Aldeia de Sistelo: o pequeno Tibete português
Foi através de um casal amigo que descobri Sistelo, um recanto maravilhoso, localizado no concelho de Arcos de Valdevez, já em pleno Parque Nacional da Peneda-Gerês. Para mim, foi uma enorme surpresa quando cheguei a esta aldeia e me deparei com a beleza dos socalcos que a rodeiam. A construção destas plataformas surgiram pela necessidade de aumentar os espaços agrícolas e de oposição aos declives. É devido a estas características do seu território, que a Aldeia de Sistelo é conhecida como o Pequeno Tibete português!
Ao entrarmos na povoação, avistamos o Castelo de Sistelo (recuperado recentemente) um palacete do séc. XIX onde viveu o Visconde de Sistelo e a Igreja Paroquial. Do lado esquerdo, temos o vale do rio Vez, que podemos visitar através do trilho das Pontes, que está sinalizado. A partir de Sistelo podemos também fazer o trilho das Brandas que tem a extensão de 10km e o Trilho dos Socalcos com cerca de 11km.. Recentemente, foi inaugurado o Trilho dos Passadiços do Vez. Veja aqui o artigo com fotos e a descrição.
Começamos a descer em direcção ao rio Vez através de uma íngreme escadaria em pedra, embelezada pelo verde do musgo, propiciando-lhe um aspecto vernacular. Depois de passarmos o rio, existe um parque de merendas para quem quiser relaxar um pouco, e daí iremos caminhar através de uma calçada, onde podemos desfrutar da aldeia do outro lado da margem, até chegarmos à ponte medieval, que nos levará novamente a Sistelo.

Castelo de Sistelo






Finda a visita à aldeia de Sistelo, aconselho a visita a Porto Cova, uma povoação que ainda conserva elementos rústicos como os espigueiros, casas de lavrador e calçadas. Trilhando a calçada antiga, vamos subindo até aos confins do lugar, onde conseguimos obter uns bons registos fotográficos dos socalcos e do vale do Rio Vez, um verdadeiro deleite para quem é apreciador da ruralidade.


Trilho pedestre
ORGANIZAR A SUA VIAGEM
Como chegar
A partir de Monção acesso pela EN 304, e quem vai dos Arcos de Valdevez pela EN 101 (direcção Monção) apanhar a EN 202-2.
Onde dormir
ALUGAR CARRO
SEGURO DE VIAGEM
Faça aqui o seu seguro de viagem
Precisa de ajuda para elaborar um roteiro? Entre em contacto comigo por email.
Mapa de Sistelo e Porto Cova
Mais informações
Câmara Municipal dos Arcos de Valdevez
Obrigado pela leitura!
Lindo