13 Motivos para visitar Cuba

13 Motivos para visitar Cuba

Cuba é na minha opinião, daqueles destinos incapazes de desiludir um viajante. Esta ilha do Mar das Caraíbas reúne todos os ingredientes para que uma viagem aqui realizada corra na perfeição. São muitos os motivos que existem para visitar Cuba, mas vou aqui enumerar 13 que, certamente farão parte dos mais importantes.

13 Motivos para visitar Cuba:

1. História 

Já são cerca de 5 séculos de história desde a descoberta de Cuba por Cristóvão Colombo. A importância deste país no contexto do Novo Mundo foi fundamental, daí se ter construído o vasto complexo defensivo de fortalezas e muralhas e o poderoso estaleiro em Havana, considerado o mais completo do Novo Mundo no séc. XVIII. No séc. XIX, Cuba tornou-se num grande centro produtor e exportador de açúcar e em meados do séc. XX, teve vários episódios de repercussão mundial, desde a Revolução de Fidel Castro ou a Crise dos Misseis no auge da Guerra Fria.

Cuba_bandeira

Bandeira de Cuba no Museu da Revolução em Havana

 

2. Arquitectura 

Cuba sofreu durante vários séculos uma enorme influência de várias correntes arquitectónicas: desde a arquitectura colonial nos séc. XVI e XVII, à barroca no séc. XVIII até introdução do neoclássico nos meados do séc. XIX, culminando na Art Deco característica nos anos 30 do séc. XX.

Havana catedral

A Catedral de Havana é um exemplo de aqruitectura barroca

 

3. Praias

As praias de Cuba, são consideradas por muitos como as melhores do planeta. A areia fina e branca, as aguas límpidas a temperaturas muito agradáveis são particularidades que convidam a ter contacto com estes locais pelo menos uma vez na vida.  Varadero, Playa Guardalavaca, Playa Santa Lucia, Playa Sirena, Playa Ancón, Playa Pilar são algumas das praias que gozam deste estatuto.

Varadero12

Praia de Varadero

 

4. Ilhas

São muitas as ilhas em Cuba que pode visitar: Cayo Coco, Cayo Santa Maria, Cayo Largo ou a Isla de la Juventud são alguns dos destinos mais desejados pelos turistas e viajantes.

ilha_cuba

Ilha de Cayo Blanco

 

5. Clima

Cuba desfruta de um clima quente e húmido. Apesar disso, as temperaturas nunca são muito elevadas, atingido valores no máximo de 38 ºC no pico do Verão (Julho e Agosto). Durante os meses de Setembro e Outubro é considerada a época dos furacões, embora não signifique que eles possam ocorrer. Os meses de Inverno, de Dezembro a Fevereiro são agradáveis com temperaturas médias diárias a rondar os 25ºC.

 

6. Parques naturais

Não é só de praias paradisíacas que vive Cuba. Esta ilha alberga inúmeros parques nacionais que acolhem importantes espécies de fauna e flora. Um dos mais importantes é o Vale de Viñales, classificado como Património Mundial da Unesco e famoso pelas formações geológicas conhecidas como “mogotes“. Contam-se outros de valor incalculável, como o Parque Nacional Alejandro de Humboldt, também classificado pela Unesco (flora e fauna endémica), o Parque Nacional Turquino (floresta tropical), o Parque Nacional de Caguanes (grutas e pântanos) e o Parque Sierra Cristal (bosques).

Viñales 6

Vale de Viñales

 

7. A cultura do tabaco

A cultura do tabaco é uma das grandes marcas de Cuba, sendo frequentemente considerado os melhores do mundo. Tal facto, deve-se ao microclima da ilha mas também ao conhecimento sublime dos cubanos no cultivo e produção. O produto final, os famosos charutos, conhecidos por “puros“, além de constituírem uma importante fonte de rendimento, são o culminar de todo um importante processo cultural e etnográfico com inicio nas vegas.

Viñales vega 1

Vega de produção de tabaco

 

8. As famosas bebidas

Cuba é um centro criativo de cocktails de renome mundial. Mojitos, Pina colada, cuba livre, cubata, daiquiri e sumos de frutas, são muitas das bebidas que pode apreciar. Não perca também o Guarapo, um sumo produzido da cana de açúcar.

Guarapo_Cuba

Guarapo com rum

 

9. Musica

Não se pode falar de Cuba sem mencionar a relação que os seus habitantes tem com a música. Passeamos por Cuba ao som dos ritmos caribenhos, como uma espécie de música de fundo que emana energias vibrantes em todos os locais que possa imaginar, desde as ruas, às casas particulares, supermercados, hotéis, lojas, nos autocarros.

 

10. Os carros incríveis 

Os carros antigos, sobretudo da década de 50 e na sua maioria de fabrico americano, são outro logotipo muito forte em Cuba e ficamos com a sensação que o país parou no tempo. São mais de 60 000 veículos vintage a rolar na ilha, muitos deles com grandes alterações ao nível de motores e discos, devido à impossibilidade de comprar as peças originais.

old_car_cuba

Carro antigo em Cuba

 

11. Gastronomia 

A cozinha cubana resulta da introdução de novos elementos por parte dos nativos nos pratos que eram de origem espanhola. Outras influencias como as originárias de África através dos escravos, ajudaram a moldar o que é hoje a gastronomia cubana. O porco assado com arroz de feijão preto é um dos principais pratos de cuba. Recomendo. Pratos de marisco e lagosta são típicos. Para quem é amante de frutas tropicais, está no local certo: manga, papaia, goiaba, ananás…Em Cuba, principalmente em Havana é possível comer em casas particulares.

Gastronomia_Cuba

Arroz de peixe

 

12. Condições de segurança

Cuba é um país bastante seguro, conhecido pela taxa reduzida de criminalidade. A seguridad ciudadana é um orgulho de todos os cubanos e esse facto é muitas vezes realçado comparativamente a outros países da América latina.

Cuba_Segurida

 

13. Fim do embargo

O fim do embargo decretado a Cuba pelos Estados Unidos irá marcar uma mudança drástica no turismo e na vida dos cubanos. Se por um lado, a população vai sentir melhoras na qualidade de vida, nomeadamente no acesso a determinados produtos e serviços que, no momento estão impedidos ou limitados de o fazer, por outro, a vinda massificada de turistas americanos pode ser prejudicial, marcando um ambiente de turismo….Antes que isso aconteça, visite Cuba!

ORGANIZAR A SUA VIAGEM
Alugar carro

Reserve aqui o seu automóvel 

 

Seguro de viagem

Faça aqui o seu seguro de viagem com a World Nomads

 

Precisa de ajuda para elaborar um roteiro? Entre em contacto comigo por email.

Alojamento em Cuba

Facebook Comments

Pedro Henriques

Blogger de Viagens

2 opinions on “13 Motivos para visitar Cuba”

  1. Morro de vontade de conhecer Cuba “mais autentica” e quero fazer o mais rápido possível, antes que o fim do embargo mude as coisas D:

Deixar uma resposta