Dicas para visitar Angra do Heroísmo, Terceira, Açores

Cidade de Angra do Heroísmo Unesco Terceira Açores

Dicas para visitar Angra do Heroísmo, Terceira, Açores

Angra do Heroísmo é uma cidade situada no sul da ilha Terceira, arquipélago dos Açores, numa espécie de anfiteatro voltado para o mar. Os primeiros colonos viram este local como o ideal para o assentamento de um povoado, uma vez que estava protegida dos ventos, excepto do quadrante sudeste.

A capital da Terceira, hoje com mais de 20 mil habitantes, ganhou o estatuto de cidade há perto de 500 anos atrás (1534) e sempre se revelou uma terra atractiva, muito pelo facto de servir de escala atlântica da Carreira das Índias, o que levou a sucessivos ataques de piratas, obrigando desta forma à fortificação da linha da costa.

Teve um papel importante na crise da sucessão de 1580, resistindo aos espanhóis, apoiando D. António, Prior do Crato que aqui sediou o seu governo até Agosto de 1582. Em 1830, durante a Guerra Civil, foi nomeada capital do Reino e daqui saiu a expedição que levou ao desembarque do Mindelo liderado por D. Pedro IV.

No 1 de Janeiro de 1980, Angra foi abalada por um terramoto, levando a um plano de recuperação e restauro do edificado. Três anos mais tarde, a Unesco classificou o centro histórico de Angra do Heroísmo como Património Mundial.

Percorrer o centro histórico de Angra é uma das melhores experiências de uma viagem pela Terceira. A harmonia dos edifícios, com fachadas pintadas em cores vivas justifica o estatuto que lhe foi conferido.

Para quem procura dicas para visitar Angra do Heroísmo, aqui está um artigo para lerem e partilharem!

 

COMO CHEGAR

A cidade de Angra do Heroísmo, tal como o resto da ilha é servida pelo Aeroporto Internacional das Lages que se localiza a cerca de 20 km. Este aeroporto recebe voos de Portugal continental e outros países como Espanha, Holanda, Canadá e Estados Unidos. Para chegar a Angra a partir do aeroporto, a melhor opção é alugar carro. Se pretender viajar de transportes públicos, consulte o site da Viação Terceirense. 

SEGURANÇA

A cidade de Angra do Heroísmo, assim como toda a ilha da Terceira e arquipélago dos Açores em geral, é muito segura, sendo um óptimo destino para viajar com a família.

ALOJAMENTO

São mais de 100, as ofertas de hotéis e apartamentos na cidade de Angra do Heroísmo. Não tendo ficado na capital da Terceira, optei por ficar um pouco afastado e desfrutar mais do espaço rural e das vistas para o oceano. Após várias pesquisas optei por alugar uma casa de férias, a Adega Ilhéu, na freguesia de Feteira, a apenas 15 minutos de Angra do Heroísmo. O alojamento era muito espaçoso, equipado e confortável, ideal para ir em família ou grupo de amigos. Pesquise e reserve aqui o seu alojamento em Angra.

 

LOCAIS A VISITAR

– Igreja do Santíssimo Salvador da Sé / Sé de Angra do Heroísmo

É provavelmente o edifício que mais se destaca no centro histórico dada a sua volumetria e imponência sendo considerada a maior igreja de todo o arquipélago. Foi construída em 1570 para sediar o bispado de Angra atribuído em 1534. Em 1980 foi severamente danificada com o terramoto que assolou  a Terceira e em 1983 por um incêndio, sendo posteriormente restaurada. O monumento está classificado como Monumento Regional.

Igreja do Santíssimo Salvador da Sé

 

– Jardim Municipal Duque da Terceira

Datado de 1882, o Jardim Duque da Terceira é um espaço verde localizado nas antigas cercas dos Conventos Franciscano e Jesuíta. Este parque com cerca de 17500 m2, é embelezado várias espécies arbóreas e herbáceas, onde se destacam a tília, o loureiro, a araucária, o dragoeiro e o cafezeiro, entre outras. Além do espelho de água, pode contemplar o coreto, painéis de azulejos e as ruínas do antigo moinho de água. A partir daqui pode aceder ao Alto da Memória através de uma escadaria.

Jardim Duque da Terceira

 

– Alto da Memória

O Alto da Memória situa-se junto ao Jardim Duque da Terceira e é um dos melhores miradouros de Angra do Heroísmo. Neste local, foi erigido um obelisco em homenagem ao desembarque de D. Pedro IV durante a Guerra Civil, conflito que durou entre 1828 e 1834. Pode obter excelentes fotografias a partir deste ponto, sobretudo do centro histórico.

Obelisco no Alto da Memória

 

– Marina 

A Marina de Angra encontra-se em frente à Igreja da Misericórdia e ao edifício da Alfandega e estende-se praticamente até ao Forte de São Sebastião. Este espaço caracteriza-se pela presença de inúmeros barcos de recreio e é uma zona muito utilizada para caminhadas, com o Monte Brasil como imagem de fundo.

Marina de Angra 

 

– Prainha de Angra

Este lençol de areia com pouco mais de 100 metros de comprimento é o único espaço balnear da cidade. Para além dos banhos, poderá também contemplar o Monte Brasil que se situa mesmo de frente.

Fotos Terceira Açores

Prainha de Angra no final de tarde

 

– Convento de São Francisco / Museu de Angra do Heroísmo

Tal como a Sé de Angra, a grandeza do Convento de São Francisco não passa despercebida. Situa-se junto ao Jardim Duque da Terceira e actualmente alberga o Museu Municipal. A história do edifício remonta a 1672, data em que o novo Convento e Igreja de Nossa Senhora da Guia foram concluídos para servir a Ordem dos Franciscanos. Na Igreja repousam os restos mortais de João Corte Real, descobridor da Terra Nova, território do Canadá, e Paulo da Gama, irmão de Vasco da Gama.

Igrejas e Mosteiros Terceira Açores

Convento de São Francisco

 

– Palácio dos Capitães Generais e Igreja do Colégio

Edifício nobre de grandes dimensões que tem assumido funções ligadas à governação na ilha Terceira, servindo de Palácio Real dos reis D. Pedro IV e D. Carlos. No ultimo quartel do séc. XVI Hoje em dia é uma das sedes da Presidência do Governo Regional. Em 1980 foi classificado como Imóvel de Interesse Publico.

Palácio dos Capitães Generais Angra do Heroísmo

Palácio dos Capitães Generais

A Igreja do Colégio, também conhecida como Igreja de Santo Inácio de Loyola faz parte do complexo e apresenta uma das mais belas fachadas existentes na Terceira, sobretudo pela forma como as janelas estão distribuídas. Foi edificada no séc. XVII e apresenta no seu interior importante acervo de talha dourada, pinturas e azulejos.

Visitar Terceira AçoresFachada principal da Igreja do Colégio

 

– Praça Velha e Paços do concelho

Com origens no séc. XV, a Praça Velha é o mais importante espaço publico da capital terceirense, uma vez que concentra os principais eixos viários da cidade e os Paços do concelho. Começou como um pequeno largo mas foi crescendo ao longo dos tempos e muitos dos eventos de Angra são realizados neste local. De realçar o notável empedrado artístico da década de 30, da autoria do Mestre Maduro Dias.

Praça Velha e Edifício dos Paços do concelho

 

– Centro Histórico de Angra do Heroísmo

O Centro Histórico de Angra está classificado como Património Mundial pela Unesco desde 1983. Os motivos que levaram à criação desse estatuto, devem-se ao traçado e a organização urbanística da cidade e ser testemunho físico da história portuguesa e da navegação realizada no Atlântico. Apresenta um tecido urbano denso, arruamentos de traçado ortogonal, com a implantação das grandes casas religiosas nos extremos cardiais. A sua utilização como escala atlântica no contexto da”Carreira das Índias” a partir do séc. XVI foi determinante para o protagonismo de Angra, tanto no crescimento da cidade como do porto marítimo.

Palácio Bettencourt – Centro Histórico de Angra do Heroísmo

Açores Centro Histórico Angra do Heroísmo UnescoEdifício da Alfandega – Centro Histórico de Angra do Heroísmo

Visitar Açores Centro Histórico de Angra do HeroísmoPormenor do conjunto de casas na Rua Direita – Centro Histórico de Angra do Heroísmo

Visitar Terceira Açores FotosPormenor do conjunto de casas na Rua de São João – Centro Histórico de Angra do Heroísmo

Fotos Açores Angra do HeroísmoPormenor do conjunto de casas na Rua da Esperança – Centro Histórico de Angra do Heroísmo

 

– Igreja da Santa Misericórdia de Angra do Heroísmo

Voltada para o Cais de Angra em pleno Pátio da Alfandega, a Igreja da Misericórdia constitui-se como um dos monumentos mais importantes da ilha, tendo em conta o seu enquadramento e beleza da fachada principal. A igreja começou a ser construída em 1728 após a demolição da anterior e ficou concluída em 1746. Está classificada como Imóvel de Interesse Público. 

Igreja da Santa Misericórdia de Angra do Heroísmo

 

– Monte Brasil

Monte Brasil é um dos pontos de interesse mais visitados da ilha Terceira. Situado a sul de Angra do Heroísmo, este enorme morro é de origem vulcânica e foi fortificado em toda a volta pelo Forte de S. João durante o domínio espanhol dos Filipes. No seu topo os visitantes podem explorar a Reserva Florestal de Recreio do Monte Brasil, um espaço com zonas de recreio que fará as delicias das crianças ao contactarem com animais como gamos e aves exóticas.

Área de recreio no Monte Brasil 

 

– Fortaleza de São Sebastião

A Fortaleza de São Sebastião está integrada na vasta rede defensiva da ilha, criada para defender os ataques de corsários e piratas que procuravam as riquezas trazidas do Novo Mundo. Desde a sua fundação, nos finais do séc. XVI, até ao séc. XIX, desempenhou um papel importante na defesa não só de Angra mas da Terceira em geral. Actualmente alberga a Pousada do Castelo de São Sebastião, uma unidade de alojamento. O forte está classificado como Imóvel de Interesse Publico

No interior da Fortaleza de São Sebastião

 

ONDE COMER

Existe uma boa oferta ao nível da restauração na cidade de Angra do Heroísmo. O preço médio das refeições anda à volta dos 15 a 20 euros por pessoa com sobremesa e entradas.

Deixo aqui a sugestão de um restaurante que conheci na cidade e que recomendo:

O ChicoRua São João, 7,  Angra do Heroísmo (comida tradicional açoriana) – preço por pessoa: 15 euros.

 

TRANSPORTES

A cidade de Angra é servida por uma boa rede de transportes, no entanto, quem chega à Terceira irá certamente alugar um carro, uma vez irá desfrutar de flexibilidade para explorar as diversas regiões da ilha.

 

ACESSO À INTERNET

O acesso à Internet em Angra do Heroísmo é bom. No maioria dos hotéis, restaurantes e cafés o WiFi é gratuito.

 

DICAS PARA VISITAR A ILHA TERCEIRA

Veja aqui o roteiro de viagem para a ilha da Terceira!

 

ORGANIZAR A SUA VIAGEM

Alojamento em Angra do Heroísmo



Booking.com

Alugar carro

Reserve aqui o seu automóvel 

 

Seguro de viagem

Faça aqui o seu seguro de viagem 

 

Precisa de ajuda para elaborar um roteiro? Entre em contacto comigo por email.

 

MAPA DE ANGRA DO HEROÍSMO

Facebook Comments

Deixar uma resposta