21 locais a não perder na ilha Terceira – Açores

Serra do Cume Terceira Açores VisitAzores

21 locais a não perder na ilha Terceira – Açores

A Terceira é uma das nove ilhas do Arquipélago dos Açores. Nascida pela força vulcânica, viu o seu território moldado pela mão do homem ao longo dos séculos. Por um lado, na divisão minuciosa do espaço agrícola e por outro no estabelecimento dos povoados.

A paisagem de contrastes faz desta ilha um destino ímpar, não defraudando as expectativas a quem aqui vem passar uns dias. Sugiro que alugue um carro e faça uma viagem. explorando as reservas naturais, as zonas costeiras, as crateras vulcânicas, as igrejas e os miradouros. Mas a Terceira não se resume a isso, é também um local de experiências: trilhos pedestres, canyoning, mergulho, surf e observação de baleias. Saiba mais no site oficial.

A partir do meu roteiro de 3 dias completos, elegi a lista de 21 locais a não perder na ilha Terceira – Açores. Vamos visitá-los?

 

1 – Centro Histórico de Angra do Heroísmo

Angra do Heroísmo é a maior cidade da Terceira com uma população de mais de 10 mil habitantes. A partir do reinado de D. João III,  desempenhou um papel fundamental ao servir como escala atlântica da “Carreira das Índias”. Deste desenvolvimento económico e urbano resultou um centro histórico muito importante, que foi classificado como Património Mundial da Humanidade em 1983. O núcleo urbano caracteriza-se pelas ruas ortogonais e edifícios com as suas fachadas bem conservadas e pintadas de cores vivas.

Angra do Heroísmo Terceira Açores

Centro Histórico de Angra do Heroísmo – 21 locais a não perder na ilha Terceira – Açores

 

2 – Monte Brasil

Situado junto da cidade de Angra do Heroísmo, o Monte Brasil é um dos locais mais visitados da Terceira. Trata-se de um vulcão extinto, fortificado em toda a volta pelo Forte de S. João,  construído pelos espanhóis durante a dinastia dos Filipes. No topo podemos visitar a Reserva Florestal de Recreio do Monte Brasil, um espaço com zonas de recreio para as crianças e cercas com animais como gamos e aves exóticas.

Monte Brasil Terceira Açores VisitAzores

Arara no Monte Brasil – 21 locais a não perder na ilha Terceira – Açores

 

3 – São Mateus da Calheta

São Mateus da Calheta é uma povoação a cerca de 5 km de Angra do Heroísmo. Aqui situa-se o maior porto de pesca da Terceira e um dos mais importantes dos Açores. Devido à sua posição estratégica e face às investidas dos espanhóis, foram erguidas algumas fortalezas numa boa parte da sua costa durante os sécs. XV e XVI.

Porto São Mateus da Calheta Te

Porto de São Mateus da Calheta – 21 locais a não perder na ilha Terceira – Açores

 

4 – Miradouro da Laginha, Feteira

O Miradouro da Laginha situa-se na freguesia da Feteira e oferece uma excelente panorâmica para os ilhéus das Cabras.

Miradouro da Laginha Ilheus das Cabras Feteira Terceira

Miradouro da Laginha – 21 locais a não perder na ilha Terceira – Açores

5 – Porto Judeu

Pequena vila a cerca de 12 km de Angra do Heroísmo, implantada junto da costa. Dos pontos de interesse que podemos visitar, destacam-se a Igreja Matriz, a Ermida de Nossa Senhora da Esperança e o Império do Espírito Santo do Terreiro. O Império é um pequeno templo, de estilo arquitectónico único em Portugal, onde, entre o domingo de Páscoa e os domingos de Pentecostes, se honra o Espírito Santo na Ilha Terceira.

Império do Espírito Santo do Terreiro Porto Judeu Terceira

Império do Espírito Santo do Terreiro – 21 locais a não perder na ilha Terceira – Açores

6 – Ponta das Contendas

É uma das áreas protegidas mais importantes dos Açores. A Ponta das Contendas é considerada um santuário da fauna e flora indígenas da ilha e está localizada no extremo sudeste da ilha. Nas redondezas podemos visitar o Farol das Contendas e as ruínas de uma fortaleza militar dos séculos XV e XVI.

Ponta das Contendas Terceira Açores

Ponta das Contendas – 21 locais a não perder na ilha Terceira – Açores

 

7 – Porto Martins

Porto Martins é uma freguesia situada a cerca de 7 km a sul da Praia da Vitória. O Império do Divino Espírito Santo do Porto Martins, a Igreja Matriz e o Chafariz do Largo Comendador Pamplona são alguns dos monumentos que podemos visitar nesta povoação.

Fonte Porto Martins Terceira Açores VisitAzores

Chafariz do Largo Comendador Pamplona  – 21 locais a não perder na ilha Terceira – Açores

 

8 – Praia da Vitória

São os quase 7 mil habitantes que fazem da Praia da Vitória a segunda maior cidade de Terceira. Localiza-se no extremo nascente da ilha, a cerca de 25km de Angra do Heroísmo. Como pontos de interesse a visitar temos a praia, a marina, a Igreja Matriz, a casa natal do escritor Vitorino Nemésio e no topo da Serra do Facho, o Miradouro do  Facho, que oferece uma vista muito agradável sobre a cidade e a baía.Praia da Vitoria Terceira Açores Azores

Praia da Vitória – 21 locais a não perder na ilha Terceira – Açores

 

9 – Miradouro da Serra do Cume

O Miradouro da Serra do Cume é um dos lugares mais espectaculares da ilha Terceira e de todo o arquipélago. Através da plataforma suspensa, podemos ver uma extensa planície, onde as propriedades agrícolas são divididas por muros de pedra vulcânica criando uma paisagem conhecida por “manta de retalhos”. Imperdível.

Serra do Cume Terceira Açores VisitAzores

Serra do Cume -21 locais a não perder na ilha Terceira – Açores

 

10 – Reserva Natural da Alagoa da Fajãzinha

Reserva natural dotada de uma beleza extraordinária, pertence à freguesia de Agualva, no concelho da Praia da Vitória. Este local é conhecido pelas características geológicas únicas, nomeadamente a quebra das placas rochosas sob o mar e as altas arribas. Para além do miradouro, pode ainda fazer o trilho pedestre “Baías da Agualva” com 4km de extensão.

Reserva Natural da Alagoa da Fajãzinha Terceira Açores

Reserva Natural da Alagoa da Fajãzinha – 21 locais a não perder na ilha Terceira – Açores

 

11 – Quatro Ribeiras

Quatro Ribeiras é uma das primeiras povoações da Terceira. Na sede de freguesia aconselho a visita à Igreja de Santa Beatriz, um templo datado do séc. XV. Um dos aspectos que mais gostei foi a beleza do ornamentos e das cores da fachada principal. É considerado como um dos monumentos mais antigos da ilha e está classificado como Imóvel de Interesse Publico.

Igreja Matriz Quatro Ribeiras Terceira Açores

Igreja de Quatro Ribeiras – 21 locais a não perder na ilha Terceira – Açores

 

12 – Piscinas naturais de Quatro Ribeiras

Inseridas num contexto paisagístico de grande beleza, no norte da Terceira, estas piscinas destacam-se pela sua forma, originadas por rocha vulcânica. Algumas zonas foram artificializadas.

Piscinas naturais Quatro Ribeiras Terceira Açores VisitAzores

Piscinas naturais de Quatro Ribeiras – 21 locais a não perder na ilha Terceira – Açores

 

13 – Piscinas naturais de Biscoitos
À semelhança das piscinas de Quatro Ribeiras, as Piscinas Naturais de Biscoitos também são formadas por rochas vulcânicas. Para quem gosta de observar a força das ondas a bater nos rochedos, este é um local imperdível. Além da zona balnear, estão disponíveis zonas de recreio para as crianças .  
Piscinas naturais de Biscoitos Terceira Açores Azores

Piscinas naturais de Biscoitos – 21 locais a não perder na ilha Terceira – Açores

 

14 – Mata da Serreta

A Mata da Serreta é uma grande reserva florestal no noroeste da Terceira. Existe uma estrada alcatroada no seu interior que permite visitar o núcleo desta área protegida e admirar as grandes e densas manchas florestais onde se destacam os povoamentos de cedros.

Mata da Serreta Terceira Açores VisitAzores

Mata da Serreta – 21 locais a não perder na ilha Terceira – Açores

 

15 – Miradouro Ponta do Queimado

O Miradouro da Ponta do Queimado está situado junto ao mar, na freguesia da Serreta. Este local foi muito utilizado para a vigia da baleia devido à sua excelente visibilidade sobre as aguas maritimas.

Miradouro Ponta do Queimado Terceira Açores

Miradouro Ponta do Queimado – 21 locais a não perder na ilha Terceira – Açores

 

16 – Miradouro de Santa Barbara

Na freguesia de Santa Bárbara, concelho de Angra, existe um espaço multiusos que disponibiliza aos visitantes um Miradouro, uma Praça de Touros, uma zona de recreio para crianças e uma zona de lazer com mesas.

Miradouro de Santa Barbara ilha Terceira Açores

Miradouro de Santa Barbara – 21 locais a não perder na ilha Terceira – Açores

 

17 – Caldeira Guilherme Moniz

Com uns impressionantes 15 km de diâmetro, a Caldeira de Guilherme Moniz é a cratera de um vulcão extinto, sendo a maior que existe nos Açores. Para os amantes da botânica este é um local de visita obrigatória, pois alberga um santuário de flora endémica, única no planeta.

Caldeira Guilherme Moniz ilha Terceira - Açores

Caldeira Guilherme Moniz – 21 locais a não perder na ilha Terceira – Açores

 

18  – Algar do Carvão

Uma das principais atracções da Terceira é o Algar do Carvão que recebe anualmente milhares de turistas. Trata-se de uma chaminé vulcânica, que não se encontra bloqueada devido à drenagem do magma que retrocedeu para a câmara magmática. Está classificado como Monumento Natural. Para visitar o Algar do Carvão consulte este site. Em alternativa, pode comprar aqui o tour com visita guiada

Algar do Carvão ilha Terceira Açores Azores

Algar do Carvão – 21 locais a não perder na ilha Terceira – Açores

 

19 – Furnas de Enxofre

A apenas 1 km do Algar do Carvão estão as Furnas de Enxofre, mais ex-libris da Terceira. As furnas possuem várias saídas de gases vulcânicos a temperaturas que podem atingir quase 100ºC à superfície. Estão classificadas como Monumento Natural.

Furnas de enxofre ilha Terceira - Açores Azores

Furnas de enxofre – 21 locais a não perder na ilha Terceira – Açores

 

20-  Lagoa do Negro e Gruta do Natal 

Lagoa do Negro pertence à freguesia dos Altares, já bem próximo da Reserva Florestal de Santa Bárbara.  Trata-se de uma lagoa de pequenas dimensões, cujo nome parece remontar ao tempo dos primeiros povoadores da Terceira. Junto à lagoa, está a Gruta do Natal, que contém tubos de escorrência de lava das antigas erupções do vulcão da serra de Santa Bárbara.

Lagoa do Negro ilha Terceira - Açores Azores

Gruta do Natal e Lagoa do Negro – 21 locais a não perder na ilha Terceira – Açores

21 – Serra de Santa Bárbara 

É na Serra de Santa Bárbara que se situa o ponto mais alto da Terceira com 1021m. Deste ponto conseguimos observar uma boa parte da ilha. É possível chegar a este local de carro, mas é uma zona frequentemente assolada por nevoeiros. Eu não tive grande sorte porque apanhei imenso vento e nevoeiro.

Serra de Santa Barbara ilha Terceira - Açores Azores

Serra de Santa Barbara – 21 locais a não perder na ilha Terceira – Açores

 

Mapa da Terceira

 

Dicas para viajar na Terceira

Veja aqui o guia de viagem para a ilha Terceira: dicas, alugar carro, onde dormir, onde comer e outra informação útil 

 

ORGANIZAR A SUA VIAGEM
Hotel / Alojamento na Terceira 

Recomendo a casa de férias,  Adega Ilhéu, na freguesia de Feteira, a cerca de 15 min. de Angra do Heroísmo. Localização junto ao mar e com vista privilegiada para o Ilhéu das Cabras. A casa era muito espaçosa, toda equipada e confortável, ideal para ir em família ou grupo de amigos.



Booking.com

Alugar carro

Reserve aqui o seu automóvel 

 

Seguro de viagem

Faça aqui o seu seguro de viagem

 

Precisa de ajuda para elaborar um roteiro? Entre em contacto comigo por email.

 

Mapa da Terceira

 

Facebook Comments

Deixar uma resposta