Dicas para visitar a Aldeia Vinhateira de Trevões

Dicas para visitar a Aldeia Vinhateira de Trevões

A Aldeia de Trevões localiza-se na freguesia de Trevões, concelho de São João da Pesqueira e faz parte do roteiro das Aldeias Vinhateiras do Douro. Este roteiro, lançado em 2001 teve como objectivo principal a regeneração e valorização das aldeias do Douro Vinhateiro, através da revitalização sócio-económica, da fixação da população e a aposta no turismo.

Trevões foi outrora um importante centro decisor, já que foi sede de concelho entre o séc.XII e o séc. XIX. No entanto, esta influência politica foi desaparecendo ao longo do tempo, mas ficou o testemunho da sua relevância patente nos inúmeros exemplares de arquitectura civil e religiosa que tanto orgulham as gentes desta aldeia vinhateira.

Como chegar

Para chegar a Trevões pode seguir pela EN 229 que liga Viseu ao entroncamento com a EN222 (Srª da Estrada) e seguir pela EM504 até chegar a Trevões. Este percurso caracteriza-se por uma paisagem dominada pelo cultivo de vinhas e oliveira.

 

O que visitar em Trevões

Sendo uma aldeia de povoamento concentrado, os principais pontos de interesse estão muito próximos entre si, tornando esta visita um roteiro cultural muito agradável e interessante, conjugando a história, a arquitectura e a paisagem vinícola.

Aqui estão alguns locais que sugiro visitar:

 

Solar dos Caiados / Solar  dos Melos

O Solar dos Caiados, também conhecido por Solar dos Melos, é um edifício solarengo situado à entrada da aldeia. Foi construído no séc. XVII e apresenta uma capela no remate da fachada. Está classificado como Imóvel de Interesse Publico. 

Turismo Douro Vinhateiro Portugal

Solar dos Caiados / Solar dos Melos

– Igreja Matriz de Santa Marinha

Igreja fundada no período medieval, do qual ainda são visíveis alguns vestígios nomeadamente na tipologia dos vãos e espessura das paredes. Este templo está classificado como Monumento Nacional.

Trevões Turismo Douro Vinhateiro Portugal

Igreja Matriz de Santa Marinha

 

– Paço Episcopal

O Paço Episcopal é um imóvel localizado junto da Igreja Matriz e serviu de residência dos bispos de Lamego. A sua construção data do ultimo quartel do séc. XVIII.

Trevões Turismo Douro Vinhateiro Portugal

Paço Episcopal

– Museu de Trevões e Museu de Arte Sacra

Este espaço museológico foi inaugurado em 2001 com o objectivo de perpetuar as memórias e tradições desta povoação. A exposição permanente abrange a recriação de espaços do quotidiano (cozinha, quartos) e as várias peças e artefactos ligadas aos mesmos. Ao lado deste museu encontra-se o Museu de Arte Sacra que funciona como centro de divulgação de arte sacra e outros exemplares de património etnográfico.

Trevões Turismo Douro Vinhateiro Portugal

Museu de Trevões

Aldeias Vinhateiras Turismo Douro Vinhateiro Portugal

Museu de Arte Sacra

 

– Casa do Adro

Edifício solarengo localizado entre o Paço Episcopal e a Igreja Matriz. A sua construção data do séc. XVIII.

Trevões Turismo Douro Vinhateiro Portugal

Casa do Adro

 

– Caminhar pelo centro histórico

São várias as ruas que pode percorrer a pé em Trevões, podendo desta forma admirar as técnicas construtivas, as cores, a volumetria e os materiais usados na construção das restantes habitações.

Trevões Turismo Douro Vinhateiro Portugal

Centro histórico 

Trevões Turismo Douro Vinhateiro Portugal

Centro histórico 

Turismo Douro Vinhateiro Portugal

As cores do edifício da Junta de Freguesia

 

Onde comer

Restaurante “O Olival“, localizado à entrada da aldeia.

 

Onde dormir 

Casas do Prior



Booking.com

Mapa de Trevões

Facebook Comments

Pedro Henriques

Blogger de Viagens

6 opinions on “Dicas para visitar a Aldeia Vinhateira de Trevões”

  1. Trevoes es um lugar especial todos nos temps orguhho da nossa terra vista do alto da serra tens uma imagem delumbrante tambem eu faco parte dessa terra que me viu nas er a 65 anos crescer e partir sinto uma grande felicidade cada ano que te vou abracar 😍
    A

  2. Tambem eu nasci bem perto da Linda igreja como eu admiro e goste de toda essa gente magnifica um grande abraco a todos

  3. Dou os parabéns, a quem teve a ideia de apresentar Trevões desta maneira, eu, que sou de uma aldeia perto passo muitas vezes por Trevões e não conheço a maior parte desses lugares ,um dia desses ,vou parar e fazer uma visita

  4. Olá Pedro, não conhecia de todo esta aldeia, parece muito interessante com todos esses solares e edifícios numa zona tão linda que é o Douro. Vou seguir te sem dúvida. Abraço.

  5. Não conheço Trevões mas parece tem um lado cultural interessante a descobrir. Vou guardar este post para uma próxima visita à região.

  6. Linda aldeia obde nasci cresci casei e fui muiti feliz e nasceu a minha filha que hoge tem 51 anos visitem e desfrutem val a pena ….

Deixar uma resposta