Dicas para viajar em Cuba

Dicas para viajar em Cuba

Viajar em Cuba: Colorida, é o adjetivo que melhor define Cuba. Neste belo país podemos apreciar a mistura de cores da pele dos seus habitantes: negros, brancos e mulatos. São os edifícios históricos com diferentes tonalidades nas suas fachadas como em Havana ou Pinar del Rio ou as paisagens contrastantes do verde da montanha e o branco e azul das praias. É a cor da alegria do povo, que apesar das difíceis condições provocadas pelo embargo económico, manifesta boa disposição e entusiasmo pela vida. É a cor dos carros, os famosos carros americanos de Cuba, com cores que fogem aos padrões a que estamos habituados, liláses, azul-turqueza, cor de rosa, amarelo, verde…

Dicas para viajar em Cuba
Fachadas coloridas em Havana – viajar em Cuba

Sopram ventos de mudança em Cuba. O bloqueio decretado pelos Estados Unidos chegou ao fim e já se antevê um fluxo massivo de turismo americano, e com ele, virão inevitáveis alterações à imagem mística que temos de Cuba.

Terá sido porventura a melhor altura para visitar este país? Cuba parada no tempo tende a deixar de existir, mas certamente outros aspectos positivos surgirão, como a requalificação urbana, o turismo e sobretudo o progresso económico do povo cubano. Aguardemos…

O contexto desta viagem foi diferente das minhas anteriores, foi para celebrar uma nova etapa da minha vida, e daí, achei correcto não ir de mochila às costas, mas com alojamento e programa de viagem bem definido. Não obstante, consegui absorver importantes conhecimentos nesta viagem, que me permitem escrever estas dicas para viajar em Cuba.

 
Dicas para viajar em Cuba

– vistos

É necessário ter passaporte com uma validade mínima de 6 meses. O visto deve ser obtido antes da entrada em Cuba. Pode tratar do visto na Embaixada de Cuba em Lisboa ou deixar esse processo com uma agência de viagens. À saída do país (depois do check in) deve pagar a taxa turística correspondente a 25 CUC (a não ser que essa taxa já esteja incluída no valor da viagem). Durante o voo para Cuba, é-lhe dado um formulário para preenchimento e posterior entrega aquando da saída na alfandega.

– segurança

Cuba é um país bastante seguro. A seguridad ciudadana é um orgulho nacional e os cubanos fazem questão de a realçar comparativamente a outros países da América latina.

A polícia está presente não só nas zonas turísticas, mas também nas periferias, como estradas nacionais e auto estradas.

Contudo, usar o senso comum, estar atento as mochilas\bagagens.

Nas zonas turísticas, principalmente em Havana, irá ser abordado por várias pessoas, cuja primeira pergunta será saber o país de origem. Irão sempre dizer que tem amigos ou mesmo família em Portugal, numa tentativa de criar confiança para depois nos encaminharem para os seus contactos (restaurantes, bares, venda de charutos, espectáculos, etc). Não quero dizer que estejam a mentir, mas no meu caso todos os que me abordaram, tinham amigos ou familiares em Coimbra…um pouco estranho não é? Por vezes a sua persistência pode causar incomodo…De qualquer forma encontrará cubanos muito simpáticos que querem apenas conversar um pouco consigo e saber mais sobre Portugal.

 

– gorjeta / propina

Dado o baixo salário praticado em cuba, é comum a atribuição de gorjeta.  hotéis, músicos, restaurantes, nos transportes e outras actividades turísticas, são os principais locais onde os funcionários ‘esperam’ uma propina. Quando utilizar os WC leve consigo uma moeda de 10 centavos para a ajuda da água e papel. É frequente estar uma empregada de limpeza na entrada dos WC para a recolha da propina.

– alojamento

Em Cuba é frequente a estadia em casas particulares, principalmente para os estrangeiros que queiram conhecer a realidade dos cubanos mais de perto. Hotéis e resorts são a alternativa para quem aprecia mais o conforto e outros serviços, como piscina, spa, restaurantes, etc.

Pesquise alojamento em Cuba.

Dicas para viajar em Cuba
Hotel em Havana – viajar em Cuba

– dinheiro

Existem dois tipos de moeda em Cuba: a moeda oficial, o peso cubano (CUP) utilizado pela população cubana e o Peso convertible (CUC) moeda que é praticamente destinada aos estrangeiros. 1 CUC equivale a cerca de 25 CUP e tem um valor aproximado de 1 dolar americano, ou seja 1 CUC vale aproximadamente 1 euro e a 3 reais brasileiros.

Pode fazer o cambio no aeroporto, nas casas de cambio oficiais e em alguns hotéis. Não troque o dinheiro na rua.

Em Havana existem algumas Maquinas de Multibanco (ATM) mas no resto do país não são assim tão frequentes.

Atenção: os CUC não têm validade fora de Cuba. Façam o câmbio antes da viagem de regresso, eu como não prestei atenção, quando cheguei a casa de câmbio em Madrid para trocar os pesos, disseram me para ficar com os 25 CUC de recuerdo 🙂

Dicas para viajar em Cuba
Pesos cubanos convertíveis (CUC) – viajar em Cuba

 

– tomadas

As tomadas são de estilo americano, diferente do sistema europeu. Contudo, nos hotéis que pernoitei já existiam adaptadores nas tomadas, para facilitar a vida aos viajantes europeus. A potência da corrente alterna entre os 110v e os 220v.

Dicas para viajar em Cuba
Tomada com adaptador no Hotel – – viajar em Cuba

 

– saúde

O sistema de saúde pública em Cuba está avaliado pela organização mundial de saúde como muito bom. Para entrar em Cuba o viajante deve estar obrigatoriamente munido de um seguro de viagem/saúde. Por todo o país são visíveis muitas clínicas e postos médicos.

– custo de vida

Aqui ficam alguns preços indicativos que podem ser úteis para quem viaja em Cuba.

Garrafa de água 70 centavos (supermercado)

Garrafa de água 1,50 – 2 CUC (bar, café)

Almoço / jantar 12 – 15 CUC

Pina colada 2,5 – 3 CUC

Café expresso – 1 CUC

postais – 70 centavos a 1 CUC por unidade

Havanos puros “Romeo e Julieta” – 3 CUC por unidade

Garrafa de Rum – 3,5 CUC

Entrada no Museu da Revolução – 8 CUC

 

– locais a visitar em Cuba

Havana – Capital de Cuba. Possui centro histórico classificado pela UNESCO.

Viñales – Parque Nacional e Paisagem Cultural da UNESCO.

Pinar del Rio – Centro da industria do Tabaco

Varadero – Famosa pelas suas praias

Santiago de Cuba – Cidade costeira

Santa Clara – Cidade de Ernesto “Che” Guevara

Trinidade – Cidade colonial classificada pela UNESCO.

Cayo largo – Ilha com praias paradisíacas e iguanas.

 

– transportes

Autocarro – A companhia cubana ViaAzul disponibiliza autocarros em boas condições e com ar condicionado. São os ideais para viagens longas, e são sobretudo usados pelos estrangeiros já que o preço dos bilhetes é elevado para os cubanos. Para quem viaja em Havana, existe o HavanaBusTour que liga as zonas mais periféricas da cidade a Havana Velha. O bilhete de ida e volta custa 5 euros e pode usufruir da viagem quantas vezes desejar. Recomendo.

Táxi – É o meio de transporte mais caro em Cuba, deve combinar o preço com o motorista antes da viagem. Existem outros táxis que têm uma âmbito apenas turístico.

Alugar carro – o aluguer do carro é a melhor opção para conhecer Cuba de maneira independente, mas o preço é bastante caro, no minimo uns 60 CUC por dia.

Comboio – Existe uma boa ligação entre Havana e Santiago de Cuba. Nas restantes, as infraestruturas e equipamentos estão em condições algo degradadas.

Dicas para viajar em Cuba
Taxi em Havana – viajar em Cuba

– acesso à internet

A utilização de Internet em Cuba é limitada. Nos hotéis é pago tanto o WiFi como o acesso à net no PC. Do que vi, o preço ronda entre os 4 e 6 CUC por hora.

– consumo de água

Beba só água engarrafada. Pode utilizar a água dos WC para a higiene pessoal. Pode comprar a água fora do hotel, como os supermercados, fica a metade do preço.

– comprar havanos puros (charutos) e rum

Os charutos cubanos, conhecidos por puros e o rum, são duas marcas importantes de Cuba. Se deseja comprar estes produtos, nunca o faça na rua. Existem locais próprios para a sua venda. Se tiver oportunidade de visitar uma fábrica de charutos, poderá comprar na fonte e ver todo o seu processo de elaboração. Em Pinar del Rio visitei uma fábrica de charutos, e foi lá que comprei os puros. Existem vários tipos de puros, sendo os Cohiba os mais caros. Na mesma cidade tive a oportunidade de conhecer as instalações da casa Garay, uma das melhores fabricas de rum do país. Lá também poderá comprar o rum a bom preço.

 Dicas para viajar em Cuba

Charutos cubanos – viajar em Cuba

 

– clima

Cuba é um pais com clima tropical. Deve tomar precauções devido as elevadas temperaturas no Verão. Utilize protetor solar potente e evite longas exposições ao sol. Use o chapéu e proteja-se das horas de maior calor 11h – 17h. Fora dos centros urbanos, como Varadero aconselho vivamente o uso de repelente para mosquitos.

– língua

A língua oficial de cuba é o castelhano, e a que mais vai ouvir nos locais turísticos é o castelhano, mas a maioria dos cubanos que tem contacto com os turistas fala o inglês.

 

– Mapa de Cuba

Facebook Comments

Pedro Henriques

Blogger de Viagens

3 opinions on “Dicas para viajar em Cuba”

Deixar uma resposta