Visitar a Aldeia do Lindoso, Ponte da Barca

Aldeias de Portugal Turismo em Ponte da Barca

Visitar a Aldeia do Lindoso, Ponte da Barca

A Aldeia do Lindoso é uma povoação no concelho da Ponte da Barca,  distrito de Viana do Castelo situada em pleno Parque Nacional da Peneda Gerês.  Esta aldeia minhota é sobejamente conhecida pela sua riqueza patrimonial de grande valor onde figuram o castelo e o fabuloso conjunto de espigueiros, que muito valorizam este núcleo rural.

O conjunto possui no total  64 espigueiros, que se erguem agrupados no pendor do cabeço que o castelo coroa. Não são todos da mesma tipologia, estando categorizados pelos especialistas do património em 4 tipos: 1 – espigueiros todos de pedra; 2 – mistos; 3 – corpo e cobertura de pedra e ripado de madeira; 4 – espigueiro com telhado de cápea e guarda-vento.

Os espigueiros concentram-se em volta de uma única eira, revelando desta maneira a importância do comunitarismo tão característico das populações da montanha. Uns metros mais acima temos o Castelo do Lindoso que está implantado no outeiro do qual se vislumbra uma sublime paisagem sobre o Rio Lima (e albufeira). Esta infraestrutura militar foi importante na estratégia da defesa fronteiriça, sendo construída por volta do séc. XIII no reinado de D. Afonso III.

No tempo da  Guerra da Restauração (séc. XVII) houve várias intervenções, sobretudo a construção dos baluartes. Dado o seu valor histórico e arquitectónico, este Castelo está classificado como Monumento Nacional. Existe um espaço museológico no seu interior.

Aldeia do Lindoso - espigueiros
Foto dos espigueiros

Aldeia do Lindoso - Espigueiros
Vista sobre a Aldeia
Aldeia do Lindoso - Barragem do Lindoso
Barragem do Alto Lindoso

 

Aldeia do Lindoso - espigueiros
Conjunto de Espigueiros na Aldeia de Lindoso

 

Aldeia do Lindoso - Castelo
Castelo do Lindoso

 

Castelo do Lindoso Ponte da Barca
Castelo do Lindoso

 

A gastronomia local é também muito variada: nas carnes temos os rojões à moda do Minho, o cabrito assado, a posta barrosã, o cozido à portuguesa e os enchidos, enquanto no peixe destaque para a lampreia e truta.Não podemos esquecer do famoso vinho verde para acompanhar!

À saída da aldeia vale a pena registar este grande exemplar de arquitectura industrial do inicio do séc. XX, a antiga Central Hidroelétrica.

Aldeia do Lindoso - Central hidroeletrica
Central hidroeletrica

 

Informações úteis

Como chegar

A partir da Ponte da Barca, seguir pela EN203 e EN304-1.

Onde dormir

 

Se utiliza o Booking, pode reservar aqui!

Turismo

Consulta aqui o site da Câmara Municipal da Ponte da Barca

Mapa de Lindoso

Facebook Comments

Deixar uma resposta