleza dos acabamentos típicos do período gótico. Está classificada como Património Mundial da UNESCO. Entrada grátis. Para visitar o tesouro o bilhete custa 4 euros. Leia aqui o artigo sobre a Catedral de Colónia.

Kolner Dom

Fachada principal

Kolner dom 3 kings

Restos mortais dos 3 reis magos

 

Museu Arqueológico (Römisch-Germanisches Museum)

Museu construído à volta do painel de mosaicos de Dionísio, descoberto em 1941 durante a construção de um abrigo anti aéreo. Neste local é exibida uma larga colecção de peças arqueológicas do período romano, desde sepulturas, aras epigráficas, cerâmicas, artefatos de vidro, esculturas e entre outras. Entrada 9 euros.

Colonia9

Painel de mosaicos de Dionísio 220/230 d.C

Colonia10

Arco romano

Museu arqueologia colonia

 

Estação central (Hauptbanof)

A Hauptbanof é dos pontos com mais dinâmica da cidade, onde milhares de pessoas passam por aqui diariamente. É um importante ponto de ligação para outras cidades alemãs e europeias, composto por várias galerias de lojas, restaurantes e supermercados.

Hauptbanof

 

Ponte Hohenzollern (Hohenzollernbrücke)

Ponte lançada sobre o Reno datada do inicio do séc. XX (1907) e reconstruída após a 2ª Guerra Mundial (1946). Esta obra é impressionante pela arquitetura do ferro, caracterizada por 3 arcos amarrados, e pelo tamanho (mais de 400 m de comprimento). Neste ponte também se pratica a moda dos cadeados do amor.

Colonia1

Ponte Hohenzollern

Hohenzollernbrücke

Estátua equestre no final da ponte

 

Museu do Chocolate (Schokoladenmuseum)

O maior Museu do Chocolate do Mundo encontra-se em Colónia. A sua forma assemelha-se à proa de um navio, por estar nas margens do Reno. Aqui é possível conhecer mais sobre a produção do chocolate, desde a extracção do cacau, ao seu transporte até ao produto final. Pode comprar chocolate produzido no Museu. Entrada 9 euros. Leia aqui o artigo sobre o Museu do Chocolate.

Colonia4

Chocolate liquido para a prova

Colonia5

Interior do Museu de Chocolate 

 

Mercados de Natal/Inverno

Os mercados de Natal e de Inverno são dos melhores eventos que já conheci na Alemanha e Colónia não é excepção. Vive-se um ambiente muito acolhedor ao som de musica tradicional, onde algumas especialidades gastronómicas alemãs são de prova obrigatória: as famosas salsichas, os crepes com chocolate, “pataniscas” de batata com molho de maçã e para acompanhar o vinho maduro aquecido.

Mercados de natal colonia (2)

Mercados de natal colonia

 

Rua Hohe (Hohe Strasse)

A Rua Hohe (Hohe Strasse)  é a mais movimentada de Colónia onde estão as lojas das grandes marcas, ideal para quem gosta de fazer compras.

visitar Colónia

 

Köln Triangle

O Koln Triangle é um edifício moderno com 29 andares e mais de 100m de altura que proporciona aos visitantes a vista de 360º sobre a cidade a partir do seu topo. Vale pela experiência. Entrada 3 euros.

visitar Colónia

Vista sobre Colónia do Koln Triangle

visitar Colónia

 

Igreja de S. Martin 

Um dos monumentos mais famosos da cidade é esta igreja construída durante o sec. XII e que serviu como abadia beneditina. O seu interior é austero, típico dos templos românicos mas dotado de uma história religiosa muito rica. Está integrada na Roteiro das 12 Igrejas Românicas de Colónia. Tive a oportunidade de assistir a uma cerimónia religiosa. Entrada grátis.

visitar Colónia

 

Centro Histórico (Altstadt)

O Centro Histórico de Colónia é composto por edifícios e praças antigas que, na sua maioria, foram severamente danificados durante a 2ª Guerra Mundial. No entanto, o brilho original foi recuperado após uma excelente intervenção urbana, e destacam-se elementos como a Câmara Municipal (Rathaus), o Mercado Antigo (Altermarkt), o Heumarkt e o conjunto de casas antigas na margem do Reno. Este é o local perfeito para nos sentarmos numa esplanada para almoçar ou beber um copo, ou para entrar numa cervejaria (Brauerei).

visitar Colónia

visitar Colónia

Heumarkt

visitar Colónia

 

Rheinauhafen

Esta área situada na península do Reno foi alvo de uma reabilitação urbana e caracteriza-se pela mistura de edifícios históricos e construções de arquitectura moderna (escritórios, restaurantes e residências).

visitar Colónia

visitar Colónia

Museu alemão de Desporto Olímpico

 

Vestígios arqueológicos

Sendo uma cidade de raiz romana, são inúmeros os vestígios arqueológicos ainda visíveis que mostram ao visitante algumas das infraestruturas que serviam os habitantes de Colónia há 2000 anos atrás. Muitos deles estão sinalizados.

visitar Colónia

Secção de sistema de esgotos romano

Outros Locais a visitar

Museu Ludwig; Museu de Colónia; Jardim Zoológico; Centro de Documentação do Nacional Socialismo; Jardim Botânico

 

MAPA DE COLÓNIA

Facebook Comments

Pedro Henriques

Blogger de Viagens

4 opinions on “Dicas para visitar Colónia”

Deixar uma resposta