16 locais imperdíveis na Ilha da Madeira

16 locais imperdíveis na Ilha da Madeira

A Ilha da Madeira é dos destinos mais populares da Europa, considerada em 2016 como o melhor destino insular do continente. Este território possui características únicas que o tornam num destino tão apetecível tanto para viajantes solitários como para famílias. O clima ameno, a segurança, a montanha, a praia, o património cultural e a gastronomia são factores que muito valorizam esta ilha e que se reflectem na quantidade de turistas que diariamente chegam à Madeira.

Tendo viajado recentemente para o arquipélago, viagem da qual gostei bastante, escolhi para os leitores os 16 locais imperdíveis na Ilha da Madeira. Boa viagem!

 

1 – Centro histórico do Funchal

A capital da ilha da Madeira é uma cidade com um enquadramento visual fabuloso, beneficiando claramente da sua situação geográfica: implantada numa baía e rodeada de montanhas. Além da sua beleza visual, são muitas as ofertas que o Funchal proporciona ao viajante, museus, património arquitectónico religioso, fortalezas, jardins e espaços culturais.

Funchal

Centro Histórico do Funchal

 

2 – Machico

Machico, foi o ponto de entrada dos primeiros colonizadores na ilha da Madeira há mais de cinco séculos atrás. Aqui foi erguida a primeira capital do arquipélago e a sua importância histórica é bem visível na praça do município onde se destaca a Igreja Matriz de estilo manuelino construída a mando de Tristão Vaz Teixeira durante o séc. XV. Se estiver mais interessado em apanhar uns banhos de sol, vá até à Praia de Machico.

Praia Machico

Praia de Machico

 

3 – Ponta de S. Lourenço

A Vereda da Ponta de S. Lourenço é uma península de origem vulcânica situada no extremo oriental da ilha da Madeira. Esta paisagem contrasta com o resto do território insular, denotando um aspecto mais inóspito, onde a vegetação é escassa e rasteira. No entanto, este local propicia momentos de puro lazer, seja na caminhada do PR8 (4km), ou apenas no desfrutar da paisagem envolvente nos miradouros, onde se consegue ver no horizonte a ilha de Porto Santo. A península está classificada como reserva natural parcial.

Ponta de Sao Lourenço

Vereda da Ponta de S. Lourenço

 

4 – Casas tradicionais de Santana

As famosas Casas tradicionais de Santana, um dos postais mais conhecidos da Madeira, estão situadas na cidade de Santana na parte norte da ilha. Estas casas assumem um formato peculiar, caracterizado pela forma triangular, o telhado coberto por colmo e a fachada pintada de branco e vermelho, conferindo-lhe um aspecto verdadeiramente pitoresco. Estas casas teriam para além da sua função habitacional, um espaço para o armazenamento de produtos agrícolas.

Casas tradicionais Santana

Casas tradicionais de Santana

5 – Parque Natural do Ribeiro Frio

O Parque Natural do Ribeiro Frio é um excelente local para os que desejam explorar a natureza. Situando-se apenas a 30 minutos do Funchal, este é o ponto de partida para diversas actividades como a observação da floresta Laurissilva (Património Natural Mundial da UNESCO), observação de aves, fazer trilhos pedestres ou visitar as piscinas de cultura de truta.

Parque Natural do Ribeiro Frio

O cenário magnifico do Parque Natural do Ribeiro Frio

6 – Pico do Areeiro

Com 1818 metros de altitude, o Pico do Areeiro é um dos pontos mais altos da Madeira. Deste local desfrutamos de uma vista fabulosa para vários pontos da ilha, desde os enormes penhascos até à linha da costa. A partir deste local é possível chegar ao Pico Ruivo através do Trilho PR1 Vereda do Areeiro (7 km).

Pico Madeira

Pico do Areeiro – PR1 

 

7 – Curral das Freiras / Eira do Serrado

Curral das Freiras é uma pequena vila que se situa no concelho de Câmara de Lobos e caracteriza-se sobretudo pelo seu enquadramento geográfico. A sua implantação, no sopé de um conjunto de montanhas confere-lhe um estatuto especial, uma espécie de vila isolada, e o melhor local para se ter essa noção é na Eira do Serrado, um fantástico miradouro que nos dá uma panorâmica sobre a vila. A sua origem parece estar relacionada com a fuga das freiras do Convento de Santa Clara, dos piratas que atacavam o Funchal, e que encontraram aqui refúgio.

Curral das Freiras

Eira do Serrado e Curral das Freiras

 

8 – Câmara de Lobos

Câmara de Lobos é uma vila piscatória situada numa pequena baía no sul da Madeira. Sendo um pequeno aglomerado podemos fazer uma rápida visita pelos pontos principais como a baía e os seus barcos coloridos, o Largo do Poço, onde se encontram a maioria dos restaurantes e a Capela da Nossa Senhora Imaculada Conceição, datada do séc. XVI. Não se esqueça também de subir ao Miradouro Winston Churchill, local onde o politico inglês se dedicava à pintura das paisagens desta vila.

Câmara de Lobos

Baía de Câmara de Lobos

 

9 – Cabo Girão

O Miradouro do Cabo Girão situa-se a 580 metros de altura sob uma enorme falésia vertical e é um verdadeiro desafio para as pessoas que têm vertigens! O miradouro foi requalificado e a sua base é feita numa armação de metal e vidro, de onde podemos ver debaixo dos nossos pés, lá bem no fundo, pequenas áreas de cultivo e ao longe o horizonte do mar.

Cabo Girão

Miradouro do Cabo Girão

10  – Ribeira Brava

A Ribeira Brava é mais um dos locais imperdíveis na Madeira. Esta vila fundada em meados do séc. XV situa-se no centro-sul da ilha já em cima da zona costeira. A Igreja Matriz e o Museu Etnográfico são dos dos locais que pode visitar no centro histórico.

11 – Serra de Água ER228

Esta é mais uma sugestão para quem gosta de conduzir, neste caso, a viagem da Ribeira Brava até São Vicente.  É um percurso transversal que atravessa toda a ilha, direcção sul-norte, através de um vale bastante fechado com as altas montanhas como pano de fundo. Recomendo!

Serra de Agua

Serra de Água

 

12- São Vicente

Localizada no norte da ilha da Madeira a pequena vila de S. Vicente tem um centro histórico bem cuidado onde sobressai a Igreja Matriz datada do séc. XVII. No exterior da vila existe um parque verde muito interessante que culmina junto ao mar com a Capela de S. Vicente construída no final do séc. XVII. Outro ponto de interesse para se visitar são as Grutas e Centro de Vulcanismo.

São Vicente

Centro histórico de S. Vicente

13- Cascata Véu da Noiva

A Cascata Véu da Noiva é uma enorme queda de água que se localiza entre São Vicente e Porto Moniz. Existe um miradouro junto à estrada que liga as duas localidades, criando um cenário perfeito para a contemplação deste belo elemento natural. Segundo os locais, esta designação tem origem na altura e volume de água que brota pela vertente abaixo, fazendo lembrar o véu de uma noiva.

Cascata Véu da Noiva

Cascata do Véu da Noiva

 

14 – Porto Moniz

Porto Moniz é um concelho que se situa no noroeste da ilha e é especialmente conhecido pelas suas piscinas naturais, um fenómeno geológico nascido das rochas vulcânicas onde as águas do mar entram naturalmente. Este local resulta da harmonia perfeita entre a arquitectura e o espaço natural, onde pessoas de todas as idades podem desfrutar deste espaço seja para nadar ou simplesmente relaxar.

Piscinas Porto Moniz

Piscinas naturais de Porto Moniz

15 – ER110

A ER 110 é uma estrada que liga Serra de Água a Porto Moniz. O seu perfil longitudinal permite atravessar quase metade da ilha e fazer este percurso de carro é uma experiência muito interessante. São paisagens únicas as que presenciamos neste circuito principalmente o vale da Ribeira da Janela e o Paúl da Serra.

Paul da Serra - locais imperdíveis na ilha da Madeira

Paisagens do Vale da Ribeira da Janela

 

16 – Praia da Calheta

Embora feita pela mão humana, a praia da Calheta é mais um destino muito procurado na ilha da Madeira. São mais de 100m de extensão de areia e acesso gratuito aos visitantes. Esta zona possui uma marina e condições muito favoráveis à pratica do windsurf.

Praia da Calheta - locais imperdíveis na ilha da Madeira

Praia da Calheta

ORGANIZAR A SUA VIAGEM
Alojamento na Madeira

Após várias pesquisas optei por um Studio no Apartamentos Turisticos Avenue Park, localizado na Avenida do Mar em frente ao Casino da Madeira. O quarto era limpo e acolhedor e o staff era muito simpático e prestável. Pesquise e reserve alojamento na Ilha da Madeira.

 

Alugar carro

Reserve aqui o seu automóvel 

 

Seguro de viagem

Faça aqui o seu seguro de viagem

 

Precisa de ajuda para elaborar um roteiro? Entre em contacto comigo por email.

 

Mapa da Ilha da Madeira

 

Facebook Comments

Pedro Henriques

Blogger de Viagens

9 opinions on “16 locais imperdíveis na Ilha da Madeira”

  1. Das suas sugestões só não conheço o Curral das Freiras. O que o meu pequeno explorador mais gostou na Madeira foi descer nos carros de vime. Eu adorei o Jardim Tropical, o Mercado e o bairro de Santa Maria com as portas enfeitadas (no Funchal), para além de Porto Moniz, da poncha e do bolo do caco. Saudades.
    Abraço

  2. Encantada por esse lugar maravilhoso!! E mais ainda pelas casinhas tradicionais, que amor! haha 🙂

  3. Eu queria muito ter ido até a ilha da Madeira! Estava em minha lista, mas não iríamos ter tempo!
    Lendo teu post, vi que fizemos bem em não ir daquela vez e fazer tudo às pressas. Muitos detalhes interessantes!
    Post salvo!
    😉

  4. A Ilha da Madeira esá na minha lista de destinos a serem visitados muito em breve! Acho lindas e as suas fotos provam isso! Adorei as dicas de lugares, muito que ainda não havia ouvido falar!

  5. Muito boas dicas! Realmente, conheço bastante do nosso país, mas a Madeira é um daqueles locais que me falta! Tenho de colmatar essa falha com urgência 😛 Obrigada pelas dicas!!

Deixar uma resposta