Dica de alojamento / restaurante na Apúlia – Cantinho d’Avó

Gastronomia Apulia Esposende

Terra de agricultores e homens do mar, a vila da Apúlia, concelho de Esposende, é sobejamente conhecida pela sua praia milagrosa para a saúde, pelos moinhos mas também pelas suas gentes humildes, hospitaleiras e trabalhadoras, dotadas de grande espírito de sacrifício. A D. Carminda Pereira foi uma dessas pessoas. 

Desde muito cedo, a D. Carminda foi posta à prova pelas imprevisibilidades da vida, que a incumbiu de cuidar da sua mãe e avó. Estes contratempos, não a impossibilitaram, mesmo assim, de exercer as suas funções como auxiliar educativa na escola e dedicar tempo ao cultivo e criação de animais.

Pessoa dotada de grande capacidade de trabalho, decidiu aproveitar o seu talento na cozinha e abrir uma casa de petiscos em 1976, apelidado, carinhosamente, de Cantinho da Avó. Este negócio, auxiliado pela sua filha, funcionou até 1996, acabando por encerrar devido à necessidade de intervenção de restauro no edifício.

No entanto, no meio de uma grande história de perseverança, só passados 22 anos, em finais de 2018, o seu sonho voltou a ser realizado: no local da sua velha tasquinha, tinha (re)nascido o novo “Guest House / Restaurante – O Cantinho d’Avó”.

Vamos conhecer?

Como chegar / localização

O Guest House /Restaurante – O Cantinho d’Avó” está situado no coração da vila piscatória da Apúlia a uns escassos 100 metros da linha de praia. Pode chegar à povoação através da A28 que liga a cidade do Porto a Viana do Castelo, ou pela EN13. O Aeroporto Francisco Sá Carneiro está a uma distância de 36 km. As cidades de Braga e Porto estão a 34 km e 48 km respetivamente.

Morada: Rua do Funil n°11, 4740-056 Apúlia

Cantinho d'Avó Restaurante Guest House
Entrada principal – à esquerda para o alojamento e em frente para o restaurante

Guest House

Quartos

O Alojamento dispõe de 8 suites. Todos os quartos incluem uma secretária, uma televisão de ecrã plano e uma casa de banho privativa. possuem ar condicionado e um roupeiro. Dotados de instalações modernas, os quartos são luminosos, confortáveis, espaçosos e limpos. O Cantinho d’Avó dispõe de um terraço com vistas para o exterior.

Suite onde fiquei
WC @Cantinho d’Avó

Pequeno Almoço

Pequeno almoço buffet. A oferta é diversificada com bolos, croissants, vários tipos de pão, queijos, fiambre, manteigas, iogurtes, frutas, etc. A nível de bebidas tem sumos naturais, leite e café. Pode por a leitura em dia através dos livros que estão à disposição neste espaço.

Espaço do pequeno almoço
Pequeno almoço @Cantinho d’Avó
Guest House Cantinho d'Avó
Pequeno almoço @Cantinho d’Avó

Restaurante

O restaurante está situado dentro do guest house, no piso térreo, e tem acesso direto do exterior. Toda a decoração interior caracteriza-se pela linha moderna, simples e elegante. O contraste do branco das paredes com o escuro do mobiliário confere ao espaço um ambiente charmoso e requintado.

A sala de refeições é ampla e garante visibilidade e acesso ao logradouro que se situa na parte traseira. Neste espaço externo estão dispostos alguns sofás onde as pessoas se podem sentar e relaxar enquanto bebem um copo e esperam pela refeição.

Se pretender um fazer um convívio com amigos que seja de natureza mais privada, pode solicitar a reserva do espaço destinado à garrafeira, que se localiza numa zona inferior do estabelecimento.

Sendo um restaurante situado junto ao mar, aceitei a sugestão da chef Joana Dias e o prato principal servido foi o arroz de tamboril que estava maravilhosamente confeccionado (picante q.b). A refeição foi acompanhada por um vinho branco alentejano.

A carta apresenta outras variedades de peixe como o marisco, polvo e o bacalhau, mas também pratos de carne. As sobremesas são divinais.

Os legumes utilizados nas refeições são biológicos, produzidos num campo agrícola nas redondezas que pertence ao proprietário do restaurante.

Ocasionalmente, o Cantinho d’Avó organiza a Noite de Fado, onde os clientes podem assistir a este espectáculo musical enquanto desfrutam de uma deliciosa refeição.

Atendimento 5 estrelas!

Interior do restaurante
Adega Garrafeira
Garrafeira @Cantinho d’Avó
Logradouro Guest House Restaurante
Zona exterior do restaurante – logradouro
O delicioso arroz de tamboril que me foi servido
Sobremesa
Fotos sobremesas
Mais sobremesas

Horário e contactos

Restaurante

11:00 – 15:00 & 19:00 – 00:00 11:00 – 15:00 & 19:00 – 02:00
Segunda a Sexta Sábado e Domingo


Guest House

Check-in a partir das 15:00
Check-out até às 12:00

Telefone: +351 253 169 784

Site : www.cantinhodavo.com

Reservar alojamento no Cantinho d’Avó

Locais a visitar na Apúlia

Depois de fazer o seu check in no Cantinho d’Avó, descubra o que de melhor tem a Apúlia para oferecer. Aqui fica a minha sugestão de locais a visitar nesta vila piscatória:

  • Praia
  • Mercado do peixe
  • Mercado de legumes
  • Conjunto de moinhos e passadiços
  • Trilho das Masseiras
  • Capela de Nossa Senhora da Guia
  • Igreja Paroquial de São Miguel de Apúlia
  • Parque Natural do Litoral Norte

Gostou deste artigo? Guarde no seu Pinterest

Restaurantes Minho Portugal

Nota: O Espírito Viajante viajou a convite do Sr. José Dias, proprietário do Cantinho d’Avó, mas toda a avaliação é feita com a maior honestidade, isenção e rigor.

Facebook Comments

Deixar uma resposta