Comer francesinha no Café Santiago, Porto

Comer francesinha no Café Santiago, Porto

Uma das especialidades gastronómicas mais conhecidas da cidade do Porto é sem duvida a francesinha!

Mas como terá surgido este prato que nos deixa com agua na boca??

Uma das teorias sobre a sua origem remonta ao inicio do séc. XIX no tempos das invasões francesas, em que os soldados franceses costumavam comer umas sandes com pão de forma e onde colocavam carnes variadas e bastante queijo, embora não usassem o molho.

Outra tese, dá os créditos da sua criação a Daniel Silva, então funcionário do Restaurante A Regaleira na década de 1950. Tendo sido emigrante em França, criou a francesinha baseado na tosta francesa, ou croque-monsieur, e daí o nome.

No Porto existem diversos locais para desfrutar esta especialidade, e numa recente visita à cidade decidi ir provar as famosas francesinhas do Café Santiago F.

Este estabelecimento é uma referência (foi eleito pelos portuenses e pelos críticos da Time Out como o primeiro numa lista de dez) e localiza-se na Rua Passos Manuel nº198 (em frente ao Coliseu do Porto).

As francesinhas são realmente deliciosas regadas com um molho “no ponto” 😉 o atendimento é do melhor e por isso a casa está sempre cheia! Ao fim de semana arriscamos a fila de espera, mas acredita, vale a pena ;).

Preço por pessoa a partir de 7.95 euros.

francesinha3

Exterior do Café Santiago

francesinha2

Interior do Café Santiago

Francesinha

A saborosa francesinha

Informações úteis

 

Guia de Viagem do Porto 

Alojamento no Porto



Booking.com

Facebook Comments

Deixar uma resposta